Depois de tomar conhecimento da existência de várias ferramentas e serviços, e analisar/experimentar algumas coisas, cheguei à conclusão de que vale propor o que esse tópico mostra. Porém, ainda existem algumas “dificuldades” e, depois delas contornadas, isso só terá serventia para quem quiser georreferenciar fotos de uma maneira totalmente manual.
Como quem já experimentou já pode saber, o Mapillary tem algumas exigências para o envio manual de fotos:
Por outro lado, a comunidade de software livre e código aberto tem à disposição, feito em Java, o software Geotag:
A proposta dele é capacitar os arquivos das fotos exatamente com aqueles metadados que o Mapillary exige!
Download e execução são muito fáceis e práticos:
Mas existem dois problemas graves:
1) Talvez o mais importante. O Geotag está usando API Google, como pode ser inferido da observação do primeiro screenshot acima.
2) O Mapillary não entendeu a gravação padrão do EXIF que fora feita pelo Geotag em meu teste de caso de uso:
Mesmo depois de enviado ao servidor o arquivo, parece que o arquivo foi considerado inválido. Ele não aparece em “My Uploads”.
Pode ser a formatação dos dados… a estória do Datum, ou sei lá o quê.
Acho que a questão da dependência do Google pode ser contornada implementando-se um novo map.js. Enviei e-mail para o autor perguntando alguma coisa. Vou terminar convertendo o repositório CVS em repositório Git e colocando o candidato a fork no Github. Não podemos usar o Google! O problema é que provavelmente eu não terei tempo… Alguém mais tem interesse em trabalhar com isso? No pior das hipóteses, é o caminho mais curto que tenho encontrado para poder usar Mapillary sem a aplicação móvel.
Os plugins do JOSM não trabalham com a direção GPS.
O GpsPrune não cria pontos e não trabalha com a direção GPS.
O tux-00/pygtk-osm — issue 9 — é um caminho mais longo.
Update
O erro com o Mapillary tem grande chance de ser apenas um erro do Mapillary.