Public clarification needed on use of "Comunidade OSM Brasil" *without consensus in public* on merchandising made by UmbraOSM + some YouthMappers Chapters

TL;DR: The main trigger for this post was this OpenStreetMap diary https://www.openstreetmap.org/user/umbraosmbr/diary/402729 in special this image which contains “Comunidade OSM Brasil” and OpenStreetMap logo with Brazil flag on merchandising but… lacks verifiability outside whats said by the organizers.

I already asked this on the telegram https://t.me/OSMBrasil_Comunidade/1/71466, but there was no answer on where the public discussion with consensus to be used for this action. The closer to this was a reply https://t.me/OSMBrasil_Comunidade/1/71470 in which an organizer admits not consulting first. Immediately after my question, another person asked if any NGO was founded using this name, however there was change on the subject, so yes, this might be one good place to wait for clarifications.

For outsiders, the history of a formal association in Brazil is long. I could cite https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Brazil/Associação and older attempts since at least 2014 https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Brazil/Entidade . Long history short: with a larger group with mappers from the entire Brazil, it wasn’t viable to agree on how such a neutral association, representative of everyone, should be. It’s no surprise that even the individuals who registered “OpenStreetMap.org.br” plus the bigger Telegram group (which is neither the ones from UmbraOSM or any YouthMappers group) always opted to avoid fragmentation and only imply in public to be truly representative of Brazil careful consensus before any action even if this means take no action on disputed subjects. Even before UmbraOSM (which, by the way, is unclear if even formalized as NGO in Brazil) at least another NGO (which doesn’t use OpenStreetMap Foundation trademarks), called AddressForAll was created, but even then do not use its formal NGO status to attempt to represent others beyond its members, and much less without respectfully asking upfront. So merely having a CNPJ (Brazilian VATIN) and OSM-related focus it’s not even a reason alone, because there’s others organizations.

So yes, it is necessary to have a public explanation. Where was the public discussion? If there’s none, then cease the misleading use. It’s a bit of a surprise that a new wave of OpenStreetMap Diaries and OSMCalendar entries (by the way, duplicated announcements increasing numbers, despite being a single event) by UmbraOSM+YM seems to imply agreement from groups that exist before but neither others here or me can find any upfront agreement than they dump links after the facts. Another curious use of national-level endorsement was in how “YouthMapers” trademark is referenced in recent marathons before this one: for example in a region (Rio Grande do Sul) without any Y.M. chapter near, there’s implication of some sort of YouthMapers Brazil (example: changeset by an validator deleting data not visible on aerial image which was added by local mapper https://www.openstreetmap.org/changeset/142196876 uses #YOUTHMAPPERS-BR), however not only doesn’t exist listed on <YouthMappers.org>, but doesn’t seems to be possible have any country-level chapter of YouthMapers approved at all by the international movement.

1 Like

@fititnt It is the same situation in the UMBRAOSM candidadacy to be a representative for the Brazil’s local chapter. There was no previous and organized consultation to the Brazilian community.

openstreetmap

@fititnt a Umbraosm nâo tem.CNPJ, seu presidente nem pode registrar um, por ser inadimplente com a Receita Federal.do Brasil.

Tudo o que fazem é dessa forma, nâo avisam, ou quando fazem reunião, já chegam com posição acertada previamente.

Eu participei de alguns poucos projetos do OSM.Brasil, mas a adesão realmente é muito baixa. Hoje, eu posso entender o porquê. Só do projeto de importação, eu saí, pois nâo havia organização adequada e estavam pulando etapas previamente acordadas.

Do grande mapeamento do RS, no início deste ano, participei com o Instituto IVIDES.org (somos quase 20 profissionais), fizemos ampla divulgação na weeklyOSM por várias vezes. Infelizmente, um funcionário da HOT depois foi sozinho negociar com o Prefeito de POA (Porto Alegre), sobre o mapeamento dos remanescentes da infraestrutura e das edificações. Como sempre, nos chamam a mapear, para depois venderem os seus serviços de modo privativo.

OpenStreetMap é uma marca, mas a pessoa que pretendeu nos representar insiste em citá-la de modo errado. Como mapeia por vezes de modo errado, mas nâo aceita críticas. E nâo há moderação para ele, que agora se esconde no username da entidade.

Uma pena, pois há bons mapeadores no Brasil, mas a direção (oops, moderação e seus amigos) acaba por botar tudo a perder…

PS: Nós atuamos com grupos YouthMappers de vários estados do Brasil. Temos alunos e alunas no Brasil e no exterior. Somente neste ano, o Instituto IVIDES.org promoveu 17 oficinas e incluiu o uMap no treinamento básico de OSM. Alem disso, damos assessoria e consultoria para diversos projetos e estamos iniciando um acordo de cooperação técnica com Angola. Faremos 20 anos de existência em 2026. Não somos ONG, somos um.instituto virtual de pesquisas científicas. Conheçam mais do nosso trabalho no site principal https://ivides.org ou no diário de usuária do OSM da Dra. Raquel.

E estou deixando a Community por um tempo, estou farta de serr atacada sem consequências para ninguém.

não se passou nenhum desses projetos YouthMappers citado pela Raquel pela comunidade Osm Brasil, porquer? cadê a transparência pregada por você Raquel? agora vem aqui na postagem se passar por transpârente.

já poderia pedir a aposentadoria no Openstreetmap!
porque você não responde aos topicos das postagens corretamente, sempre postando assunto que não tem nada a ver com a publicação original.

Prezados,

Os canais de comunicação da comunidade não devem ser usados como espaço para troca de acusações e insultos. Este comportamento não só viola as regras de etiqueta, como também causa desconforto e prejuízo à convivência da comunidade. Diversos membros já reclamaram desta situação conosco.

Ambos já foram suspensos anteriormente por esse tipo de conduta, mas continuam a apresentar comportamentos inadequados:

• Raphael, você trouxe à tona uma discussão antiga de forma inadequada, utilizando ataques pessoais.
  • Raquel, sua resposta também incluiu ataques pessoais. A menção à situação fiscal do Raphael é uma questão de cunho pessoal e representa uma violação clara das normas de etiqueta.

Esta é a última advertência para ambos. Caso insistam em desrespeitar as regras, serão aplicadas medidas mais severas, incluindo suspensão prolongada ou banimento permanente dos canais.

Atenciosamente,

@mods-brasil

2 Likes

A informação que dei é PÚBLICA, basta qualquer um.pesquisar no.site oficial da Receita Federal.

Mas, as acusações que ele faz em relação a mim nâo têm comprovação alguma dele.

Então, por favor, nâo me coloque no.mesmo nivel, como já fez antes.

Por mais que seja pública, ela é pertinente nesta discussão?

Indo além, as acusações que ambos fazem entre si ou a terceiros tem comprovação?

Verdade, você não está no mesmo nível dele. Concorda que você foi além e fez acusações a terceiros nas mensagens?

Eu não apenas tenho comprovação, como eu vivi estas situações.
Mas, eu encerro aqui a discussão, senão, serei acusada de “ferir a etiqueta”, por insistir com alguém.

Aproveitando, peço que parem de falar no meu nome no grupo do Telegram, eu não faço mais parte daquele grupo.

E, da próxima vez que estiverem pensando em bloquear alguém, realizem um aviso formal antes (como este), pois eu acordei e simplesmente a minha conta estava bloqueada, o que também não foi cortês.

1 Like