Coordenação das ferramentas de Tasking Manager no Brasil

Abro esta discussão com a finalidade de trocar ideias sobre como podemos gerenciar melhor as contas das organizações brasileiras no HOT Tasking Manager e TeachOSM Tasking Manager.

Vamos começar sobre algumas ideia em relação ao HOT Tasking Manager:

Os principais projetos de mapeamento no Brasil são gerenciados pelas contas da comunidade brasileira do OpenStreetMap e pela UMBRAOSM no HOT Tasking Manager.

Algumas organizações com membrasia menor ou que são mais locais, incluindo capítulos do YouthMappers, têm atualmente interesse em também ter acesso a contas com capacidade de criar projetos.

As contas de instituições nas ferramentas de Tasking Manager permitem criar equipes e dar a alguns de seus membros capacidade de criar projetos.

Isto abre a possibilidade das contas das principais organizações no Brasil, citadas anteriormente, possam ser a organização “guarda chuva” e gerenciar que as “menores” sejam equipes na sua conta e permitir a elas maior acesso.

Este apontamento vem da ideia de aproveitar mais as contas já criadas no Brasil e manter uma “rede” entre as organizações, ao mesmo tempo que dá maior autonomia de gestão de projetos a um número maior de entidades.

Agora vamos ao outro ponto:

Mesmo gerenciando melhor as coisas nas contas no HOT Tasking Manger, os projetos criados lá tem o foco humanitário prático, não sendo adequado para a criação de projetos de mapeamento com finalidade de capacitação.

Os capítulos do YouthMappers e outros grupos em universidades têm o interesse em criar projetos de mapeamento para utilização em seus cursos, formações e capacitações. Para isto existe um gerenciador melhor, o TeachOSM Tasking Manager.

Hoje o Mapeadores Livres UFPR tem sua conta nesta ferramenta Tasking Manager. Ela pode servir de organização “guarda chuva” lá, mas também pode ser pleiteado uma conta única para todos os grupos.

Com os dois apontamentos postos, segue algumas perguntas:

Usamos umas das duas contas (OSM Brasil ou UMBRAOSM) como a organização “guarda chuva” no HOT Tasking Manager?

Fazemos um pedido único para criar uma conta no TeachOSM Tasking Manager?

Dúvidas, outros apontamentos, coisas que não entenderam no que escrevi? :grinning:

2 Likes

Boa Noite a todos!!

Acredito que se unir outras equipes Brasileiras em uma conta já existente da UMBRAOSM na ferramenta da HOT vai agregar e muito os projetos de mapeamento no Brasil criada por outras equipes, isso e bom para todos, só precisaria treinar o admin dessas equipes que ficará responsável para criar os projetos da equipe e depois eles passariam para os demais membros como usar a ferramenta da HOT, o cadastro no site da HOT e outras providencias.

Raphael de Assis

2 Likes

Olá Everton,

No repositório do link abaixo nós gerenciamos os pedidos de criação de projeto na conta OSM Brasil, o @matheusgomesms e o @PlayzinhoAgro tem criado e executado projetos por lá:

A idéia é que haja transparência na criação de projetos e que o trabalho de manutenção seja melhor compartilhado entre os voluntários.

A organização UMBRAOSM no Tasking Manager foi criada pelo Raphael depois que criamos a OSM Brasil e eu não entendi muito bem o porquê, já que ele foi convidado a colaborar desde o início. Pra ser sincero, eu não entendo muito bem o que é a UMBRAOSM dado que não há um capitulo local do OpenStreetMap no Brasil. Mas isso é conversa para outro tópico.

Sobre a criação de projetos educativos, eu acho melhor mesmo que fique em outra instância, por dois motivos. Um deles você já falou, que é o contexto em que o HOTOSM atua. O outro é que eu acho que mapeadores super iniciantes deveriam editar em uma instância separada até que se sintam confortáveis em fazer edições no mapa principal do OSM. Ia ser bom verificar se o TeachOSM TM tem suporte a isso.

3 Likes

Obrigado pelo aportes até momento @raphaelmirc e @vgeorge .

O TeachOSM Tasking Manager é apenas um “espelho” do HOT Tasking Manager, mas ele tem foco na gestão de projetos de mapeamento criados para atividades de capacitação. Apesar de ser um Tasking Manager distinto, as edições realizadas lá ainda são na base de dados real do OpenStreetMap.

1 Like

Falando sobre a conta OSM BR, e complementando o que o @vgeorge disse (e corrija-me se estiver enganado), tínhamos (a comunidade BR como um todo) a necessidade de ter uma instância própria do TM (usávamos a Colombiana e a Portuguesa, mas era chato depender deles). Felizmente o HOT permitiu que criássemos projetos lá.

Contudo, a exigência era que os projetos criados fossem constantemente monitorados, e que fossem completamente mapeados e validados, com alta qualidade. Esses motivos (entre outros, imagino) levaram para a concentração de criação de projetos no link postado pelo Vitor.

Não é a solução mais prática, mas pelo menos evita que sejam criados projetos de baixa qualidade ou ‘sem dono’. Quem cria o projeto fica responsável, e é fácil monitorar quem está criando vários projetos sem cuidar dele até o fim. Outro problema (geral ao HOT TM) é que muitos editores novos começam a pular de projeto em projeto por algum motivo que desconheço, levando a um mapeamento de baixa qualidade. Como sempre temos poucos projetos ativos, fica mais fácil monitorar essa atividade e coibir isso. Várias vezes tive de reverter “quadradinhos” feitos.

Em suma, essa metodologia cria menor autonomia, mas preza a qualidade dos projetos, que é o que nos foi passado pelo HOT.

