UmbraOsm - Local chapter aplication

Hello everyone,

As a representative of the LCCWG, I am making an inquiry to you regarding UmbraOsm. They have approached us for Local Chapter status. Does the community accept UmbraOsm as their representative?

english language
Hello Openstreetmap Brazil Community.

Just for clarification for the entire Osm Brasil community.

It is part of the local chapter request process that the community gives its opinion on the local chapter request, however Umbraosm will not be the only representative of the Osm Brazil community, since to be a local chapter there is a requirement that is to have members of the Osm community Brazil, so the umbraosm board will not have all the seats in the local chapter.

The request is made by the association but the chapter will not be all members of the Umbraosm association.

This is what the FAQ for local chapter requests says.

all mappers from the Osm Brasil community were able to participate in the local chapter and one of the issues expressed in the faq is that the local chapter not only have members of umbraosm but members of the community.

I hope the opinion of everyone in the Osm Brasil community.

Portuguese language PT-BR
Olá comunidade Openstreetmap Brasil.

Apenas para esclarecimento de toda comunidade Osm Brasil.

Faz parte do processo de solicitação do capítulo local que a comunidade dê sua opinião sobre a solicitação do capítulo local, porém a Umbraosm não será a única representante da comunidade Osm Brasil, pois para ser um capítulo local há um requisito que é ter membros da comunidade Osm Brasil, portanto o conselho umbraosm não terá todos os assentos no capítulo local.

O pedido é feito pela associação mas o capítulo não será composto por todos os membros da associação Umbraosm.

Isto é o que diz o FAQ para solicitações de capítulos locais.

todos os mapeadores da comunidade Osm Brasil puderam participar do capítulo local e uma das questões expressadas no faq é que o capítulo local não possui apenas membros do umbraosm, mas também membros da comunidade.

Espero a opinião de todos da comunidade Osm Brasil.

Att;

Raphael de Assis

I don’t have much knowledge about UMBRAOSM. In their website they list only 11 members: https://umbraosm.com.br/membros/, and from that list I recognize only 5 that are active in the OSM community.

2 Likes

Bom dia/tarde,

Nada disso foi apresentado/discutido com a comunidade OSM Brasil antes da submissão desta proposta.
O grupo nâo tem representatividade na comunidade brasileira como um todo.
Infelizmente, nâo houve transparência.
Na data de hoje e a esta hora, sequer esta mensagem foi veiculada no principal canal do OSM Brasil, que é o grupo geral do Telegram.
Apenas foi veiculada no canal do UMBRAOSM.
Ademais, parte dos representantes é bem grosseiro com integrantes da comunidade do Brasil.
Por este e outros motivos, meu voto é nâo
Mas, agradeço à OSMF pela consulta.

2 Likes

Acho muito importante ter um capítulo no Brasil. Infelizmente tem pessoas que não tem interesse.

Além disso, as reuniões são fechadas para membros e nâo há prestação de contas de nada.
Ainda cobram para ser associado (na forma de convite a "doação ").
Nâo sei como isso poderia dar certo.

1 Like

Importante que tenha um capitulo sim, mas que seja representativo da comunidade, algo que esta organização nâo é, em todos os sentidos.

2 Likes

Por exemplo de falta de transparência, este edital de convocação nâo foi divulgado em nenhum canal do Telegram, nem mesmo da própria UMBRAOSM.

Olá @Cristoffs e a tod*s,

Conheço o trabalho do @raphaelmirc frente a UmbraOSM e sei que ele tem se esforçado bastante para termos uma representatividade legal no Brasil e um possível pleito de Local Chapter. Se por um lado pode haver pessoas da diretoria que não sejam ativas diretamente na comunidade, por outro sei que o Raphael tem buscado o pessoal ativo, e não há interesse desse pessoal, por diversas razões.

E também me pergunto, por que tirar esse pessoal ativo das suas atividades relacionadas a OSM? Ora, se tem um pessoal que não está ativo mapeando mas que tem interesse em ajudar nessa parte “burocrática”, não vejo problema algum, cada um coopera a sua maneira para conseguir um bem comum.

Não menos importante, havendo próximas eleições na UmbraOSM, imagino que quem tiver interesse vai poder concorrer para estar na diretoria.

