Padronização de Endereços Brasileiros

Pessoal, por conta da possível importação dos endereços do IBGE ao OSM, vimos que seria necessário criar um padrão de endereçamento brasileiro ao OSM. Sendo assim, criei um rascunho para podermos discutir:

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Brasil/Padronização/Endereços

Abro esse tópico para discutirmos melhor como criar um padrão de endereços, à luz do que foi feito em alguns países, como o Reino Unido.

2 Likes

Olá, @matheusgomesms
Consegui adiantar…
Seguem os meus comentários.
Sds.

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Brasil/Padronização/Endereços

Comentários sobre a proposta para padronizar os endereços no OSM no Brasil. Veja que estes comentários referem-se à proposta de uma padronização, em geral, e não me referindo a regras para a importação (mais abrangente aqui…):

place=plot + name=*

Ex. place=plot + name=Lote 4

• 2 - Idem para bloco (de apartamentos):

addr:unit=*

Ex. addr:unit=Bloco 3

• 3 - addr:milestone é proposta ainda, seria já utilizada? (Caberia incluir um aviso, se quiser manter na sua proposta…)

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Proposal:Addr:milestone

• 4 - Há uma proposta para o Distrito Federal, não seria importante conectar as duas, incluindo link em ambas? Pode ser naquela parte final da Wiki page de cada uma…

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Distrito_Federal,_Brazil/Endereçamento

• 5 - Incluir nas referências finais:

Notas metodológicas n. 04/2024 - Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos - CNEFE (14/6/2024)

Notas metodológicas n. 01/2024 - Coordenadas geográficas dos endereços (2/2/2024)

Bom dia, Matheus.

A proposta é importante, necessária e incorporou pontos recentemente discutidos no tópico “Importações”. Está muito boa. Naturalmente, detalhes vão surgir durante as discussões mas já está bastante completa.

Meus 2 únicos comentários eu já antecipei antes, no tópico:

1- Preocupação em adotar o uso de addr:milestone que é ainda uma proposta, não oficial, sem suporte, em especial do Nominatim. Temos hoje cerca de 1.400 endereços mapeados com “km NNN” em addr:* que são encontrados pelo Nominatim. Se tivermos de migrar para addr:milestone perderão essa facilidade, não mais serão encontrados nas buscas até que o Nominatim inclua suporte a essa etiqueta, se incluir;

2- A regra de incluir addr:city nos endereços me parece uma redundância e já existem comentários nesse sentido na própria wiki. Pode ser importante em outros países onde a localidade postal nem sempre bate com a do município, mas não é o caso do Brasil. Mesmo para distritos importantes, a informação da cidade no endereçamento dos Correios é o município, o que pode ser verificado experimentando no formulário dos Correios:

https://www2.correios.com.br/enderecador/encomendas/default.cfm?etq=1&tipo=rem#form1

Como os limites administrativos de todos os municípios brasileiros já estão mapeados no OSM, essa informação é facilmente deduzida da relação administrativa, assim como a do estado e do país, dispensados das respectivas etioquetas, addr:state e addr:country.

Uma sugestão seria adotar como regra não incluir addr:city, mas abrir exceção para os casos em que a dedução a partir da relação administrativa não seja possível por alguma razão - não sei se existem casos assim, seria apenas uma precaução.

Como uma nota adicional, até addr:postcode já começa a ser considerada redundante nos países que já mapearam todos os limites postais:

Higher-level tags such as addr:city= and addr:postcode= are often redundant, since they could be calculated from the respective boundary* *
relations they are contained in (if present and valid).

Key:addr:* - OpenStreetMap Wiki*

@Raquel_Dezidério_Souto e @Fidelis_Assis, muito obrigado pelos comentários! Estou em viagem no momento, então vou deixar para responder em detalhes quando retornar. Assim deixo também algum tempo para ver se alguém mais dá alguma opinião.

Olá a tod*s,

Estive olhando com calma a documentação. Meus apontamentos são:

