Brasil - Revalidação dos moderadores - fevereiro de 2024

Você está certo nesse ponto. Pedi na thread international para passar a ter data definida antecipada pelo menos para 2025.

Quantos moderadores estamos falando? qual seria o número mínimo e máximo, qual o percentual de vagas por estado?

Sou novo no forum mas estou a longa data no Telegram: Contact @osmrs e já participei do grupo da Associação OSM Brasil lá em 2018 mas não sei se sai ou se me tiraram.

1 Like

@gbschenkel

Consta que tu saiu do grupo da associação. Parece ter sido recente.
Antes disso tu já tinha saído em 13/12/2020 e voltou em algum outro momento. De qualquer maneira as discussões em si sobre a associação pararam em 2019.

Checa a lista completa de canais em Pt:Canais para contato - OpenStreetMap Wiki

1 Like

Sim, minha última conversa é em 2018. Acho que porque não vi nada se mexendo lá, e me irritou um pouco, hehe, mesma coisa que aconteceu com o grupo do Partido Pirata.

Tem o do projeto de criação duma associação, e tem também o nacional Telegram: Contact @OSMBrasil_Comunidade . Esse último sim é o que está ativo atualmente.

Oi @gbschenkel, bem vindo ao fórum. Atualmente somos seis moderadores:

@santamariense
@matheusgomesms
@wille
@vgeorge
@EvertonBortolini
@narceliodesa

Os dois últimos ainda não confirmaram se pretendem continuar ou não.

No tópico Brasil - Revalidação dos moderadores - dezembro de 2022 é possível encontrar a apresentação de cada pessoa. Não há um número mínimo ou máximo de moderadores e os critérios de seleção são o que o Matheus postou aqui Brasil - Revalidação dos moderadores - fevereiro de 2024 - #10 by matheusgomesms.

Até onde lembro (temos de checar), o ideal era ter no mínimo 3 moderadores. Número máximo não tinha.

Tenho a intenção de continuar a minha contribuição como moderador na comunidade do OpenStreetMap. Atualmente estou afiliado ao Hub de Mapeamento Aberto para a América Latina e Caribe.

@narceliodesa me disse em privado que não pretende continuar como moderador. Além disso, ninguém novo se propôs a se candidatar à moderação. Continuamos os mesmos, com uma baixa:

@EvertonBortolini
@matheusgomesms
@santamariense
@vgeorge
@wille

Podemos fechar nessa lista, sem votação, visto que não houve nenhuma discordância da comunidade (pelo contrário)?

Colegas, bom dia.
Em privado comentei com o @matheusgomesms que não cogito continuar como moderador. Minha decisão se dá por conta de outras atividades a quais estou envolvido a quais preciso dar prioridade, dentre elas a organização do FOSS4G 2024, que irá ocorrer no Brasil pela primeira vez.

Na próxima revalidação, quem sabe, me candidato para moderação novamente.

3 Likes

:point_down:

Era meia-noite de ontem para hoje, contando 7 dias inteiros e metade do dia 28 (postagem). Enfim, deixamos um dia a mais de discussão.

Tanto candidatos novos como os com intenção de reeleição tem que estar dentro dos requerimentos. Isso não está conforme: Exceto por um candidato à reeleição (que corretamente tem claro filiações) os demais não o fizeram.

Pedi em https://community.openstreetmap.org/t/moderator-selection-criteria/2392/90 como proceder (os que ainda faltam) se neguem a fazê-lo.

O texto original em inglês tem link direto para https://osmfoundation.org/wiki/Working_Group_Conflict_of_Interest_Policy.

Sou engenheiro de software na Development Seed e me comprometo a seguir a Política de Conflito de Interesses do Grupo de Trabalho OSMF.

@fititnt como referência, eu busquei na página do Engineering Working Group exemplos de declaração de afiliações e não encontrei, como isso é feito por lá?

Para questões de transparência, que de fato faltava, criei uma página na wiki sobre os atuais moderadores com afiliação e tempo de moderação.

Edit: minha afiliação está faz tempo no meu perfil do OSM, e também me comprometo a seguir a Política de Conflito de Interesses do Grupo de Trabalho OSMF.

1 Like

Obrigado @matheusgomesms por criar a documentação na Wiki. Nos meus perfis de usuários, incluindo o deste usuário que é minha conta original no OSM, também contem informações de afiliação, bem como as contas com as quais edito, tanto por meio de afiliação quanto individualmente.

Na wiki consta "dez/2022 - ", porém eu estou desde o antigo Fórum. Não sei se isso tem que contabilizar ou é algo totalmente diferente agora. Estou no OSM desde 2013, mas não lembro ao certo quando ingressei de moderador no antigo fórum. Talvez 2016.

EM TEMPO:

Comprometo-me a seguir a Política de Conflito de Interesses do Grupo de Trabalho OSMF.

Sim, vai ser necessário votação para revalidação dos moderadores atuais do Brasil (Brazil) em 2024.

Quando começar a votação, eu paro para detalhar os problemas, inclusive com prova de moderador apagando informações contra empresa que trabalha. A tentativa recente de pedir desculpas pouco antes da eleição é insuficiente para passar confiança.

Não tem como ser individual, então não tem como votar para remoção de pessoa que abusou de poder sem tirar os demais. E eu espero que os demais não queiram defender que são suficientes para impedir uma maçã podre, porque quando ele foi ele quis abrir votação deixando até explícito que era uma atividade que ele era responsável, vocês ficaram calados, logo, podem se calar novamente no futuro.

I would think you should divulge any such proofs now, within the discussion period. People should have information required to make informed vote before any voting happens, for hopefully obvious reasons.

2 Likes

Por favor, indique onde nas regras está mencionado isso.

Você costuma ser rigoroso com as regras quando se trata dos outros, então vou adotar a mesma postura. Você teve sete dias para concluir essa tarefa e não o fez.

Forneça nomes e evidências sólidas. Tenha em mente que o que é dito na internet pode resultar em ações judiciais.

1 Like

This seems a bit complicated.

Quando começar a votação, eu paro para detalhar os problemas, inclusive com prova de moderador apagando informações contra empresa que trabalha. A tentativa recente de pedir desculpas pouco antes da eleição é insuficiente para passar confiança.

This is a serious accusation and the last time i looked into something like that from you it seems you simply misunderstood something about how discourse works.
You need to post some evidence for something like that so others in the health check can look at it and decide for themself or ask further questions for clarification.

Sim, vai ser necessário votação para revalidação dos moderadores atuais do Brasil (Brazil) em 2024.

Rading through Moderator selection criteria there is mentioned that polls can be used, not that they have to be

Polls are used during category creation, during applications for site moderator status, and sometimes during health checks.

But we used it so its clearly and easy visible in the first post what the decicion is and no one has to sift through the posts to get if the majority would like a new election. See Jährliche Gesundheitschecks für Moderatoren

1 Like