Importação de endereços Contagem/MG

Oi Igor, algumas sugestões (preferências pessoais, não que seja errado):

1 - se a cidade tiver os dados de fronteira, eu adicionaria tanto addr:city como também addr:suburb. Como o @santamariense disse, o Brasil todo está coberto por limites municipais, então é possível inferir a cidade (e o bairro, se tiver mapeado). Dá para inferir? Dá, claro, mas eu sou do time de quanto mais informação fácil melhor. Gosto de ter rua, número, bairro, cidade e CEP, mas aí é preferência minha.

2 - Precisar não precisa (e não está errado em manter assim), mas não são todos os usuários de dados que conseguem usar essa informação. Eu separaria, se fosse possível.

3 - Sim, essa é a etiqueta. Mas olha, se é um nó de endereço só com addr:street, sem mais nada, não seria melhor apagar esse nó antes de enviar? Vejo essa etiqueta nohousenumber=yes mais útil para POIs que não tem numeração (por ex. indústrias), mas assim solto, sem nada, não vejo muita utilidade.

4 - Ver ponto 3. Apagava o 0 e deixava só o outro nó.

Outras questões:

Nesse changeset teste há duas coisinhas:

5 - Provavelmente esse ponto está com a rua errada. Em Fortaleza acontece o mesmo, endereço de esquina é muito problemático.

6 - Esse ponto (e o vizinho) tem rua diferente da via (Rua/Avenida). Dureza saber qual o correto, mas é bom manter um padrão entre ambos. Também acontece em Fortaleza, e é uma oportunidade de corrigir as vias no OSM!

Se na geometria iria tão somente a tag nohousenumber=yes, também não vejo motivo para manter a geometria.

Uma possibilidade de uso seria numa próxima atualização de endereços por parte da prefeitura, usar elas para detectar endereços a serem atualizados. O que também não seria grande problema, pois se consegue isso por meio de outras metodologias que detectariam não somente estes casos como os de lotes novos, por exemplo.


5 - Parece também que a numeração das edificações não seguem um padrão crescente e contínuo na cidade. Enfim, isso é só uma observação. Se é assim no mundo real, deve ser assim também no OSM.

6 - Isso é um tipo de erro recorrente Brasil afora. Inclusive seria interessante a comunidade se unir num mutirão para fazer correções/atualizações. Não casar direito o nome da rua com o endereço pode causar confusão para o usuário final.

Também vejo como redundante.

Indício de erro? Se forem poucos números, 2-3, talvez seja isso que você disse, 2 ou 3 casas. Mas e os casos com vários, mais de 10 e até mais de 50?

Caso extremo - Rua Fernando Ferrari, coordenadas -19.889944, -44.093304, com mais de 50 números:

617;60;0;367;89;99;69;59;49;39;477;475;279;403;411;401;375;377;298;310;322;330;376;380;47;440;420;410;618;610;616;44;277;360;288;201;450;480;40;41;42;628;514;512;510;460;370;328;372;391;483;405;275;43;45;29;50;619

Talvez a prefeitura possa esclarecer. Se for “sem número” mesmo (ainda), uma outra possibilidade seria ficar sem “addr:housenumber” como já temos milhares de outros casos?

Só pergunta difícil :slight_smile:

Não. O arquivo original era um ponto para cada número, e eram sobrepostos. Muito provavelmente são lotes com várias unidades.

O que vou fazer é: deixar junto se imagem aérea indicar que é um lote só. E separar se eu ver que são acessos independentes.

Fiz como teste de importação umas 4 quadras do setor 7h2wt2: Changesets | OpenStreetMap

Para mim o material está bom e indo bem. (meus agradecimentos ao @Fidelis_Assis)

Acredito que a comunidade pode continuar o processo de importação, visto que preciso priorizar outras coisas.

Fico à disposição para orientar no import. Caso precisar, podem me contactar pelo Telegram, ou aqui, que respondo a questões, ou mesmo podemos marcar uma video se melhor for.

Sim, no original são pontos distintos com exatamente as mesmas coordenadas. Quem junta tudo em um único ponto concatendando os números é o JOSM. Outra forma de representar, facilitando identificar as sobreposições. Só percebi depois que o JOSM juntou.

1 Like

Por nada, fico feliz que tenha ajudado.

1 Like

Será que a gente não conseguiria algum mapeador local para fazer esta importação? Posso treinar e ensinar como fazer, bem como acompanhar e validar.