Criação de grupo de trabalho na comunidade do OpenStreetMap Brasil

Olá colegas,

Estou conversação com um pessoal sobre o tema de Mapeameanto Aberto em Gestão de Riscos de Desastres (mais detalhes neste tópico: Mapeamento Aberto para Gestão de Riscos - reunião para conversar sobre o assunto) e estou vendo a possibilidade de criação de um grupo de trabalho na comunidade brasileira do OpenStreetMap.

OSMF tem grupos de trabalhos, mas há apenas um processo informal de criação (Working groups - OpenStreetMap Wiki). No contexto da comunidade brasileira estou pensando em abrir um tópico a parte apresentando o escopo do grupo de trabalho com enquete para aprovação ou reprovação da proposta pela comunidade.

Alguém tem alguma observação ou contribuição sobre o tema?

Oi Everton,

Acho bem interessante a ideia os trabalhos na área de gestão de riscos. Contudo, qual a finalidade exata de se criar um grupo de trabalho, de maneira “oficial”? Seria um grupo de trabalho nacional ou internacional? Quais as vantagens/desvantagens de criar esse grupo?

Pelo que vejo dos WGs, muitos deles foram abandonados/encerrados, e os que existem têm pouca gente trabalhando de fato, dando a impressão que é extremamente difícil de manter esses grupos. Quem ficaria responsável por isso? O responsável teria tempo/recursos para ser o “gestor” desse grupo?

Peço desculpas por tantas perguntas, mas não ficou muito claro pra mim qual a necessidade da criação desse grupo!

Olá Matheus,

As perguntas são boas e compartilhei algumas com pessoal na reunião agora a pouco.

O problema que o grupo quer resolver é que as informações do OpenStreetMap sejam usadas pelos grupos e organizações relacionadas a Gestão de Riscos de Desastres no Brasil, ou seja, acaba sendo algo de interesse da comunidade brasileira. Eu percebo que oficializar o grupo na comunidade ajudaria a ter um canal claro e estruturado para discutir o tema, não limitado à canais de telegram ou ao fórum da comunidade. Além disso, a gente tem mais liberdade de continuar usando as ferramentas da OpenStreetMap (BigBlueButton, Fórum, Wiki). Talvez como estamos fazendo agora, marcando reuniões periódicas e documentando tudo, já seja suficiente e não precise formalizar nada.

Outras dúvidas nós mesmos teriamos mais claras as respostas quando tivermos escrito um escopo (problema, objetivos, ações) para o grupo.

1 Like

Boa noite, apoio a ideia, será muito importante pra integrar (mais ainda) a comunidade OSM brasileira com as Defesas Civis, ao menos estaduais.

Penso que esse WG também serviria à preposição de protocolos de mapeamento de desastres, p. ex., regras pra delimitar a área atingida pelo desastre ou se todas as áreas onde ocorreram desastres seriam mapeadas (ou somente aquelas com certa frequência, salvo engano, é a recomendação na Wiki). Além da proposição de novas tags, caso necessárias para o Brasil.