Roteirização dentro do OSM (GraphHopper ou OSRM)

Olá a todos!!

O que é preciso para que uma rota seja efetivada dentro do OSM, usando os motores de roteirização disponíveis como o GraphHopper ou OSRM?

Preciso efetuar uma rota de ida e volta entre as seguintes coordenadas.

De : -9.923214,-54.905462
Para: -9.79206041,-54.36583801

Já fiz o seguinte:

  1. Solicitei a alteração dos atributos de permissão para Permissive
  2. Para alguns segmentos, solicitei a alteração do Tipo da Via ( de: Trilha/Via de Acesso - para: Via local ou estrada vicinal)

Mesmo tendo efetuado esses passos, já passam de 15 dias e ainda não consigo fazer essa rota.

Não sei se é necessário fazer mais alguma coisa. Peço, por gentileza, um auxílio nesse caso.

Agradeço pela atenção!!

Isaias

Oi Isaias,

Me parece que a etiqueta access=forestry está restringindo o roteamento. Talvez retirando essa etiqueta, de todos os caminhos do entorno, resolva?

Esses roteadores geralmente atualizam uma vez por dia, ou seja, se você alterar hoje talvez só consiga fazer o roteamento amanhã.

Atualiza a gente pra ver se resolveu!

Olá Matheus, obrigado pela resposta!

Então, eu já tinha feito, a mais de duas semanas, essa troca nas etiquetas de access=forestry para access=permissive, atualizando apenas as etiquetas dos segmentos que me “interessam” para efetuar a rota, entende?

Essa é uma região de fazendas, com muitas áreas de difícil acesso.
As vias para a rota foram escolhidas usando como base a imagem de satélite do OSM. Aparentemente essas vias escolhidas estão bem mais acessíveis. Será necessário alterar também as etiquetas dos segmentos do entorno?

Paralelamente, estou também em contato com o pessoal do GraphHopper para tentar entender o motivo da rota não ser efetivada.

Caso eu tenha novidades, informo você.

De qquer forma, obrigado pela atenção!!

1 Like

O segmento que eu te mandei não faz parte da rota? Eu entendo que, para a rota funcionar, todas as etiquetas deveriam estar corretas (ainda que essa etiqueta exista).

No fim das contas você fez o correto, que é verificar com o roteador o que está acontecendo. Vamos ver o que eles respondem!

Olá Matheus, bom dia!!

O pessoal do graphhopper identificou pequenos segmentos de pontes na rota, que ainda estavam com as etiquetas access=foresty, mas eram tão pequenos que acabei não visualizando de imediato. Por esse motivo a rota não estava sendo concluída.

Alterei as etiquetas daqueles pequenos segmentos e a rota funcionou perfeitamente.

Muito obrigado pela ajuda e atenção dispensada. Valeu mesmo!!

1 Like

Excelente, fico feliz que tenha dado certo! Estranho é que eles não têm suporte ainda à essa etiqueta, mas faz parte!