Substituir nomes de ruas

Quero fazer um trabalho histórico renomeando as ruas de Campanha MG com os nomes usados no século XVIII. Consigo substituir os nomes atuas das ruas pelos antigos?

Olá Vinícius,

Bem-vindo ao OSM. Na verdade no OSM se deve mapear o que está hoje, de preferências reconhecível em solo, nem o passado nem o futuro. Entretanto, os nomes antigos de ruas, quer seja de ontem ou de séculos atrás cabem na tag old_name e são funcionais. Se alguém procurar o endereço de uma casa pelo nome antigo, vai encontrar no mapa da mesma maneira que acha o atual.

É preciso observar que na tag principal name=* deve ir o nome atual e nome antigo na tag old_name=*, como já esclarecido. O que vai em name é o que é renderizado, que é o mapa que tu vê em osm.org . Na hipótese de que tu queira gerar um mapa com os nome antigos, vai precisar de ferramentas externas como o QGis. Posso te dar umas dicas caso tu não tenha conhecimento algum.

Possibilidade tem inúmeras. Se quiser detalhar mais o projeto a gente pode dar mais dicas de ferramentas.

A propósito, tem uma rua com nome antigo ja mapeada na cidade, esse nome provavelmente vem de nome de rua implantada em loteamento (Rua 1, 2, 3, 4, …) → Way: ‪Rua Doutor Alaor Ribeiro‬ (‪285591800‬) | OpenStreetMap

Bora mapear! :wink:

1 Like

Além do exposto pelo santamariense, gostaria de recomendar o projeto OpenHistoricalMap (irmão do OSM): OpenHistoricalMap

Lá você consegue mapear tudo o que deseja em termos históricos :slight_smile:

Muito obrigado Matheus. Vou conferir. Mas sabe me dizer se consigo criar um mapa para apresentação só com os nomes antigos das ruas?

Vinícius.

Creio que sim.

Outra opção é baixar as ruas atuais, e renomear no QGIS. Lá você pode personalizar do jeito que você quiser.

(talvez faça sentido você dizer qual seu projeto exatamente? Assim a comunidade pode te ajudar melhor em relação à sua dúvida).