Brasil - Revalidação dos moderadores - dezembro de 2022

Olá a todos,

Conforme descrito nos critérios de seleção de moderadores, as categorias que foram criadas antes de serem aprovadas formalmente pela comunidade precisam executar uma revalidação de seus moderadores para cumprir a política acordada.

Nossa categoria faz parte deles, por isso abrimos este tópico para discutir como deve ser a equipe de moderação daqui para frente.

Temos alguns dias (podemos colocar a discussão até o dia 15/12/22) para discutir:

  • Quão bem a moderação tem funcionado até agora?
  • Existe mais alguém que achamos que deveria se juntar à equipe de moderação? (verifique primeiro os requisitos)
  • Há alguma outra mudança necessária em nossa equipe de moderação local?

Após esses 5 dias, abriremos uma enquete pública para validar a nova lista de moderadores.

Os moderadores atuais na comunidade brasileira são:

@EvertonBortolini
@matheusgomesms
@narceliodesa
@vgeorge
@wille

Obrigado!

1 Like

A diferença de tempo entre a criação do subforum e dezembro é tão pequena que faz sentido avaliar moderadores pelas regras novas, com apresentação formal e experiência prévia de moderação em canais existentes desconsiderando tempo do fórum novo. É relevante saber, antes de qualquer coisa, se todos que são moderadores atuais querem continuar sendo moderadores. E também no mínimo irmos atrás de moderadores do antigo se tem interesse de serem moderadores, nem que seja por espaço de um ano. Não sei se esse pedido foi feito formalmente, mas creio que vale a pena, nem que seja para ouvir um não (daí anotamos em público que foi um não ou sem resposta).

Também acredito que, por mais redundante que possa ser, até mesmo quem tem experiência, é moderador em outros canais, lista de e-mail, etc, tem que fazer uma apresentação básica. Não sei se faz numa thread única OU em separadas por pessoa, mas se quiserem depois de um mês podem até bloquear ela, mas que fique em algum lutar pelo menos “Oi, sou fulano de tal, mapeador desde 20XX, conta OSM tal, conta wiki tal. Moderador em XPTO desde 20XX, Moderador em ACME entre 20XX a 20XX”, digo um parágrafo. Se quiser até colocar nas redes sociais (caso queira, não precisa), tipo GitHub às vezes eu quero sugerir para os outros novos quem seguir, daí já aproveita para saber. Se criou ferramenta tal, então diz que criou pra deixar outros orgulhosos. É que na boa, no Brazil subcategory ficou super vago, pelo menos um parágrafo. Senão no futuro, todo ano, ficaria estranho pedir demais para pessoal novo se apresentar bonitinho se não tiver pelo menos uma apresentação formal.

Agora, quem não tem experiência em moderação em outros canais, ou tem algo com pouco público (e, logo, não da pra saber como vai reagir em situações tensas), daí recomendo até ter thread separada, e a pessoa precisar explicar bem mais do que um parágrafo porque ela merece ser moderadora e levar em consideração os que tem experiência (creio que, mesmo que moderadores do forum antigo não queiram vir, no mínimo o Willie e o VGeorge tem experiencia, então dá para ser mais exigente com os demais).

Na pior das hipótese, em dezembro de 2023, aqueles que forem ativos aqui (ou em outros canais) poderiam se candidatar de novo a serem moderadores. Com passar do tempo moderadores tendem a ficar inativos, então isso já permite circular gente, quem é novo sempre tem que dar um gás maior. Mas o mero fato de tipo ter chegado primeiro e não ter experiencia com moderação, não faz sentido ter vantagem. Brasil é o quinto maior país em território, então vamos fazer negócio direito.

Eu era moderador do antigo fórum. Coloco-me a disposição da comunidade novamente para me juntar ao grupo de moderadores.
No antigo canal era de boas, na maioria dos casos não é preciso fazer qualquer intervenção (não me lembro de nenhuma na verdade).

3 Likes

Trabalho com mapeamento e uso e recomendo o OSM como solução, como poderia me tornar moderador? isso envolvem revisão de mapeamento ou mais atribuições, moro em Cuiabá MT e aqui há uma enorme carencia de inclusão e atualização de rodovias e pontos notáveis.

O argumento dessa abordagem, de para os que querem continuar, de apresentação mínima dos que têm experiência (até porque isso impõe respeito) e os demais ter apresentação longa é porque a ideia de revalidação não faz sentido se quem já está não atenderia critérios. A pergunta retórica é: como é que vai cobrar algo de novos candidatos a moderadores se não tem respeito ganho para cobrar?

De qualquer forma, essa abordagem de tratar não como mera revalidação, além de evitar desmoralização dos moderadores atuais que têm experiência específica nisso antes desse novo canal, evita ações bruscas de moderadores atuais sem experiência e/ou que não tem senso de responsabilidade além do que apenas seguir regras do fórum a ponto de achar que é sobre ter 80% de aprovação (o que poderia gerar apelação para meatpuppets pagos para permanecer OU ficar que nem tá acontecendo no tópico do Handling of conflicts of interest que tem moderador da LATAM atacando gente de comunidade local para se manter como moderador; não vamos baixar o nível por aqui).

