Colaboração com o projeto :-)

Prezados,

Apesar de usar o OSM há muito tempo, gostaria de me envolver mais com o projeto, em particular no mapeamento de informações de transporte público e de rotas rurais.

Trabalho com software livre há um bom tempo, há quase 20 anos. Durante esse tempo, já tive a oportunidade de contribuir para projetos de software livre. Sou usuário ativo de projetos e soluções livres, GNU/Linux, QGis, MapServer, Leaflet, OSM, etc.

Gostaria de saber como posso contribuir mais com a comunidade do OSM, em especial qual a etiqueta seguida pela comunidade, bem com as suas regras.

Minhas dúvidas são:

- Há um processo formal para ingresso no projeto?

- Olhando pelo fórum, vi que há iniciativas para reunião dos membros da comunidade. Essas reuniões estão acontecendo? Se sim, membros externos podem participar delas?

- Qual o processo para fazer um projeto/análise para inserção de dados de forma automática?

A respeito de mim, me permita me apresentar. Sou professor na Universidade Federal de Goiás e atuo na área de Sistemas Inteligentes de Transportes (https://transportes.fct.ufg.br/p/10064-corpo-docente). Minha formação é uma integração entre Ciência da Computação e Engenharia de Transportes, atuando primariamente com ferramentas livres.

Em relação a última pergunta, destaco que nos últimos 5 anos tenho atuado no desenvolvimento de um software adotado pelo governo, o Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/sistemas/sete-sistema-eletronico-de-gestao-do-transporte-escolar). Neste software, eu ensino os municípios a utilizem de forma LOCAL os dados do OSM para realizarem a otimização de rotas rurais.

Segue um vídeo tutorial onde ensino os usuários a utilizarem os dados do OSM: https://www.youtube.com/watch?v=aATkWcK2ukE

Mais no futuro, gostaria de verificar o potencial de inserção dessas rotas rurais. Além disso, tenho trabalhado bastante com GTFS e vi na wiki que há várias iniciativas bacanas de integração no OSM.

Enfim, espero poder colaborar com os membros da comunidade.

Marcos Paulino Roriz Junior

2 Likes

Olá marcos.

parabéns por este projeto com software livre e dados com OSM.

a regra basica da comunidade openstreetmap é não fazer vandalismo com os dados, “excluir” dados..

e também para fazer o mapeamento de dados na forma de importação ou automatizado e preciso criar um projeto, documentar-los na wiki do openstreetmap, apresentar a comunidade e só ai a comunidade decidir se esses dados está bom o suficiente para importação ou não, o que também pode não ser recomendado a importação em massa ou com muitos dados..

hoje já existe muitos dados para se mapear no openstreetmap de forma manual ou semi automatica, podendo fazer as verificações, correções antes de envia-los ao OSM.

o que eu sinto falta hoje é um sistema web para prefeituras que use dados OSM,

pois com o openstreetmap os dados de cada cidade poderia ser melhorado e ainda atualizado,

Sobre a comunidade, sinta-se avontade para entrar na comunide do OSM no Brasil.

poderiamos criar uma aplicação web com software livre + OSM para as prefeituras, vejo um potencial grande para isso, pois tem prefeituras que infelizmente usa google ainda e a propria prefeitura não consegue atualizar os seus dados, fica esperando pela atualização da google.

Em relação a expansão do mapeamento das rotas rurais é uma boa iniciativa, pois falta muitos dados ainda nas áreas rurais pelo País.

tenho mapeado nós ultimos anos dados de Nomes de Ruas pelo Brasil afora, ainda tem muito a ser feito..

qualquer coisa estou na comunidade openstreetmap brasil, Telegram: View @OSMBrasil_Comunidade pode me procurar, meu perfil é @Raphael-PE

Muito obrigado pela recepção! :-)

Acho muito bacana a ideia de termos algo para as prefeituras, penso que temos que focar na importância do OSM no âmbito do interior.

Já em relação a ideia das rotas rurais, gostei da sugestão.
Podemos criar um projeto na Wiki e pensar em fazer um escrutínio dos dados antes de cada import.

Um tempo atrás, eu publiquei um estudo referente a essa completude. Segue o link para quem tiver interesse: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1442/o/2023_-_ANPET_-_galoa-proceedings--anpet-2023--174596.pdf

Abraços,
Marcos!

Oi Marcos,

Obrigado pela apresentação. Quando era recém-formado trabalhei com planejamento de transportes, e foi nessa época que descobri o OSM. No contexto do nosso país (e da América Latina em geral) é realmente difícil obter dados atualizados de transportes, e faz muito sentido usar o OSM e ferramentas livres para ajudar prefeituras a construir bases de dados de forma eficiente.

Estou acompanhando o repositório do Sete, parabéns também pelo trabalho. Atualmente estou desenvolvendo um projeto chamado OSM for Cities, que vai nessa linha. A ideia principal é permitir o acompanhamento de edições de dados temáticos nas cidades. Ainda está em estágio inicial, mas já é possível acompanhar alguns datasets.

Sobre participar da comunidade, recomendo ativar o sininho da categoria Brasil e acompanhar o grupo do Telegram do OSM Brasil (como o Raphael mencionou) e também o da América Latina, já que muitos projetos da região compartilham desafios e contextos semelhantes. Assim você fica por dentro do que está acontecendo e pode contribuir onde fizer mais sentido.

Bom mapeamento!