Minha única ressalva é que a UmbraOSM, estando afrente de um possível Local Chapter, seja transparente nas contas e que consulte a comunidade nas suas tomadas de decisões para de fato representar a comunidade.

's

1 Like

Os dois que se pronunciaram a favor são da diretoria, um deles, tesoureiro, mas nâo explicam o porquê de nada disso ter sido discutido com a comunidade OSM Brasil e os demais questionamentos.

O próprio grupo diretor da UMBRAOSM nâo consegue se entender, havendo saída ds pessoas. Inclusive, estão com a posição de vice-presidente em aberto.

Haveria de amadurecer enquanto grupo e buscar uma representatividade REAL no país, antes de se propor a nos representar.

Nada disso foi discutido conosco, internamente, no país, antes de ser submetida esta proposta.

Qual a razão disso?

Qualquer assunto banal relacionado a mapeamento é discutido, mas um caso importante como isso, nâo…

Fica inclusive registrado o meu desagravo.

1 Like

English Part, for the Global Community

Straightforwardly: No. While UMBRAOSM was a great idea at its very beginning, it’s now quite a sinking ship. Just a few are left there.

So, I cannot see UMBRAOSM as the legitimate representative of our OSM Brasil community.

Agora, o restante, com eventuais repetições…

Eu admiro imensamente o esforço conciliatório e pacificador de grandes membros da nossa comunidade como o @santamariense (um verdadeiro patrimônio!). Se ele fosse o presidente eu falaria em total favor, e diria aos gringos “A vibrant yes, let’s move forward to make it official!”

Vamos lá, é sim do interesse de todos uma comunidade o mais unida e funcional possível. Pode parecer que com minha fala aqui eu esteja indo na direção contrária e me faço enfático ao reiterar que não. Como já dito pela nossa querida @Raquel_Dezidério_Souto, a UMBRAOSM tem ido na direção oposta.

Assim não posso me ausentar de dar minha opinião aqui, obrigado pela atenção.

2 Likes

Hi Wille, responding to your post.

from the list of UMBRAOSM Director members, those who I can mention here as well-known are,

Raphael of Assisi
Luana Ramos
Jacqueline Amorim
Roberto de Andrade
Mauritius
Jameles
Kaue
Rodrigo
Tullio Franca

and Tatiana Pará who was on the board until a few months ago and then asked to leave the Board, so she is no longer on the list of directors.

In this list mentioned here there are already 10 people with me, so there are not just 5 people as you mentioned, not to mention the people who are participating without being members of the board.

Olá Wille, respondendo a sua postagem.

da lista de membros Diretores da UMBRAOSM os que posso citar aqui como conhecidos são,

Raphael de Assis
Luana Ramos
Jaqueline Amorim
Roberto de Andrade
Maurício
Jameles
Kaue
Rodrigo
Túllio Franca

e a Tatiana Pará que estava na diretoria ate alguns meses atras e depois pedir para sair da Diretoria, então não está mais na lista de diretores.

nessa lista aqui mencionada já são 10 pessoas com a minha pessoa, então não são apenas 5 pessoas como você mensionou, sem falar nas pessoas que estão participando sem ser membros da diretoria.

Infelizmente preciso descordar de você Raquel, ou melhor Doutora Raquel, você como professora está dando um mal exemplo aqui no forum da comunidade brasileira do openstreetmap brasil, com mentiras e inverdades postadas aqui no forum.

primeiro que você foi convidada a participar da diretoria e por indisponibilidade de horário terminou desistindo de participar das reuniões e por consequência saiu do grupo da Umbraosm no Telegram.

a questão do pedido de capitulo local para o Brasil foi ventilado em 2023 pelo Kâue como mostra essa minuta de uma das reuniões da fundação do Openstreetmap em que o presidente da fundação pergunta ao Kâue se ele tinha interesse em articular esse processo de capitulo local, Board/Minutes/2023-09 - OpenStreetMap Foundation e isso foi falado no evento do SOTM BRASIL 2023 em Curitiba em que o proprio Kâu sugere a criação do capitulo local.