Na real fora checagens de inatividade, eu até acho estranho ter votação para revalidar moderação porque raramente dá problema com moderadores, e tenho receio de que isso gera gamificação desnecessária no Brasil, como se o remédio fosse pior que a doença. Então não fosse nessa primeira vez, eu acharia toda questão de validação meio exagerada.


PS: Vale lembrar que o papel de moderação em fóruns é muito menos sobre poder e mais sobre burocracia. E algo ainda mais relevante para interessados, no Discuss parece depois de um certo nível de experiência via atividade, a diferença entre usuário super ativo e moderador é pequena (quem conhece stackoverflow, Discuss foi criado pelo mesmo pessoal). Acho que teve até moderador de outros subforums reclamando disso (que era mais sobre a etiqueta de ser moderador do que as opções de moderação).

A função dos moderadores nesse caso não está relacionada a mapeamento, mas sim apenas ao conteúdo da seção brasileira deste fórum.

Em relação ao mapeamento, você pode revisar edições de outros usuários por conta própria ou pode se candidatar ao Data Working Group, para ter uma participação mais ativa.

1 Like

Tchê, os alemães tiveram uma ideia razoável aqui Re-Validierung der Moderatoren-Teams im Dezember 2022 .

Mesmo que o prazo seja curto, acham que seria possível conseguir alguém para fazer a chamada de votação? Não digo que precisa ser comissão eleitoral, uma pessoa que não seja candidato, mas que preferencialmente seja respeitado por todos os candidatos (talvez algum mapeador das antigas? Não precisa ser ativo e, muito importante, durante votação não pode apoiar nenhum lado e não pode votar em publico) apenas para fazer a chamada depois ou (até para evitar envolvimento dos moderadores) responder dúvidas?

Se não tiver por questões de tempo, beleza, mas se acham que conseguem alguém, já chama para entrar no forum. Comunicações publica relevantes, a gente fala com tal pessoa/comissão e dai ela faz.

Na minha opinião todos os moderadores são muito competentes e elegantes, sem mais.

1 Like

Postando aqui a minha apresentação como moderador, que já havia mandado anteriormente:

Sou Vitor George e meu usuário no OSM é (vgeorge). Confirmo meu interesse em apoiar a moderação da categoria Brasil no Community. Eu sou moderador das listas de discussão por e-mail talk-br, talk-mx e talk-latam, do grupo de Telegram OSM Latam e a maioria dos grupos de Telegram do Brasil.

@santamariense acho legal avisar também o Linhares e o naoliv deste processo aqui, já que são moderadores do fórum antigo junto contigo. O que você acha de criar um tópico afixado lá no Fórum sobre a existência do Community?

1 Like

@fititnt Sugestões excelentes! Sobre a função de ‘comissão eleitoral’, se alguém se voluntariar, acho ótimo! Em relação ao restante, o que posso dizer de maneira geral é que, pelo menos nos últimos 7 anos em que estou na comunidade, não me recordo de haverem conflitos dentro da comunidade brasileira que requeresse alguma medida mais enérgica. Aqui mesmo na comunidade BR do fórum creio que o moderador terá pouca ação.

De qualquer forma, me voluntario para seguir moderador daqui. Como foi sugerido, deixo aqui uma introdução:

Sou Matheus Gomes, meu usuário no OSM é matheusgomesms, sou admin na comunidade OSM Ceará no Telegram, e edito desde 2015/16, sendo mais ativo nos últimos 4 anos.

Tenho orgulho em dizer que já representei a comunidade BR em várias ocasiões. Apresentei e dei treinamento de OSM para alguns órgãos públicos, tanto no Brasil quanto em Portugal, fui para o último State of the Máp global, e semana passada dei uma entrevista para o OpenCage.

@mods-brazil e @santamariense vocês que quiserem seguir com a moderação, podem por favor fazer uma pequena apresentação novamente (sei que já foi feito), para seguirmos com as regras? :smiley: Assim já aproveitamos e deixamos isso nesse tópico, para futuras revalidações também (se é que isso vai acontecer de novo).

Acho que o naoliv já não está na comunidade há uns 3-4 anos. O Linhares está ativo nas edições, todavia.

1 Like

@mods-brazil @santamariense @kauevestena @Gabriel_Mancilla et al: tchê, seguinte, tendo em vista que até os alemães conseguiram estender para dia 15-20 de dezembro (jogaram 5 dias para frente em relação a 10-15) fazer uma pergunta séria aqui: o que acham de adiar para depois do carnaval no Brasil?

Como é inviável deixar para outubro ou novembro esse ano, em relação ao hemisfério norte (inverno pesado) no hemisfério sul é verão. E, por questões culturais no Brasil, existe uma expectativa social de não por decisões sérias antes do carnaval. Na verdade, até reunião com data marcada é complicado, porque as pessoas podem ter imprevisto de ter que viajar, então maioria evita.

Não chega ser uma questão religiosa, mas é bem forte na cultura. O não (de deixar para depois do carnaval) a gente já tem, mas creio que perguntar podemos adiar, vale a pena.

