Desafios do MapRoulette/Tasking Manager Brasil da TomTom

Olá comunidade do Brasil🇧🇷! Meu nome é Salim, trabalho na TomTom e estou entrando em contato com vocês pois tenho 9 desafios do MapRoulette que gostaria de compartilhar. Todos eles estão agrupados em um único projeto para o Brasil.

Esses desafios podem ajudar você a corrigir problemas de qualidade no mapa do Brasil:

Para detectar os problemas nesses desafios, usamos ferramentas públicas de garantia de qualidade OSM, como Atlas e Osmose, além de validação interna. Os erros identificados estão principalmente relacionados à rede viária e às etiquetas que afetam as aplicações de navegação automotiva.

Alguns desafios ocasionalmente mostrarão apenas algumas tarefas, mas atualizaremos esses desafios à medida que novos dados estiverem disponíveis.

Se você quiser corrigir alguns problemas de qualidade, vá em frente e abra os desafios. Você verá que eles contêm instruções mais detalhadas.

Também enfrentaremos esses desafios em algumas semanas a partir de agora.

Deixe-me saber se você tiver alguma dúvida ou sugestão.Mais informações podem ser encontradas no GitHub.

Atenciosamente,

Salim

3 Likes

Olá @sbaido, eu adicionei a etiqueta organised-editing nesta postagem e coloquei um link para ela em “Projetos de mapeamento organizado no Brasil”. Queria te sugerir alterar o título para “Desafios do MapRoulette Brasil da TomTom” para enquadrar melhor com a postagem. Obrigado!

1 Like

You are absolutely free to do so!

Thank you vgeorge

1 Like

Thanks, @sbaido. I’ve updated the title and added the tag ‘tomtom’. I guess it would be easier to find other TomTom projects.

1 Like

Appreciated @matheusgomesms , thank you.

2 Likes

Olá comunidade Brasileira,

Aqui é o Salim, da equipe TomTom. Gostaria de compartilhar com vocês um novo desafio MapRoulette chamado “Adicionar tipo de superfície em Rodovias” distribuído em todo o país. Conseguimos identificar esses erros comparando os dados do OSM com os dados da TomTom, validando posteriormente os resultados internamente.

Para maiores detalhes sobre nossas atividades de melhoria de dados no Brasil, visite nossa página do GitHub.

Não hesite em me contatar se tiver alguma dúvida ou comentário, e espero que este desafio seja útil para você!

Abraços,

Salim A. Baidoun / Community & Partnerships - Global / Community Engagement / salim.baidoun@tomtom.com

1 Like

Olá comunidade Brasileira,

No esforço da TomTom para melhorar o OSM, planejamos realizar edições com base nas observações dos usuários. Esta atividade é o resultado da verificação se os feedbacks recebidos para o mapa da TomTom também podem ser válidos para o OSM.

Observe que, começando com um número pequeno, só realizaremos edições se elas agregarem valor ao mapa OSM, não entrarem em conflito com nenhuma edição recente feita pela comunidade e forem suportadas por uma fonte local. Na ausência de material de origem confiável, entraremos em contato com as comunidades para orientação.

Começaremos editando POIs, uso do solo, endereços e rodovias durante esta atividade. Com o tempo, avaliaremos mais feedbacks e expandiremos para outras feições. Neste link Vocês podem consultar os tópicos do GitHub do Brasil para obter mais detalhes sobre os tipos de edições planejadas.

O desafio MapRoulette usado para essas edições estará acessível apenas para nossa equipe de edição, pois pode conter informações confidenciais. Juntamente com a hashtag tomtom que acompanha cada edição do TomTom no OSM, também adicionaremos o #tt_mapfeedback ao conjunto de alterações se for uma edição acidental resultante do feedback do usuário.

Planejamos começar com Brasil em 2 semanas, juntamente com uma seleção de países para os quais há entrada de usuário disponível e, em seguida, expandir para outros países. Por gentileza, entrem em contato comigo se tiverem alguma ideia ou dúvida sobre esta próxima atividade.

Salim - tomtom

2 Likes

Olá novamente, Comunidade OSM Brasileira!

