Proposta para o Mapeamento da Amazônia Legal - Brasil

Conforme postei na comunidade do OSM Brasil sobre a amazônia legal eu pesquisei o limite administrativo da amazônia Legal no Openstreetmap esses dias e não encontrei, dai senti a necessidade de ter esse limite administrativo no openstreetmap pois ajudaria todos os mapeadores que mapeia naquela região da amazônia, sabendo qual é o seu limite e quais os locais pertence à floresta amazônica.

Então fui pesquisar na internet se existia esse limite e descobri que o IBGE disponibiliza esse limite com data de 2022 e em vários formatos, como, por exemplo, SHP e PDF.
Nesse link do IBGE, https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/mapas-regionais/15819-amazonia-legal.html e possível ver os arquivos disponíveis para download.

então pensando no mapeamento da amazônia legal não sei se era interessante propor uma tag para esse mapeamento ou usar uma tag administrativa que acredito que não exista ainda para esse mapeamento de vários estados como é o limite da amazônia legal.

Então fica aqui a sugestão do mapeamento da amazônia legal e de uma consulta para saber quais as tag poderia ser usada para esse tipo de mapeamento.

forte abraço a todos,

Raphael

2 Likes

Se nem a Amazônia Legal esta mapeada imagina as áreas menores exemplo: serras vales florestas… Acho que temos um grande trabalho pela frente.

Vamos pensar um pouco…

De acordo com a Wikipedia [EN], se trata de uma divisão socio-geographic, e além do mais, lá também consta a existencia de outras 2 regiões sócio-geográficas que são Centro Sul e Nordeste, cobrindo 100% do território nacional. Como são da mesma categoria, mapear as outras também, faz sentido.

Porém parece que o que está no IBGE pega os municípios que fazem parte da Amazônia Legal por inteiro, mesmo que tais municípios estejam cortados por mais de uma região.

Voltando para a wiki do OSM, não encontrei nada que representasse exatamente, porém existe a possibilidade de usar uma nova. Dada a definição da Wikipédia, sugiro as seguintes tags:

type=boundary
boundary=socio-geographic
name=Amazônia Legal
wikipedia=pt:Amazônia Legal
wikidata=Q4740925
source=IBGE

ou quebrar em subtags, como a seguir:
boundary=geographic
geographic=social

O que acham?

2 Likes

Fui pesquisar também sobre quais tag usar nesse tipo de mapeamento e achei interessante esse conjunto de tags abaixo em que o @santamariense mostrou como exemplo e vi que a tag boundary=geographic significa
“Limite Geográfico” e boundary=geographic significa “Geografica social” acho que se encaixa perfeitamente nesse tipo de mapeamento para delimitar a área da amazônia legal, poderia ate propor uma votação para o uso desse conjunto de tags, caso ninguém apresente outras propostas.

type=boundary
boundary=geographic
geographic=social
name=Amazônia Legal
wikipedia=pt:Amazônia Legal
wikidata=Q4740925
source=IBGE

2 Likes

santamariense, a Amazonia Legal corresponde a uma região e como a wiki osm não tem um valor específico, pode ser indicado pelo usuário, sendo a minha proposta:

type=boundary
boundary_type=socio-geographic
(ou boundary_type=region)
geographical_region=Amazônia Legal
(ou geographic=Amazônia Legal)
wikipedia=pt:Amazônia Legal
wikidata=Q4740925
source=IBGE
source:date=2022

Esta etiqueta geographical_region já existe no TagInfo e creio que marca mais o caráter de região e não seria necessário usar name.

https://taginfo.openstreetmap.org/keys/geographical_region#values

Incluí o ano da fonte do limite e talvez, incluir uma etiqueta note com o link para o arquivo.

1 Like

Já no caso de mapear a Amazônia como bioma ou ecoregião eu não encontrei uma tag muito boa por enquanto. Existe tag biome=… no Taginfo, mas com pouco uso.

