A diferença de tempo entre a criação do subforum e dezembro é tão pequena que faz sentido avaliar moderadores pelas regras novas, com apresentação formal e experiência prévia de moderação em canais existentes desconsiderando tempo do fórum novo. É relevante saber, antes de qualquer coisa, se todos que são moderadores atuais querem continuar sendo moderadores. E também no mínimo irmos atrás de moderadores do antigo se tem interesse de serem moderadores, nem que seja por espaço de um ano. Não sei se esse pedido foi feito formalmente, mas creio que vale a pena, nem que seja para ouvir um não (daí anotamos em público que foi um não ou sem resposta).
Também acredito que, por mais redundante que possa ser, até mesmo quem tem experiência, é moderador em outros canais, lista de e-mail, etc, tem que fazer uma apresentação básica. Não sei se faz numa thread única OU em separadas por pessoa, mas se quiserem depois de um mês podem até bloquear ela, mas que fique em algum lutar pelo menos “Oi, sou fulano de tal, mapeador desde 20XX, conta OSM tal, conta wiki tal. Moderador em XPTO desde 20XX, Moderador em ACME entre 20XX a 20XX”, digo um parágrafo. Se quiser até colocar nas redes sociais (caso queira, não precisa), tipo GitHub às vezes eu quero sugerir para os outros novos quem seguir, daí já aproveita para saber. Se criou ferramenta tal, então diz que criou pra deixar outros orgulhosos. É que na boa, no Brazil subcategory ficou super vago, pelo menos um parágrafo. Senão no futuro, todo ano, ficaria estranho pedir demais para pessoal novo se apresentar bonitinho se não tiver pelo menos uma apresentação formal.
Agora, quem não tem experiência em moderação em outros canais, ou tem algo com pouco público (e, logo, não da pra saber como vai reagir em situações tensas), daí recomendo até ter thread separada, e a pessoa precisar explicar bem mais do que um parágrafo porque ela merece ser moderadora e levar em consideração os que tem experiência (creio que, mesmo que moderadores do forum antigo não queiram vir, no mínimo o Willie e o VGeorge tem experiencia, então dá para ser mais exigente com os demais).
Na pior das hipótese, em dezembro de 2023, aqueles que forem ativos aqui (ou em outros canais) poderiam se candidatar de novo a serem moderadores. Com passar do tempo moderadores tendem a ficar inativos, então isso já permite circular gente, quem é novo sempre tem que dar um gás maior. Mas o mero fato de tipo ter chegado primeiro e não ter experiencia com moderação, não faz sentido ter vantagem. Brasil é o quinto maior país em território, então vamos fazer negócio direito.