• Acho que ainda que addr:milestone=* não tenha passado por aprovação até o momento, essa tag descreve bem a finalidade, de modo que incentivando o uso dela se evita que o pessoal coloque a km em outras tags de forma errada.
  • Eu também considero que addr:city=* não se faz útil devido a poder ser derivada de admin_level=8. O único local que está inadequado neste sentido é no DF que as regiões administrativas (que o IBGE considera como subdistritos) estão com admin_leve=8 ao invés de Brasília (considerada equivalente a município pelo IBGE, sendo identica a área do estado).
  • Tenho percebido algumas atualizações no site dos correios, o sistema de localidade ao invés de município vendo sendo implementado e mais usado. O fato é que muitos sistemas por aí vinham puxando nomes de povoados e distritos para preencher incorretamente notas fiscais como se fosse o nome do município. Talvez isso tenha incentivado os correios a adequarem o seu sistema.
  • Localidades com até 50 mil habitantes tem CEP único da localidade. Uma localidade pode equivaler a um município inteiro, ou parte dele, ou um distrito, ou um povoado.
  • addr:milestone=* pode ser usado com addr:housenumber=*. A existência de um não invalida o uso do outro.
  • addr:suburb=* vs addr:district=* : Eu pessoalmente vinha utilizando apenas addr:suburb para ambos os casos. Como todos os distritos tem suas delimitações mapeadas no Brasil, cobrindo 100% do território nacional, assim como os municípios, não se faz necessário o uso dessa tag. Da mesma forma se um município contiver delimitação oficial de bairros, não se faz necessário o uso de addr:suburb
  • addr:postbox=* : Legal, não sabia desta tag
  • Como citado pela @Raquel_Dezidério_Souto , há um tempo atrás eu andei tentando padronizar os nomes de ruas no DF. Desta aventura, surgiu a necessidade de se documentar o que observei lá e de informações que levantei. Então deixei tudo naquela página.

's

Estou de volta, e agradeço imensamente a colaboração de cada um! Vou tentar responder por partes:

Seria sim, bem lembrado, obrigado! Adicionarei assim que tiver tempo.

Vou adicionar na linha do addr:unit, obrigado!

Sim, uma proposta abandonada mas que é usada mesmo assim. Vale o aviso sim, obrigado.

Não conhecia, mas vi que é trabalho do @santamariense. Vou linkar sim as páginas, faz total sentido.

Eu não adicionei essas fontes porque não as utilizei (elas são específicas do CNEFE 2022). Usei a referência do Padrão de Registro de Endereços, que foi citada nos 2 documentos que você mencionou.

Respondido acima. Abri um tíquete no Nominatim, onde a mantenedora deu uma resposta bem completa (não tive tempo de respondê-la ainda): Add addr:milestone support to Nominatim · Issue #3541 · osm-search/Nominatim · GitHub

Concordo com a redundância, mas ao mesmo tempo, vejo algumas poréns se levarmos isso a cabo, em grande escala:

Vantagens de se explicitar addr:city, addr:suburb etc:

1 - facilidade em se obter esse dado diretamente do endereço, sem precisar de passar por uma geocodificação reversa.
2 - por mais que no Brasil todas as cidades estejam mapeadas com seus limites, usar addr:* explicitamente previne possíveis erros de mapeamento.
3 - não é todo lugar que tem bairro mapeado com seus limites (e há muitos casos onde nem há limites de bairro definidos oficialmente pelo município).
4 - addr:postcode pior ainda, nem sei de casos mapeados no Brasil como boundary, como muito tem mapeado em vias (postal_code=*).

Desvantagens:
1 - se o limite de um município/bairro (ou o addr: em questão) for alterado, todos os endereços têm de ser atualizados.

No mundo todo as etiquetas de addr:city, addr:postcode e addr:suburb (e equivalentes) seguem sido usadas ativamente, então acho complicado retirar essa “obrigação” no Brasil.

Concordo, ainda que não foi aprovada formalmente, e nem suportada ainda por algum software, acho que a etiqueta descreve bem a situação. Uma aprovação formal não garantiza nada tampouco (vide busway).

Respondido acima. A questão de Brasília teria de ser vista com cuidado, mas isso entraria mais numa discussão de admin_level, talvez.

Vou alterar isso lá na wiki, bem apontado, obrigado!

A questão de distrito é bem complexa. Não sei no Brasil todo como funciona, mas onde conheço melhor (Ceará), alguns municípios utilizam ativamente a questão de distritos (principalmente os de menor população, mas de grande extensão territorial), mas os grandes não (somente quando há uma área rural em destaque). Fortaleza, um exemplo de cidade grande que não tem zona rural, tem distritos oficiais, mas que na prática ninguém nem sabe que existe (e nem é usado pela prefeitura mesmo). Já uma cidade na RMF, como São Gonçalo do Amarante, sim, usa o conceito de distritos ativamente.

Tentei fazer o mapeamento das boundaries dos distritos da RMF, mas não cheguei a terminar. De qualquer forma, isso mostra que os distritos nem sempre estão mapeados como boundary.

Novamente, agradeço o comentário de vocês, e vou atualizar a wiki de acordo com a discussão levada aqui. Gostaria de receber mais comentários, vou tentar puxar uma nova rodada de discussão!