Voltando com um novo desafio MapRoulette relacionado à inserção de Rodovias [Brazil - Add Highways | Brasil - Inserindo Rodovias] em grandes cidades como Manaus, São Luis, Fortaleza, Natal, entre outras.
Como vocês devem saber, importantes esforços foram feitos internamente por nossa equipe afim de resolver possíveis problemas no mapa OSM e assim melhorar sua qualidade.

Há informações na página do GitHub e uma descrição do desafio que pode ajudá-los a resolver as tarefas, mas não hesitem em me contatar com qualquer dúvida, comentário ou sugestões. Assim que o desafio for concluído, faremos o possível para preencher e reabastecer com novos!

Fiquem bem e boa edição!

Salim A. Baidoun / Community & Partnerships - Global

Desafio completo, @sbaido! É possível criar outros desafios assim, no Brasil?

Challenge done, Salim! Is it possible to replicate this in other Brazilian towns?

1 Like

Thank you for finishing the challenge @matheusgomesms!
Yes our operational team are working on it and will provide very soon.

Olá novamente, Comunidade OSM Brasileira!
Voltando com um novo desafio do MapRoulette relacionado “Adicionar Rodovias” nas seguintes cidades:

Como vocês devem saber, foi feito um esforço da nossa equipe interna para resolver possíveis problemas no mapa da OSM e para melhorar sua qualidade.Você encontrará mais informações na página do GitHub e na descrição do desafio que podem ajudá-lo a resolver as tarefas, no entanto, não hesite em entrar em contato comigo com quaisquer dúvidas, observações ou comentários.
Assim que o desafio for concluído, faremos o possível para preencher e adicionar novos!

Fiquem bem e boa edição!
Salim

Feito, Salim! (Não fui eu, quando fui fazer já estava terminado!) Poderia, por gentileza, criar novos desafios?

1 Like

Ola @matheusgomesms

mais trabalho está vindo a caminho!

2 Likes

Olá comunidade brasileira!
Salim da Tomtom novamente. Gostaria de dizer que mais tarefas foram adicionadas para os seguintes desafios:

E agora temos também um desafio para o estado da Bahia, com 220 tarefas:

Lembrando que as descrições das tarefas se encontram no MapRoulette e sempre podem contar também com a página do GitHub.

Fiquem à vontade para me contatar sobre dúvidas, questões e comentários.
Tenham um ótimo fim de semana. Boa edição!

Salim

Olá OpenStreetMap Brasil! Alô OSM São Paulo!

Salim novamente da TomTom, voltamos hoje para anunciar um novo desafio “Brasil - Adicionar Rodovias - São Paulo: Brazil - Add Highways - São Paulo: MapRoulette. Conforme mencionado anteriormente, comparamos espacialmente as linhas centrais rodoviárias da base de dados da TomTom com a rede rodoviária OSM e identificamos locais com possíveis vias ausentes. Você precisará identificar e adicionar, se necessário, uma ou mais vias que estejam faltando.

Você sempre pode consultar nossa página do GitHub e a descrição do MapRoulette. Por favor, não hesite em se conectar comigo via telegrama, e-mail, comentário no GitHub ou no MapRoulette para qualquer dúvida ou consulta.

Tenha um ótimo final de semana e aproveitem as edições.
Abraços;
Salim

Olá Brasil! Comunidades OSM de São Paulo e Pernambuco,

Espero que vocês estejam tendo um ótimo começo de semana. Hoje estarei recarregando novas tarefas em “Brasil - Add Highways - São Paulo” e anunciando um novo desafio MapRoulette em Pernambuco!

Conforme mencionado anteriormente, nossa equipe realizou uma análise espacial na rede rodoviária e, com base em nossas descobertas, parecem haver estradas e rodovias ausentes no OSM. O objetivo é analisar e revisar minuciosamente os dados, utilizando fontes confiáveis e adicionar quaisquer estradas necessárias. Se você tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo por e-mail, responder a este post/e-mail ou deixar um comentário em nossa página do Brasil no GitHub.

Obrigado e desejo-lhes um início de semana muito produtivo.

