Qual tag é mais adequada para mapear lagoas marginais?

Qual tag é mais adequada para mapear lagoas marginais?

Uma lagoa marginal é uma lagoa na área próxima as margens de um rio, geralmente na área de várzea, e muitas vezes são intermitentes. No Brasil um caso específico é no Baixo São Francisco, em que existe tal tipo de lagoa. Porém, o problema nesta região do São Francisco é que as lagoas são naturalmente intermitentes, porém após a construção de algumas represas elas passaram a receber água com menos frequência, no caso em eventos de enchentes, o que fez que muitos moradores ocupem estas zonas.

Ao definir as tags para mapear as lagoas existem duas possibilidades:

Considerar as lagoas como intermitentes e usar este conjunto de tags:

hazard_prone=yes
hazard_type=flood
intermittent=yes
natural=water
water=lake

Ou, considerar estas lagoas como uma área qualquer da várzea do rio e que é suscetível a enchentes, portanto sendo necessário usar partes do conjunto de tags:

hazard_prone=yes
hazard_type=flood

Outra informação importante é que corpos d’água intermitentes são renderizados no OpenStreetMap, inclusive em algumas ferramentas da mesma forma que os permanentes. Isto faz com que a primeira combinação de tags, quando usada no contexto do Baixo São Francisco, seja problemática do ponto de vista de visualização nos renderizadores, mesmo podendo ser a mais adequada do ponto de vista semântico.

Posto os detalhes, qual tag vocês acham que seja a mais adequada para o contexto?

Devemos estudar melhor.
Lago é muito grande para caracterizar uma pequena lagoa.

1 Like

Obrigado Julio!

Olhei aqui water=lagoon , mas ele é parece ser mais aplicado a corpo d’água próximo ao mar. Não sei se tem outra opção?

A minha maior questão é considerar este corpo d’água intermitente ou não. Não sei qual informação a mais pode ajudar.

Around here wetland is often used for such places. Even if the rendering is not always nice…

Regards.

1 Like

No Baixo São Francisco as lagoas e várzeas intermitentes são de grande porte. Há várzeas com mais de 40 km de profundidade, como a da Boacica e Marituba (AL), Betume (SE), dentre as principais.

Estamos utilizando as tags abaixo:

hazard_prone=yes
hazard_type=flood
intermittent=yes
natural=water
water=lake

uma vez que é importante a sua vizualização final com linhas tracejadas (intermitentes) assim como os inúmeros rios intermitentes no semiárido nos estados de Alagoas e Sergipe (que são rios como outro qualquer, porém com água vertendo em determinadas estações do ano).

Eu consideraria intermitente se as lagoas recebessem água pelo menos na época de cheia. A realidade é que elas só terão água no caso de uma grande enchente. Em várias regiões isso não acontece há décadas.

Não considero coerente etiquetar uma área sujeita a inundações como uma lagoa intermitente. Se formos aplicar esse conceito, vários bairros de grandes metrópoles seriam lagoas intermitentes também, pois inundam com muito mais frequência que essas áreas próximas do Rio São Francisco.

Esses mapeamentos tornam o mapa incoerente e confuso pros usuários, vejam alguns exemplos:

3 Likes

Eu compartilho da mema opinião do wille, acredito que se fosse mater essas lagoas seria mais adequado usar uma tag que exibisse apenas o contorno (tipo leisure=nature_reserve), mas para chave ‘water’ não há nenhuma.
Dessa maneira também não acho correto a renderização cobrir estradas, casas, lavouras etc…

3 Likes

As áreas de várzea em geral podem ser mapeadas com hazard_prone=yes e
hazard_type=flood ? Mas poderíamos pensar uma proposta de alguma tag para diferenciar o que são estas lagoas marginais, mesmo com as características muito específicas que elas têm para esta área?

Acredito que essa é a melhor tag.

É possível propor sim.

1 Like

Estava consultando algumas tags de “lifecycle” que possam servir para as lagoas marginais no contexto do Baixo São Francisco, mas a maioria dos exemplos se limitam a feições artificiais → Category:Lifecycle - OpenStreetMap Wiki . Existe alguma que possa servir para feições naturais? (Nota: Ainda existe uma zona mais baixa onde existia as lagoas marginais, mas estas não têm mais água fora de um momento de enchente).

While “hazard_prone” does have some usage, “flood_prone” has 10 times the amount and may be better for “hazard_type=flood”.

1 Like

Eu abri um tópico em inglês com uma abordagem mais genérica para avançar na discussão.

@EvertonBortolini conseguiu chegar em alguma solução para esse tópico?

O ponto que chegamos é que não há uma tag muito adequada para este contexto. Talvez mapeando como um corpo da água intermitente, mas não sazonal. Porém este esquema de tags ainda vai manter o problema na hora da renderização. Outra solução é mapear tudo como planície de inundação, o que inclui as lagoas e as áreas no entorno das lagoas.