Uso da ref_name no Brasil

Aqui no Recife, tenho utilizado a base de dados abertos da prefeitura para diversos estudos. No entanto, a base de dados difere de tags geralmente indicadas pelo OSM. Isso porque os nomes estão padronizados em capslock e sem acentuação na base da prefeitura, mas acabam conectando dados de velocidade, sinistros de trânsito e infrações de trânsito, entre outros. Exemplo de como estão esses nomes na base de dados:

AV NORTE
AV CAXANGA
AV GOVERNADOR AGAMENON MAGALHAES
AV MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES
AV BEBERIBE
AV RECIFE
AV DR JOSE RUFINO
AV ENGENHEIRO ABDIAS DE CARVALHO
AV ENGENHEIRO DOMINGOS FERREIRA
AV DEZESSETE DE AGOSTO

Gostaria de inserir essa base de nomes no OSM para possibilitar a conexão desses dados. Eu realizei o trabalho de comparação da base da prefeitura com os nomes registrados no OSM.

Para isso, olhando na wiki em [Names](https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Names) eu achei a seguinte opção:

ref_name: Unique, human-readable name of this object in an external data management system.

Essa opção me parece exatamente o que necessito, no entanto, não há nenhum exemplo de uso no Brasil quando fiz a busca pelo termo no Overpass com o código:

[out:json][timeout:180];
area["ISO3166-1"="BR"][admin_level="2"]->.brasil;
way(area.brasil)["ref_name"];
out body;
>;
out skel qt;

A não ser uma única via, que acredito que esteja com essa informação equivocada.

Pois bem, não encontrei nada relacionado neste distinto fórum e fui orientado no Telegram a trazer essa discussão para cá. Há um uso diferente na Alemanha, que se refere a paradas de ônibus, mas acredito que não seja conflitante, se entendi corretamente.

No final, a pergunta é: faz sentido eu inserir esses dados nesse formato no OSM e nesta tag? Existe outro local mais adequado para inserir esses dados? Ou utilizo eu um banco de dados pessoal para fazer essa convergência de dados?

Agradecido pelo tempo e atenção de todas e todos.

1 Like

Olá Daniel Valença
Tudo bem? espero que Sim.

Esses nomes de avenidas que você colocou aqui no forum como exemplo já estão mapeadas no Openstreetmap, infelizmente essas bases de dados externas não segue os padrões do Openstreetmap no sentido de está com os nomes abreviados, Nomes Maiusculos, as tag´s geralmente não são as usadas no openstreetmap e a tag Ref_name não é usada no Openstreetmap, eu vejo a tag ref que é usada para os codigos das vias, como PE-01

não vi os dados que você se refere a velocidade, mas poderia inserir só a velocidade a Rua, inclusive também pode se usar as imagens mapillary disponível como fonte de dados, Recife tem uma cobertura de imagens nas avenidas e em alguns bairros que eu fiz, como por exemplo, Boa viagem, IPsep.

Inclusive a comunidade Openstreetmap está esperando sair os dados do censo IBGE esse ano para fazer atualização de endereços e numeração de casas.

eu incluir os nomes de Ruas com os dados de 2019.

acredito que mas de 80% das vias de Recife já tenha nomes.

a minha sugestão seria incluir só a velocidade.

Oi Raphael

Tudo bem? Estamos juntos lá no fórum do Telegram, né? E foi lá que pediram para trazer essa discussão para cá. Não sei os procedimentos até se estabelecer um encaminhamento aqui, se souber, me diga.

A key que eu me refiro está nesse link na wiki do próprio OSM: ref_name
E a primeira frase na wiki diz:
" ref_name=* specifies the unique human-readable name used in an external data management system (e.g., timetables/schedules) where it differs from more commonly used names for an object - most importantly, the one in name=* etc."

Entendo como sendo uma opção de colocar as informações como mostrei nos exemplos, como “AV CAXANGA”, que é como a base de dados oficiais do Recife registra a rua.

Não quero mudar o nome da rua, que já está no padrão do OSM… Que é “Avenida Caxangá”, como está lá. Eu quero é ter uma opção de consulta dos nomes que possam ser cruzado com base de dados como as que citei.

Também não falo das velocidades máximas regulamentadas, que também me interessa, mas que é uma informação estática. Estou falando das velocidades aferidas nas vias, com os instrumentos da prefeitura e disponibilizados nas bases de dados. Assim como infrações e sinistros de trânsito.

Acho interessante conectar essa base à do OSM e estou vendo que a ref_name pode ser esse espaço.

Como deliberamos sobre isso?