Salim A. Baidoun

Olá OpenStreetMap Brasil,

Eu queria compartilhar com vocês um emocionante desafio MapRoulette hoje, que se concentra em edifícios e interseções de água (Brasil - Fix Building and Water Intersections: MapRoulette). Nossa equipe identificou essas tarefas por meio de uma comparação espacial de recursos hídricos e edifícios disponíveis no OSM. Agradeceríamos imensamente sua revisão e resolução das tarefas envolvidas, que incluem identificar e corrigir situações em que um recurso hídrico se cruza com um edifício.

O desafio consiste apenas em 106 tarefas, espalhadas por todo o país. Observe que falsos positivos podem existir, portanto, pedimos que você aplique seu conhecimento local e utilize as fontes mais confiáveis disponíveis para resolver esses problemas.

Sinta-se à vontade para entrar em contato comigo respondendo a este post/e-mail ou deixando um comentário no Brazil GitHub (Brazil | Data Improvements · Issue #8 · tomtom-international/open-data · GitHub) ou na própria tarefa do desafio MapRoulette.

Desejo-lhes um tempo maravilhoso e edição!

Salim Baidoun / Community & Partnerships / Global Engagement

Olá OpenStreetMap Brasil,

Hoje, partilho convosco um novo tipo de desafio do MapRoullete (Brasil - Corrigir cruzamentos rodoviários incorretos: Brazil - Fix Incorrect Highway Junctions : MapRoulette).

O objetivo deste desafio é identificar e corrigir, se necessário, casos em que os cruzamentos rodoviários estão mapeados de forma incorreta ou imprecisa. Nós Melhoramos a qualidade geral da rede de rotas do OpenStreetMap (OSM) resolvendo erros reais nos dados. Nós encontramos pistas com base na análise espacial dos dados do OSM. Nós excluímos caminhos pedonais e ciclovias ao longo e aplicamos uma zona de segurança de distância para gerar um conjunto de situações incorretas para cruzamentos, que você encontrarás neste desafio.

Por que é que esta tarefa é importante? Para garantir que os cruzamentos rodoviários estejam correctamente associados dentro do OSM é crucial para um planeamento de rotas otimizado. Quando os elementos da estrada são desconectados ou mapeados de forma imprecisa, isso pode degradar a experiência de navegação para aplicações de roteamento que dependem de dados OSM, levando a direções ineficientes, atrasos e possíveis erros de navegação.

Acredito que você achará este desafio valioso para melhorar o OpenStreetMap em Brasil. São 193 tarefas distribuídas por todo o país.

Desejo-vos um bom tempo com sua edição!

Salim, TomTom

1 Like

Olá comunidade OpenStreetMap do Brasil,
Estou entusiasmado em apresentar para vocês um novo tipo de desafio MapRoulette ( Brazil - Fix Incorrect Junctions on Roundabouts: Brasil - Corrigir cruzamentos incorretos em rotatórias: MapRoulette). Desenvolvemos novas verificações que visam identificar e corrigir casos em que duas ou mais rodovias estão interligadas ao mesmo nó de uma rotatória. De acordo com a [documentação wiki do OSM] (https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:junction%3Droundabout#:~:text=of%20that%20routes.-,Connecting%20ways,-Connect%20the%20approaching ), as rodovias que entram e saem de uma rotatória nunca devem se conectar ao mesmo nó dessa rotatória.

Por que isso é importante? A correção de tais situações permitirá que as aplicações de roteamento que dependem de dados OSM reconheçam corretamente a situação, fornecendo orientação melhorada ao entrar ou sair de uma rotatória.

As tarefas no desafio foram detectadas com base em uma consulta de dados do OSM. Comparamos o número de rodovias que entram e saem de uma rotatória para encontrar situações com um grande número de rodovias ou um baixo número de rodovias que fazem parte de junction=roundabout or junction=circular. Excluímos caminhos pedonais, ciclovias e estradas localizadas em diferentes níveis (pontes, túneis).

Acredito que você achará este desafio valioso para melhorar o OpenStreetMap no Brasil. Existem atualmente 198 tarefas distribuídas por todo o país. Se você acredita que isso cria valor, poderemos adicionar mais tarefas mais tarde.

Desejando-lhe um fim de semana maravilhoso!

Salim, TomTom

Feito, @sbaido!