EvertonBortolini,

No caso do bioma, penso ser

natural=wood
boundary=forest
name=‘Floresta Amazônica’
source=IBGE
source:date=XXXX (incluir o ano)
note= YYYYYY (incluir link dos dados)

Tem outras tags em natural=wood:

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:natural%3Dwood

Para florestas manejadas (como as de eucalipto) seria landuse=forest.

1 Like

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Environmental_OSM

1 Like

Olá pessoal. Legal que a discussão está avançando. Tenho algumas observações.

@Raquel_Dezidério_Souto, estive olhando as seguintes chaves:

  • boundary_type: Wiki vazia e parece ser o mesmo que border_type. Ainda acho que a chave deva ser boundary, independente do valor, pois são tags complementares: type=boundary + boundary=* . boundary_type=* parece ser um complemento de boundary=*.

  • geographical_region: Apenas encontrada em Berlin e pelo que pude observar tem sido usada para indicar a área maior a que uma sub-área pertence. Exemplo: Esta área com a tag geographical_region=Nauener Platte está dentro desta outra área. Sendo um nome próprio, pode permanecer na tag name=Amazônia Legal.

  • natural=wood: Com essa tag se pressupõe que a área toda tem floresta, o que não é o caso.

@EvertonBortolini, a tag biome=* inclusive só foi usada no Brasil para complementar informação de landuse=* ou natural=* . De certa forma mapearmos as macroáreas, se pressupõe que tudo o que tem dentro pertence ao bioma. Resumindo, acho que biome=* pode ser usado. Nâo sei se biome seria um tipo de boundary, mas se for, seguindo a lógica de subtags seria type=boundary + boundary=biome + name=*.

1 Like

Obrigada.

  • sobre a região Amazônia Legal

Pensei no geographical_region pra ficar marcado como região, no TagInfo, ‘geographic’ é menos utilizada ainda, apenas 1 ocorrência…

Na verdade, podemos optar pelo que quisermos (aceito pela comunidade), pois não há previsão de tag oficial para este tipo (da Amazônia Legal), um domínio administrativo (Sudene)… a Wiki OSM indica como ‘user_defined’…

  • sobre o bioma

‘biome’ não é tag oficial (só aparece no TagInfo), mas vi que foi usada para Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado como valores, no Brasil.

Porém, procurei por essas feições em osm.org (tagueadas como biome) e não consegui encontrar, porém encontrei vários natural=wood para Mata Atlântica ou Cerrado.

Pesquisei biome=cerrado no Overpass e apareceu 1 node apenas. com “landuse=grass”, creio estar errado.

Pesquisei biome=Mata Atlântica, encontrei usado em poucas áreas, sempre relacionados a APAs.

O caso é que existe o limite OFICIAL destes biomas no Brasil, não seria apenas um qualificador (mais uma tag) como nos exemplos que envio.

Teria talvez que tratar então como boundary (e não como ‘natural’ qualquer coisa ou ‘biome’ apenas, incluindo as etiquetas adequadas).

Stricto senso, natural=wood é pra mapear
oficialmente as florestas e penso que, mesmo estando degradadas, pois o OSM comporta multipoligonos, podendo ser mapeadas as áreas degradadas dentro da floresta, posteriormente.

Mas, entendo que a Floresta Amazônica é enorme e poderia dar conflito com as áreas urbanizadas. É sobre isso que argumentou, certo?

Enfim, tratar os dois casos como boundary - uma para a Amazônia Legal e outro para o bioma oficialmente delimitado, variando-se as etiquetas.

1 Like

Bom Dia a todos, como sugestão poderíamos definir as tag´s para a relação do limite da amazônia legal e depois qual seria as tag´s para o seu bioma, já que com o limite tudo que esta mapeado dentro do território da amazônia já passaria a fazer parte do território da amazônia legal.

Como sugestão de uso das tags abaixo proposta pelo @santamariense @santamariense santamariense e incluindo algumas tags sugerida também pela Raquel.

type=boundary
boundary=geographic
geographic=social
name=Amazônia Legal
wikipedia=pt:Amazônia Legal
wikidata=Q4740925
source=IBGE
source:date=2022
note= YYYYYY (incluir link dos dados)

no outro limite para o mapeamento na área da amazônia poderíamos estudar se usaríamos a tag bioma sugerido pelo Everton e outras tags que também foi sugerida nas postagens anterior.