@vgeorge, criei um tópico lá no antigo fórum. Talvez mandar uma mensagem direta pro naoliv e pro Linhares?

Estou achando um pouco confuso o sistema neste novo fórum porque agora tem que se candidatar. Também não sei exatamente quantos poderão ficar de moderadores. Estou colocando meu nome a disposição pois acredito que com um time maior de moderadores se consegue agilizar a moderação e não sobrecarregar apenas um usuário. No antigo fórum por exemplo, para que uma mensagem aparecesse no fórum, alguém tinha que ler e avaliar se o assunto era relacionado a OSM e aprovar a publicação.

Meu nome é Anderson (conhecido pelo nome de usuário @santamariense ), vou completar 10 anos de envolvimento com mapeamentos no OSM agora em janeiro. Meu primeiro editor foi o Potlatch (Sim, não existia o ID ainda, rsrs). Fiz parte do time de moderadores do antigo fórum. Também sou administrador de alguns grupos de Telegram e ajudo a remover spam e spammers.

Apoio a continuação de todos os demais moderadores.

1 Like

Sou Wille, mapeio há 11 anos, fui moderador da lista de discussão por alguns anos. Sou moderador de alguns canais da comunidade no telegram.

1 Like

Se pega o jeito! Dá para criar alertas de criação de novos tópicos (a depender da etiqueta, ou da comunidade), ou seja, para moderadores da comunidade BR se pode criar algum alerta para te avisar toda vez que um tópico aqui seja criado. Contudo, não há necessidade de aprovação de moderadores para criar um novo tópico.

Não há limite máximo de moderadores permitidos, mas tem de ter um número mínimo de 3, pelo menos.

Mas qual a motivação pra isso? No fórum alemão adiaram por 5 dias porque eles criaram esse sistema de comissão eleitoral, atrasando o processo inicial (tem de ter 5 dias de discussão + 5 dias de votação, segundo as regras). Não vejo problema em atrasar em alguns dias a votação aqui, mas se nota que a comunidade BR não está tão envolvida com essa questão de moderação.

De acordo com o que foi proposto e divulgado em setembro, essas categorias (como a nossa) que não passaram pelo processo formal de aprovação de moderadores devem resolver tudo por volta do dia 20-21 de dezembro.

De qualquer forma, estou de acordo com o que a comunidade, na maioria, achar melhor. Se quiserem convencer a comunidade BR de que isso é benéfico, e depois levar isso para cima para pedirem permissão para alargar o prazo, fiquem à vontade!

3 Likes

Somente três dos moderadores atuais vão se candidatar (por coincidência os mais ativos/com experiência)? Eu acho ótimo, não precisamos de comissão ainda mais formal (I.e. número ímpar maior que 1, poder moderar durante o pleito, etc).

A não ser que apareça de última hora, eu acho preocupação é dar oi para pessoal antigo de moderação (mas o santamariense fez isso, temos formalizado publicamente) e vermos apenas uma pessoa que não seja candidata e não manifeste opinião sobre candidatos durante o pleito para fazer a chamada.

Se vamos seguir o calendário dos alemães, parte da eleição deveria ocorrer durante o próximo final de semana. Então foco.


PS: Meu exemplo da treta de moderação do #communities:latam ficou menos relevante porque até o momento 2 dos 5 voluntariamente já desistiram de seguir lá, e, em tese, não teria porque complicar aqui se não há motivos. Mas pelo menos uma pessoa não pode ser preciso.

Sou Everton Bortolini, sou moderador do atual fórum, mas não tenho experiência na moderação no antigo. Faço parte da comunidade desde 2016. Nos anos recentes tenho contato com vários novos membros da comunidade, principalmente os ligados aos grupos de YouthMappers no Brasil, que demandam maior atenção e orientação no uso das ferramentas e canais de comunicação relacionados ao OpenStreetMap.

1 Like

Voce tem interesse em seguir na revalidação?

Se sim, vou insistir em comissão eleitoral formal completa nesse pleito.

Sou Narcélio de Sá e me voluntario para seguir moderador do fórum. Meu usuário no OSM é narceliodesa, mapeio no OSM há 10 anos e sou admin da comunidade OSM Ceará no Telegram, além de ser moderador de todos os canais da comunidade do QGIS no Brasil.

2 Likes

@santamariense vou mandar uma mensagem pra eles.

@fititnt não estou conseguindo perceber a necessidade de um processo de eleição para o nosso contexto, neste ciclo inicial. Imagino que lá na Alemanha deve haver um nível de conflito que justifique a iniciativa, mas no nosso caso a demanda de moderação é muito baixa, foram muitas poucas vezes em que tivemos que intervir, e eu desconheço alguma resistência às pessoas que se voluntariaram. Preferiria seguir o processo como já está, simplificado, e no próximo ciclo a gente melhora o que for necessário.

2 Likes

Concordo com @vgeorge. Sou a favor de seguir o processo descrito por @matheusgomesms na primeira mensagem, com base nos critérios estabelecidos em Moderator selection criteria, ou seja, dia 15 abrimos a enquete pública para aprovar/rejeitar a lista de moderadores.

2 Likes