Colaboração com o projeto :-)

Prezados,

Apesar de usar o OSM há muito tempo, gostaria de me envolver mais com o projeto, em particular no mapeamento de informações de transporte público e de rotas rurais.

Trabalho com software livre há um bom tempo, há quase 20 anos. Durante esse tempo, já tive a oportunidade de contribuir para projetos de software livre. Sou usuário ativo de projetos e soluções livres, GNU/Linux, QGis, MapServer, Leaflet, OSM, etc.

Gostaria de saber como posso contribuir mais com a comunidade do OSM, em especial qual a etiqueta seguida pela comunidade, bem com as suas regras.

Minhas dúvidas são:

- Há um processo formal para ingresso no projeto?

- Olhando pelo fórum, vi que há iniciativas para reunião dos membros da comunidade. Essas reuniões estão acontecendo? Se sim, membros externos podem participar delas?

- Qual o processo para fazer um projeto/análise para inserção de dados de forma automática?

A respeito de mim, me permita me apresentar. Sou professor na Universidade Federal de Goiás e atuo na área de Sistemas Inteligentes de Transportes (https://transportes.fct.ufg.br/p/10064-corpo-docente). Minha formação é uma integração entre Ciência da Computação e Engenharia de Transportes, atuando primariamente com ferramentas livres.

Em relação a última pergunta, destaco que nos últimos 5 anos tenho atuado no desenvolvimento de um software adotado pelo governo, o Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/sistemas/sete-sistema-eletronico-de-gestao-do-transporte-escolar). Neste software, eu ensino os municípios a utilizem de forma LOCAL os dados do OSM para realizarem a otimização de rotas rurais.

Segue um vídeo tutorial onde ensino os usuários a utilizarem os dados do OSM: https://www.youtube.com/watch?v=aATkWcK2ukE