Brasil - Revalidação dos moderadores - dezembro de 2022

Venho aqui demonstrar forte oposição à candidatura de @EvertonBortolini . Não tenho oposição aos demais (exceto talvez pelo colega novo @Gabriel_Mancilla , que não tem experiência em moderação, mas isso votação normal tende a resolver) mas esse caso é grave.

Se Everton insistir em seguir adiante, como meio de garantir a lisura do processo e evitar questionamentos futuros, que se faça uma comissão eleitoral separada, em número ímpar superior a 1, com poder interino completo de moderação (não apenas parar excessos, como o que fazer com casos de contas fantoche) aceita voluntariamente pelas pessoas concorrendo. E, claro, em data razoável, avisada com muita antecedência, não ajustadas às pressas próximo do Natal, que é algo absurdo no Brasil. Do contrário, ainda mais no caso próprio fato de moderadores chamarem eleição e terem poder sobre própria continuação ou não, e com contestação pública como esta aqui por escrito, público em geral presente e principalmente futuro ao ler aqui e fora deste fórum tem motivos para, em analogia a qualquer tipo de eleição que existe no país, assumir que pleito está corrompido.

Vale lembrar que o próprio processo proposta é claro sobre eleições serem anuais, e que cada fórum pode ter próprias regras para decidir detalhes, inclusive sobre datas, então até mesmo argumento de urgência em dezembro não faz sentido. Então, novamente, insistir ainda mais em urgência deixa o processo muito suspeito quando associado a outros problemas.

@vgeorge sim, posso parar para explicar o porquê do contra Everton até amanhã, mas a situação é bem feia, então se ele for seguir realmente recomendo comissão eleitoral e dará razoável para evitar estresse aos demais. E independente do que ficar apenas aqui na eleição, as coisas vão aparecer bem ranqueadas em mecanismos de busca, então até mesmo para organização que paga ele, isso vai gerar dano à imagem, e essa questão de moderação no Brasil é motivo. No mais, ele nem mesmo tem experiência com moderação, até mesmo admite, pra quê ele concorrer como moderador do que seria fórum do Brasil?!? OpenStreetMap é baseado em meritocracia, não pay-to-win.

@fititnt Quando solicitei a criação da categoria do Brasil aqui, convidei alguns dos mais ativos colaboradores da comunidade brasileira para serem moderadores. Everton foi convidado em virtude do seu longo histórico de colaboração na comunidade, por exemplo, na organização de eventos.

Caso ele tenha algum conflito de interesse em algum post que requeira moderação, ele se absterá de participar, como você mesmo sugeriu nesse comentário.

1 Like

Sou Everton Bortolini, sou moderador do atual fórum, mas não tenho experiência na moderação no antigo. Faço parte da comunidade desde 2016. Nos anos recentes tenho contato com vários novos membros da comunidade, principalmente os ligados aos grupos de YouthMappers no Brasil, que demandam maior atenção e orientação no uso das ferramentas e canais de comunicação relacionados ao OpenStreetMap.

(De minha parte trago mais informações na descrição que fiz, no mais me mantenho disponível como moderador)

Sou Everton Bortolini, sou moderador do atual fórum, mas não tenho experiência na moderação no antigo. Faço parte da comunidade desde 2016. Nos anos recentes tenho contato com vários novos membros da comunidade, principalmente aos ligados aos grupos de YouthMappers no Brasil, da União dos Mapeadores Brasileiros do OpenStreetMap (UMBRAOSM), e da Humanitarian OpenStreetMap Team no Brasil, e que demandam maior atenção e orientação no uso das ferramentas e canais de comunicação relacionados ao OpenStreetMap. Sou parte das equipes do Mapeadores Livres UFPR e do Hub de Mapeamento Aberto para América Latina da Humanitarian OpenStreetMap Team.

Olá novamente a todos,

Sete dias se passaram para a discussão da comunidade, então agora uma votação é aberta, para todos os membros da comunidade brasileira, por mais cinco dias (até o dia 20/12/2022, às 9:10h de Brasília) para validar a lista final.

A lista será validada se obtiver pelo menos 80% dos votos Sim, eu aprovo. A votação será aberta, ou seja, todos poderão ver quem votou em qual opção para evitar quaisquer abusos.

Obrigado!

(Este post inteiro é novamente baseado em uma diretiva central da liderança do fórum, conforme acordado em setembro)

Você aprova que os usuários @EvertonBortolini, @matheusgomesms, @narceliodesa, @santamariense, @vgeorge e @wille sejam moderadores da categoria brasileira (#communities:br)?
  • Sim, eu aprovo
  • Não, não aprovo (favor justificar abaixo)

0 voters