Caso seja, ótimo, pois fica mais factível de acompanhar as mudanças nas ruas do Recife, nos osm_id, e fazer estudos com esses dados. Caso não seja, criaremos na nossa organização (Ameciclo) uma base de cruzamento, mas, desde já acho que fica uma solução privada e com menor abrangência.

Abraço!

1 Like

Acho que vai ser mais simples se você converter os nomes da prefeitura pro padrão do OSM e fazer uma pesquisa usando o nome correto.

Tem um código em faces-ibge/02-arruma-nomes at patch-2 · willemarcel/faces-ibge · GitHub que usamos pra converter os nomes do IBGE.

Olá Daniel,

há uma recomendação no OSM para que não se use nomes de endereços abreviados, esse e um ponto, há também um esforço muito grande da comunidade em deixar esses nomes de Ruas sem abreviação, então não faria muito sentido esse esforço para incluir no Openstreetmap uma base de dados como essa.

acho que a comunidade Brasileira do Openstreetmap deve se posicionar sobre esse assunto, eu estou falando aqui as recomendações do proprio Openstreetmap e do esforço que foi para que os nomes de Ruas fossem atualizados.

esses dados abreviados dificulta ate a identificação da origem dos nomes, se os dados vem do Google, já que a base de dados do Google e toda abreviada, existem casos que os nomes de ruas são criados para rua sem nomes, você só acha o nome da Rua no Google.

espero que a comunidade possa discutir esse assunto!

Raphael de Assis

Rafael,

Creio que continue havendo um ruído de comunicação aqui. Eu não estou propondo, em nenhum momento, em nenhum local, sob nenhuma hipótese nas keys name, alt_name, int_name, loca_name, nat_name, official_name, old_name, reg_name, short_name, sorting_name ou nickname…

Essa keys, claramente, como está na wiki do OSM, na parte Names, tem todas as referências de como usar e entendo o que você está defendendo e, acredite, não quero mexer nisso não.

Quero é saber o que, então, é utilizável em “ref_name” que sequer está traduzido na wiki… tem escrito: “Unique, human-readable name of this object in an external data management system.” que entendo por “Nome único e legível por humanos deste objeto em um sistema externo de gerenciamento de dados.”.

No meu entender:

  • “sistema externo de gerenciamento de dados” pode ser entendi como a base da prefeitura do recife, por exemplo.
  • “legível por humanos” quer dizer que é “caxanga” e não “way129737695”, por exemplo.

Mas, agradeço o debate.
Irei usar a diga do companheiro acima de criar minha própria base de dados referenciada nos nomes da prefeitura mesmo.

Abraço! Viva o OSM!

1 Like

Daniel,

Eu tenho a mesma impressão que o Wille.

Eu entendo sua preocupação, mas dando uma olhada no mundo inteiro, com essa consulta Overpass aqui, me parece que essa etiqueta é mais utilizada em rodovias com nomes ambíguos. Então pelo tipo de mapeamento hoje, acho que não caberia essa tua proposta (obviamente que o OSM é livre e cada um interpreta da maneira que achar melhor), além de provavelmente ser mais fácil essa tarefa fora do OSM.

Aliás, é um tema que muito me interessa isso (convergência de dados OSM<->Prefeitura). Talvez não seria interessante a prefeitura disponibilizar esses dados com os nomes corretos (acentuação etc) e sem abreviação?

[out:json][timeout:2500];
// gather results
way["highway"]["ref_name"]({{bbox}});
// print results
out geom;

(consulta demora bastante)

1 Like

Acredito que a prefeitura tenha esses dados com nomes corretos, mas nas bases de dados, por questões de limitações de alguns sistemas mais antigos com a nossa acentuação, tenham optado por esse tipo de padronização.

Estou montando aqui o banco de dados em separado e vou linkar com o osm_id das ruas. Foi algo que já construí no passado, agora é fazer de forma mais padronizada. O maior problema que vejo é que os osm_id mudam… Porque novos segmentos são partidos e aí vai alterando, então vai ser complexo esse esforço, por isso estava procurando por essa solução que pudesse estar dentro da base de dados do OSM.

Para o Plano Diretor Cicloviário da RMR, acabei criando uma série de relações, que davam conta de juntar esses segmentos e, aí, monitoro a exceução do plano num misto de banco da associação de ciclistas com o da prefeitura.

Seria essa uma possibilidade? Os nomes de ruas serem relações? Não sei… Por enquanto, vou tocando o desenvolvimento da melhor forma… E talvez criar esse banco, com os vários nomes que a rua pode ter, que é quase o que o osm faz…

Valeu, galera, abraçO!

2 Likes

Eu já vi relações de nomes de ruas, mas não sei o quão prático é criar e manter isso:

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Relation:street