Proposta de correspondência de variáveis CNEFE 2022 e etiquetas OpenStreetMap para estabelecimentos educacionais

Olá,

Esta é uma proposta de correspondência entre as variáveis do CNEFE 2022 e as etiquetas do OSM.

Ver on-line

Download do esquema da v. 4 (15/10/2024).

Quadro original - Dicionário CNEFE 2022.

Após a discussão com os colegas, penso em publicar na Wiki OSM Brasil, na documentação da importação dos registros CNEFE 2022.

Lembrando que há outro tópico neste fórum, sobre a padronização dos endereços, para o qual, @matheusgomesms e o OSM Brasil também pedem a sua contribuição na discussão.

De forma geral me parece bem, no entanto (posso estar enganado) lembro que não era sempre que DSC_LOCALIDADE se referia a addr:suburb. Poderia ser várias coisas, inclusive bairro, mas nem sempre.

Os modificadores também variam muito, então complicado fazer uma relação direta do tipo NOM_COMP_ELEM1 = addr:block e por aí vai. Entendo que sim, haja uma hierarquia nos complementos, mas nem sempre a Quadra vai vir no NOM_COMP_ELEM1, como também nem sempre o valor de NOM_COMP_ELEM1 vai ser quadra.

De resto, me parece bem!

Recomendo observar os dados CNEFE 2022 antes de comentar.
Obrigada, mesmo assim, pelo seu esforço.

Eu entendo de onde vem a grosseria gratuita, mas só queria dar um feedback (visto que o tópico foi criado para isso).

Exemplo: Croatá é um distrito de São Gonçalo do Amarante. Logo, no OSM, seria addr:district. Se você faz a equivalência direta para bairro (addr:suburb), já está errado.

O mesmo vale para os complementos, e uma busca rápida nos dados mostra que a premissa da tabela proposta, de criar uma equivalência direta entre os complementos e as etiquetas OSM, está totalmente incorreta.

Isso tudo é resolvido na validação.

E a questão foi sobre a equivalência das etiquetas.

O que está mencionando, já sabemos, que os dados do Censo 2022 têm problemas.

Não estou mencionando isso. Estou dizendo que, no caso de localidade, é impossível fazer uma equivalência direta. O dado não está errado, o próprio IBGE afirma que essa propriedade (DSC_LOCALIDADE) indica “Nome pelo qual é conhecido o local ou região”. Pode se referir a um bairro (principalmente em áreas urbanas), como pode se referir a muitas outras coisas.

O caso de Croatá não é exceção, basta observar os dados CNEFE 2022 antes de comentar.

Recomendo a leitura do padrão de registro de endereços, metodologia base para tudo relacionado a endereçamento no IBGE: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/metodos-e-classificacoes/outros-documentos/24249-padrao-de-registro-de-enderecos-definicoes-e-orientacoes-de-uso.html

Eu li este mesmo documento. Na planilha dos dados CNEFE 2022, a maioria dos casos é de bairro. Esta foi a mesma equivalência que Fidelis fez, pois observou o mesmo que eu. Os casos excepcionais são tratados na validação. O mesmo para os complementos, nos baseamos nos dados do IBGE, que sabemos ter falhas.