Brasil - Revalidação dos moderadores - fevereiro de 2024

Os critérios de seleção de moderadores estipulam que, pelo menos uma vez por ano, os membros da comunidade são convidados a discutir com e sobre seus moderadores de categoria como eles fizeram seu trabalho no ano anterior, se devem continuar a fazê-lo ou se mudanças são propostas.

Após a revalidação em dezembro de 2022, isso agora está um pouco atrasado, mas cá estamos!

Os atuais moderadores de categoria do fórum brasileiro podem ser encontrados nesta lista. Edit: maiores detalhes (data de início, afiliação etc) sobre os atuais e antigos moderadores estão nesta página da wiki.

Sendo assim, abre-se a discussão geral. As perguntas que devemos nos fazer são:

  • Quão bem a moderação tem funcionado até agora?
  • Existe mais alguém que achamos que deveria se juntar à equipe de moderação? (verifique primeiro os requisitos)
  • Há alguma outra mudança necessária em nossa equipe de moderação local?
  • @mods-brazil: vocês querem seguir como moderadores? Há alguém que queira sair da lista?

As regras e critérios para seleção/validação de moderador estão no artigo destacado no início dessa mensagem. Temos pelo menos 7 dias a partir de hoje (digamos, até meia-noite de 07/03/2024).

Se houver discordâncias na comunidade, há também um procedimento para isso: a proposta é colocada em discussão por 5 dias e depois votada em uma votação que também dura 5 dias.

Por fim, como este fórum é regido por regras de etiqueta, destaco que devamos tentar manter a cordialidade nessa discussão.

1 Like

Começo a discussão:

  • me candidato a seguir na moderação.

Coisas relevantes (relacionadas à moderação) que aconteceram em 2023:

  • a lista de moderadores do grupo nacional do Telegram e daqui do fórum foi unificada, como também ambos os espaços agora são regidos pelas Diretrizes de Etiqueta do OSM .
  • no Telegram implantamos um novo modelo anti-spam, totalmente manual. Isso atrapalha um pouco a entrada de novos membros, como também nos dá mais trabalho, mas acredito que reduzimos a zero o spam nesses grupos (e a coleta da lista de usuários para spam externo).
  • tivemos poucos casos reportados, tanto aqui quanto no Telegram. Houve algum caso mais grave, mas creio que houve uma condução imparcial dos casos. Aqui no fórum um membro foi suspenso por dias (pelos moderadores globais) e no Telegram, houve somente um caso (até onde lembro) de um membro conflituoso, mas que saiu do grupo por conta própria.

De resto, felizmente temos um grupo bem respeitoso na comunidade brasileira.

3 Likes

Concordo 100% com a moderação atual e não tenho sugestões. Agradeço a oportunidade de opinar :wink:

1 Like

Concordo com a manutenção dos atuais moderadores do OSM Brasil.

2 Likes

Posso seguir contribuindo como moderador.

3 Likes

Também tenho disponibilidade para seguir como moderador no fórum.

3 Likes

Confirmo meu interesse em seguir como moderador da categoria.

1 Like
  1. Eu recomendo que, além de no mínimo 1) fazer apresentação pessoal de quem cada um é, e 2) defesa de porque deveria permanecer na moderação, a decisão sobre quem deve permanecer como moderador deve ser individualizada. Do contrário, uma consequência lógica é que críticas sérias contra qualquer candidato durante o ultimo ano se tornam responsabilidade de todos os candidatos à re-eleição, visto que seriam selecionados sem distinção.

  2. Vai haver proposta de um ou mais membros da comunidade brasileira como candidato à moderação do #commubuties:br, mesmo que leve tempo para convencer mais candidatos. Embora a maioria dos mapeadores no Brasil sejam pro bono/voluntários, a proporção de moderadores que trabalham profissionalmente com alguma empresa relacionada à OpenStreetMap é alta. Qual o próximo passo? Sim, essa é uma pergunta para melhorar representatividade.

  3. A revalidação deveria acontecer pelo menos uma vez por ano, comprovadamente não aconteceu em 2023. Isso põe dúvidas se a moderação é neutra a ponto de respeitar regras pré-estabelecidas. Vou ser breve aqui, mas em dezembro de 2023 (que seria o limite de um ano) foi justamente quando um dos moderadores (que estava responsável por um armchair Organized Editing aqui no estado em que eu moro, e que tinha falhas graves mesmo depois de revalidado, e ainda é caso em aberto com Data Working Group) quis mover a discussão da comunidade local (OSMRS, grupo de nível estadual) para o OSMBR, enquanto fazia ameaças de expulsar quem discordasse do grupo nacional. Por que essa reavaliação não aconteceu até dezembro de 2023? É possível deixar pré-agendada a data de reavaliação de 2025, de modo que qualquer membro do fórum possa iniciar o processo, mesmo se moderadores não forem proativos?

Porque simplesmente esquecemos (todos fazemos a moderação no tempo livre, de graça). Como eu disse no Telegram e aqui, e você confirmou também aqui, TODAS as comunidades locais estão atrasadas. Você pode ter suas dúvidas se a moderação é neutra, mas a neutralidade não tem relação alguma com esse pequeno atraso.