outro ponto é que você vive no telegram falado que devemos usar o forum para as discursões e agora vem falar que não houve transparência ou informação no canal do telegram, nem eu sabia que foi postado hoje essa mensagem, que falou sobre ela foi o Matheus e eu ate esclareci um ponto do titulo da postagem, se não leu infelizmente não posso fazer nada, mais a mensagem está lá no telegram.

você mesmo mencionou a uns meses atras sobre a criação do capitulo local sugerindo que que pessoas assumisse as reuniões da comunidade brasileira do Openstreetmap e eu ate falei que quem deve assumir essa reunião e a propria comunidade osm Brasil.

sobre a acusação de você falar que parte dos integrante ser bem grosseiro você poderia dar os nomes das pessoas para que fique bem claro o que você está falando e não só falar por falar, se você esta querendo justificar o seu voto contrario eu ate entendo mais fazer acusação a pessoas isso não uma coisa correta de uma professora que deveria dar exemplo aos demais da comunidade.

quando chamamos você para participar de reuniões ou atividades você nunca pode, nunca tem tempo, então você não é a pessoa mais apropriada para falar aqui e fazer acusações sem fundamentos.

acho que você está confundindo com 2 assuntos totalmente diferentes, uma coisa e a associação Umbraosm onde você teve a oportunidade de participar e você mesmo desistiu e as reuniões estava sendo feita para o registro da associação, todos eram convidados inclusive você e a questão de cobrar para ser associado isso toda associação tem uma anuidade para se manter, você sabe muito bem disso, porem a UMBRAOSM ainda não definiu nenhum valor para associados como você está mencionando ai já que está no estatuto que quem vai dizer valores de associados é o regimento interno que está sendo feito ainda.

aqui a discursão e o capitulo local para o Brasil onde você não deve saber mais o capitulo local deverar ser composto por membros da comunidade osm Brasil.

se você quiser eu tenho os comprovantes de pagamentos feito para o registro da associação, advogado, custo do endereço fiscal, contador, sempre passei o que foi gasto para os membros que estão participando do processo.

acusar e muito facil, agora participar que é bom nada.

Doutora Raquel seria importante você primeiro se inteirar do assunto para só depois vim aqui fazer acusação infundada aqui no forum onde se está discutindo um assunto importante, o capitulo local terá membros da comunidade Brasil sim, nenhum momento foi falado aqui que não terá membros da comunidade Osm Brasil como você está falando ai.

Nada foi conversado na comunidade!

Só publicaram no canal.do Telegram agora, porque reclamei em público.

Nâo dou mau exemplo de nada, fui convidada a me manifestar e já fiz isso.

O que fazem ou não com o dinheiro., não me interessa, porque não sou associada a UMBRAOSM.

Tentei participar no ano passado, mas já não tinha transparência, por isso e por causa de sua grosseria sempr.comigo, eu desisti de.participar.

E, para não entenderem como apenas uma briga local, volto a perguntar:

Por que nada disso foi informado no grupo OSM Brasil, já que querem nos representar?

1 Like

Olá santamariense, para deixar claro sobre o capitulo local no Brasil que está sendo pleiteada a fundação Openstreetmap informa em seus documentos internos que o capitulo local terá membros da comunidade openstreetmap e não só membros da Umbraosm, e preciso deixar claro que a Umbraosm não será o representante total do capitulo local do openstreetmap no Brasil, ate porque a propria fundação pede para que tenha participantes da comunidade openstreetmap e esse processo vai chegar depois de algumas etapas, então isso se entende que qualquer pessoa pode participar do capitulo local inclusive a doutora Raquel que está ia questionando a idoniedade da Umbraosm quando eu posso provar o que foi gasto e o que eu paguei com meu dinheiro, depois de muito trabalho e algumas ajuda de pessoas que querem ver o nosso trabalho continuar cada vez mais, .