Quem tiver outra sugestão de uso de tag poderia ser adicionada aqui para uma votação e escolha das tags a ser usada no limite da amazônia, lembrando que seria mapeado só o limite da amazônia legal e depois pensaríamos no seu limite do bioma ou algo parecido como foi sugerido aqui nas postagens anteriores pela @Raquel_Dezidério_Souto Raquel e pelo @EvertonBortolini Everton.

1 Like

Sim, isso é verdade. Porém utilizar uma tag que já vem sendo usada para outras finalidades, não sei se seria o ideial. já que se espera que ao consultar por exemplo uma amenity=school o resultado seja somente escolas e não outras coisas juntas.

Sim, também é outro fato. Estamos decidindo uma tag. Como existem outros biomas no mundo, fica como pergunta por quê não criaram uma tag para mapear biomas pelo mundo? Nunca pensaram nisso ou deve haver outros motivos? Para quem entende… a delimitação de um bioma costuma ser oficial (para não dizer exato, pois acho que essa palavra não se aplica bem ao caso) ou é estimado?

Sim, exato. Dentro existem tudo quanto é tipo uso do solo, desde matas nativas, passando por pastagens, lavouras, leitos de rios, e áreas de grande intervenção humana como indústrias e residencias.

@raphaelmirc, quais as outros 2 propostas de mapeamento e quais as tags? cc @Raquel_Dezidério_Souto

Bem lembrado que nessa de delimitação da região sócio-geográfica não deve ser bioma. Até mesmo porque as outras 2 regiões em que o Brasil se divide não são biomas: Centro-Sul e Nordeste.

1 Like

Creio que o ambiente natural seja sub contemplado no OSM… é uma construção e fico feliz em fazer parte disso…

Em relação ao bioma, podemos ver como está sendo realizado na Africa ou na França, que possuem mais tradição em mapeamento…

Podemos seguir a ultima sugestão de @raphaelmirc para as etiquetas da Amazônia Legal e deixar as outras Amazônias (bioma e internacional) pra resolver depois.

“Vamos por partes”, como diria Jack…

1 Like

Santamariense, esta proposta daqui:

Já os outros 2 limites " limite internacional da amazônia e os biomas da amazônia" poderiamos fazer um novo post e descutir as propostas mas a frente,

o @santamariense poderia colocar essa proposta para votação.

2 Likes

Vamos seguir com este conjunto de tags. Lembrando que uma decisão local pode ser derrubada se internacionalmente forem optadas pelo uso de outras tag. De qualquer maneira se futuramente forem criadas tags oficialmente para isso, a gente só ajusta. Simple assim. Por mim, está aprovada.

Por min também está aprovada o uso das Tags Sugerida no Post Anterior!

Por mim também :+1::+1::+1:

Dando um último pitaco, acho extremamente válida a ideia e apoio o Raphael nessa empreitada!

Minhas preocupações são:

1 - reaproveitar as fronteiras existentes para inserir a nova boundary (visto que basicamente pega todas as fronteiras externas daqueles estados, exceto uma linha que corta o MA).
2 - bioma deixar para ver depois. Discordo totalmente de colocar natural=wood naquela área (ou em qualquer área gigante). Só reforçando, entendo que a discussão aqui encaminha para esse entendimento mesmo.

1 Like

@matheusgomesms iremos sim Reaproveitar as fronteiras existentes, bem lembrado esse ponto, criamos a pagina na Wiki do Projeto Amazônia Legal, quem quiser editar e melhorar a pagina será bem vindo.

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Brazil/Projeto_Amazônia_Legal

vi que existe outro Projeto de mapeamento para a Amazônia, porem e da comunidade Latam, então o melhor foi criar uma pagina só para esse Mapeamento.

1 Like