Se isso é justificativa para dúvidas, então todo esse fórum aqui (com todas as comunidades, não só a BR) é não-neutra, segundo teu argumento.

Esse é um bom assunto. Eu particularmente gostaria de ver mais gente envolvida nos trabalhos da comunidade (não só moderação, mas tudo). Em relação específica à moderação, é simples: qualquer um pode se candidatar e ser eleito (novamente, respeitando as regras globais de candidatura). Lembrando que a eleição é do pacote todo, não é individualizada.

Discordo. Não vou me estender porque esse argumento não faz sentido para mim.

Sobre o restante dos pontos não vou comentar pois não entendi muita coisa, e todas as regras de seleção/re-validação é do fórum como um todo, não fomos nós que inventamos essas regras. Por isso as seguimos.

Se você tiver sugestões de como melhorar o processo de eleição, fique à vontade para sugerir neste tópico: Moderator selection criteria

Mesmo tendo linkado lá na mensagem inicial, vou colocar aqui para todos que desejam se manter como moderadores ou se candidatar a novos moderadores os critérios resumidos de elegibilidade (versão oficial aqui).

Requisitos
Para que uma pessoa seja moderadora de um fórum ou categoria, ela precisará cumprir os seguintes requisitos:

- Contribuir ativamente nas conversas da comunidade pelo menos nos últimos 6 meses.
- Não há proibições ou sanções ativas devido a mau comportamento ou abuso no passado.
- Bom histórico de ser exemplar, tratando os outros com bondade.
- Divulgação de afiliações relevantes e disposição para seguir a Política de Conflito de Interesses do Grupo de Trabalho OSMF
- Compromisso em cumprir as responsabilidades da função (veja abaixo)

Integração e responsabilidades
Ao se candidatarem ao cargo de moderador da categoria, os candidatos comprometem-se a:

- Moderação proativa: mantenha-se ativo e monitore regularmente as conversas e sinalizações da comunidade.
- Resposta a Incidentes: Siga e aplique as diretrizes de etiqueta da categoria e do fórum.

Eles receberão orientações detalhadas para moderadores, com exemplos claros sobre como lidar com tarefas comuns e recomendações para situações difíceis. O restante dos moderadores ajudará a integrar novos membros e fornecerá suporte de pares.

(restante dos critérios ver mensagem acima, por gentileza)

Você está certo nesse ponto. Pedi na thread international para passar a ter data definida antecipada pelo menos para 2025.

Quantos moderadores estamos falando? qual seria o número mínimo e máximo, qual o percentual de vagas por estado?

Sou novo no forum mas estou a longa data no Telegram: Contact @osmrs e já participei do grupo da Associação OSM Brasil lá em 2018 mas não sei se sai ou se me tiraram.

1 Like

@gbschenkel

Consta que tu saiu do grupo da associação. Parece ter sido recente.
Antes disso tu já tinha saído em 13/12/2020 e voltou em algum outro momento. De qualquer maneira as discussões em si sobre a associação pararam em 2019.

Checa a lista completa de canais em Pt:Canais para contato - OpenStreetMap Wiki

1 Like

Sim, minha última conversa é em 2018. Acho que porque não vi nada se mexendo lá, e me irritou um pouco, hehe, mesma coisa que aconteceu com o grupo do Partido Pirata.

Tem o do projeto de criação duma associação, e tem também o nacional Telegram: Contact @OSMBrasil_Comunidade . Esse último sim é o que está ativo atualmente.

Oi @gbschenkel, bem vindo ao fórum. Atualmente somos seis moderadores:

@santamariense
@matheusgomesms
@wille
@vgeorge
@EvertonBortolini
@narceliodesa

Os dois últimos ainda não confirmaram se pretendem continuar ou não.

No tópico Brasil - Revalidação dos moderadores - dezembro de 2022 é possível encontrar a apresentação de cada pessoa. Não há um número mínimo ou máximo de moderadores e os critérios de seleção são o que o Matheus postou aqui Brasil - Revalidação dos moderadores - fevereiro de 2024 - #10 by matheusgomesms.

Até onde lembro (temos de checar), o ideal era ter no mínimo 3 moderadores. Número máximo não tinha.

Tenho a intenção de continuar a minha contribuição como moderador na comunidade do OpenStreetMap. Atualmente estou afiliado ao Hub de Mapeamento Aberto para a América Latina e Caribe.

@narceliodesa me disse em privado que não pretende continuar como moderador. Além disso, ninguém novo se propôs a se candidatar à moderação. Continuamos os mesmos, com uma baixa:

@EvertonBortolini
@matheusgomesms
@santamariense
@vgeorge
@wille

Podemos fechar nessa lista, sem votação, visto que não houve nenhuma discordância da comunidade (pelo contrário)?

Colegas, bom dia.
Em privado comentei com o @matheusgomesms que não cogito continuar como moderador. Minha decisão se dá por conta de outras atividades a quais estou envolvido a quais preciso dar prioridade, dentre elas a organização do FOSS4G 2024, que irá ocorrer no Brasil pela primeira vez.

Na próxima revalidação, quem sabe, me candidato para moderação novamente.

3 Likes