Olá,
Esta é uma proposta de correspondência entre as variáveis do CNEFE 2022 e as etiquetas do OSM.
Ver on-line
Download do esquema da v. 4 (15/10/2024).
Quadro original - Dicionário CNEFE 2022.
Após a discussão com os colegas, penso em publicar na Wiki OSM Brasil, na documentação da importação dos registros CNEFE 2022.
Lembrando que há outro tópico neste fórum, sobre a padronização dos endereços, para o qual, @matheusgomesms e o OSM Brasil também pedem a sua contribuição na discussão.
De forma geral me parece bem, no entanto (posso estar enganado) lembro que não era sempre que DSC_LOCALIDADE se referia a addr:suburb. Poderia ser várias coisas, inclusive bairro, mas nem sempre.
Os modificadores também variam muito, então complicado fazer uma relação direta do tipo NOM_COMP_ELEM1 = addr:block e por aí vai. Entendo que sim, haja uma hierarquia nos complementos, mas nem sempre a Quadra vai vir no NOM_COMP_ELEM1, como também nem sempre o valor de NOM_COMP_ELEM1 vai ser quadra.
De resto, me parece bem!
Recomendo observar os dados CNEFE 2022 antes de comentar.
Obrigada, mesmo assim, pelo seu esforço.
Eu entendo de onde vem a grosseria gratuita, mas só queria dar um feedback (visto que o tópico foi criado para isso).
Exemplo: Croatá é um distrito de São Gonçalo do Amarante. Logo, no OSM, seria addr:district
. Se você faz a equivalência direta para bairro (addr:suburb
), já está errado.
O mesmo vale para os complementos, e uma busca rápida nos dados mostra que a premissa da tabela proposta, de criar uma equivalência direta entre os complementos e as etiquetas OSM, está totalmente incorreta.
Isso tudo é resolvido na validação.
E a questão foi sobre a equivalência das etiquetas.
O que está mencionando, já sabemos, que os dados do Censo 2022 têm problemas.
Não estou mencionando isso. Estou dizendo que, no caso de localidade, é impossível fazer uma equivalência direta. O dado não está errado, o próprio IBGE afirma que essa propriedade (DSC_LOCALIDADE) indica “Nome pelo qual é conhecido o local ou região”. Pode se referir a um bairro (principalmente em áreas urbanas), como pode se referir a muitas outras coisas.
O caso de Croatá não é exceção, basta observar os dados CNEFE 2022 antes de comentar.
Recomendo a leitura do padrão de registro de endereços, metodologia base para tudo relacionado a endereçamento no IBGE: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/metodos-e-classificacoes/outros-documentos/24249-padrao-de-registro-de-enderecos-definicoes-e-orientacoes-de-uso.html
Eu li este mesmo documento. Na planilha dos dados CNEFE 2022, a maioria dos casos é de bairro. Esta foi a mesma equivalência que Fidelis fez, pois observou o mesmo que eu. Os casos excepcionais são tratados na validação. O mesmo para os complementos, nos baseamos nos dados do IBGE, que sabemos ter falhas.