1 Like

Just to note what OSMF Local Chapters are:

Local Chapters are country-level or region-level not-for-profit legal entities representing the area's OSM mappers and OSM data when dealing with local government, business, and media.

from Local Chapters - OpenStreetMap Foundation

A crucial step on every Local Chapters application is that local community/contributors of the geographic location concurs with the applicant’s desire to become a local chapter of the OpenStreetMap Foundation, and representative of the area. More information on Local Chapters/Handbook for becoming a Local Chapter - OpenStreetMap Foundation

Apenas para observar o que são os Capítulos Locais do OSMF:

'Os Local Chapters são entidades legais sem fins lucrativos, em nível de país ou região, que representam os mapeadores e dados OSM da área ao lidar com o governo local, empresas e mídia.

de Local Chapters - OpenStreetMap Foundation

Um passo crucial em toda inscrição de Capítulos Locais é que a comunidade local/contribuintes da localização geográfica concorde com o desejo do candidato de se tornar um capítulo local da OpenStreetMap Foundation e representante da área. Mais informações em Local Chapters/Handbook for becoming a Local Chapter - OpenStreetMap Foundation

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com

English language

Hello Kâu.
how are you? I hope so.

what I have to answer in your post and that I respect your opinion today and when you started this request for a local chapter in Brazil with the president of the openstreetmap foundation, opening an articulation for the creation of this local chapter for Brazil, without the its articulation, we would not be here discussing an ongoing local chapter for Brazil.

I greatly praise your warrior position at that moment when this interest in the Osm Brazil community being a local chapter was discussed.

I’m very sorry that your opinion and the speech about having a chapter has changed along the way, but we are here wanting the best for the openstreetmap Brasil community as a member of the openstreetmap Brasil community.

everyone has the right to express themselves as members of the Brazilian openstreetmap community and that positive and contrary opinions are taken into consideration for a good community and that if the local chapter is built that it is made up of everyone who wants to participate, including those who are here opining contrary to this request for a local chapter.

This is the message I leave here for everyone, regardless of differences!

“The world will only be better if I do my part, and I am doing my part as a member of the OsmBrasil, Osm Foundation and Umbraosm community”

Portuguese language

Olá Kâue.
tudo bem com você? espero que sim!

o que eu tenho a lhe responder na sua postagem e que eu respeito a sua opnião hoje e quando você iniciou esse pedido de capitulo local do Brasil junto ao presidente da fundação openstreetmap abrindo uma articulação para a criação desse capitulo local para o Brasil, sem a sua articulação não estariamos aqui discutindo um capitulo local para o Brasil em andamento.

louvo demais a sua posição guerreira naquele momento em que foi discutida esse enteresse em a comunidade osm brasil ser um capitulo local.

lamento bastante que a sua opnião e o discurso de ter um capitulo tenha mudado ao longo do percurso mais estamos aqui querendo o melhor para a comunidade openstreetmap Brasil enquanto membro da comunidade openstreetmap Brasil.

todos tem o direito de se manifestar enquanto membros da comunidade brasileira do openstreetmap e que as opiniões positivas e contrarias seja levada em consideração para uma boa comunidade e que se o capitulo local for construido que seja composto por todos que queiram participar, inclusive os que estão aqui opinando contrariamente a esse pedido de capitulo local.

é essa mensagem que eu deixo aqui para todos, independente das divergencias!

“O mundo só será melhor se eu fizer a minha parte, e a minha parte eu estou fazendo enquanto membro da comunidade OsmBrasil, Fundação Osm e Umbraosm”

how inelegant of you Raquel, I came here to talk about members of the UMBRAOSM board, Tatiana left and he must have his reasons, ask her, now I came here to expose members of the Board, Kaue voted against the proposal and not really I will expose him here or ask him to vote in favor, since he came up with the articulation for this request to register the local chapter of Osm Brasil in 2023.

Your complaint here has no basis or validity, such is your lack of ethics in the public forum of the osm Brazil community, while the subject is about the local chapter, you come here to expose other people.

que deselegância da sua parte Raquel vim aqui falar de membros da diretoria da UMBRAOSM, a Tatiana saiu e ele deve ter seus motivos, pergunta pra ela, agora vim aqui pra ficar expondo membros da Diretoria, o Kaue votou contra a proposta e nem por isso vou expor ele aqui ou pedir para ele votar a favor, já que partiu dele a articulação para esse pedido de registro do capitulo local do Osm Brasil em 2023.

seu desagravo aqui não tem fundamento e nem validade tamanha a sua falta de etica no furum publico da comunidade osm Brasil, enquanto o assunto e sobre o capitulo local voce vem aqui expor outras pessoas.