Imagino que os capítulos YouthMappers possam (e devam!) utilizar tanto a conta OSM BR quanto UMBRAOSM para criar projetos no HOT TM, mas na conta OSM BR devem seguir o fluxo de criar uma issue lá no Github, para criarmos o projeto no TM, além de prezar pela máxima qualidade e responsabilidade pelo projeto, do início ao fim. Para usar a conta da UMBRAOSM, não sei como funciona, o Raphael pode explicar melhor!

1 Like

Obrigado pelas contribuições, vou ver internamente na HOT algumas das boas práticas considerando o contexto das coisas aqui no Brasil e dou um retorno a todos vocês.

Por favor sigam fazendo apontamentos para que eu possa ter mais insumos para discussões na HOT e com vocês.

1 Like

Boa Noite @vgeorge, tudo bem? Você não conhece a UMBRAOSM porque você não participa das nossas atividades, somos uma associação de mapeadores que tem como objetivo mapear e melhorar os dados no Openstreetmap, fazemos oficinas de mapeamento e a HOT nós deu essa oportunidade de criarmos os nossos projetos e fazermos a nossa contribuição no Openstreetmap no Brasil sem depender dos donos da comunidade brasileira, toda entidade tem o direito de ter uma task na HOT, como os Youhmappers e demais, então faz o teu trabalho e deixa o nosso trabalho já que mapeamos e criamos atividades mais do que muitos que se diz dono da comunidade e na verdade nao mapeia nada!

1 Like

Boa Noite matheusgomesms tudo bem? a Ideia Proposta aqui foi de agrupar as entidades menores nas Contas da UMBRAOSM e Comunidade BR, estamos aberto a agrupar essas entidades menores sem problema nenhum, já fazemos projetos juntos com 4 Grupos de Youhmappers e um grupo de Alunos do Ceará, então não seria problema que cada equipe tenha uma conta em qualquer uma das 2 instancia do Brasil, estamos aqui para criar projetos juntos! cabe as equipes de youhmappers ou entidades de mapeadores nós procurar para se juntar a nós! receberemos todos de braços Abertos!

nem todos mapeadores tem conta no Github e muitos nem sabe usar, então a wiki seria a forma mais simples de coordenar os projetos, temos alguns membros da UMBRAOSM que coordena essa parte, além das oficinas que fazemos mensalmente!!

2 Likes

Oi @raphaelmirc, peço para que não faça ataques pessoais.

Eu concordo contigo que qualquer entidade tem o direito de pedir à HOTOSM o acesso à instância. O meu ponto é que fazer a manutenção e manter a qualidade dos projetos requer bastante trabalho, e isso é feito melhor quando compartilhado por várias pessoas em um processo aberto.

3 Likes

@EvertonBortolini e @todos

o Lance é que “Tasking Manager” é um software, desenvolvido e com código mantio pela HOT e contribuidores avulsos, hehe ( GitHub - hotosm/tasking-manager: Tasking Manager - The tool to team up for mapping in OpenStreetMap )

Aí existe a instância original, mantida pela HOT,

Mas existem várias outras, como a do TeachOSM (onde nós do Mapeadores Livres temos uma conta e criamos projetos), lhes apresento mais algumas:

E vamos cuidar com tretas galere, somos mais fortes unidos como comunidade e não o programa do Ratinho hehehhee. Ao meu ver “OSM Brasil” e “UMBRAOSM” são organizações distintas e cada uma tem seu(s) papel(is) e função(ões), e a comunidade brasileira do OSM e o OSM como um todo se beneficiam dessa diversidade!!

1 Like

Por fim, deixei aqui separado, porque eu mermo, tenho uma opinião meio divergente, talvez polêmica (hmmmm :eyes:) : acredito que o mais bacana seria uma instância de Tasking Manager onde todo mundo, isso mesmo, todo mundo pudesse criar projetos, no mesmo estilo do próprio OSM, porque ao fim, como todo mundo sabe, edições boas ou ruins podem ser feitas fora de um contexto de Tasking Manager em qualquer parte do OSM…

A mesma área pode estar em dois projetos (isso só é pouco frequente porque temos um mundão hehehe) em instâncias distintas por ex, ou com diferentes formas de particionamento…

E isso, claro, não invalidaria nem se oporia a instâncias de Tasking Manager onde há critérios mais rigorosos para criação de novos projetos e zelo pela qualidade como critério central, aliás, acho muito bacana todo o processo primoroso da OSM Brasil, ao mesmo tempo que a UMBRAOSM tem muitos projetos, vamos lembrar que “completude” também é um critério de qualidade.

Eu mesmo acho que aprendizado faz parte do OSM e erros de quem está aprendendo são parte do processo, ainda que instrução e capacitação sejam muitíssimo importantes para minimizar esse tipo de erros no nosso mapa mais querido do mundo <3

O que é avacalhado é erro em massa, que já vi rolar por exemplo por edições pagas por quantidade de feições (aí qualidade vai pro ralo, muitas vezes)…

2 Likes

A questão que eu vejo é que, enquanto o código do Tasking Manager é aberto e cada um pode criar sua instância, a instância que o HOT disponibiliza tem certas regras (do tipo, tem de estar mais ou menos relacionado com o trabalho humanitário deles, tem de ter qualidade no resultado final). E isso é compreensível, dado que se alguma coisa fica feia, a responsabilidade recai sobre eles, e não sobre quem mapeou. Toda instância tem regras do tipo, e a do HOT não é diferente.

O que poderíamos fazer é ter uma instância brasileira, mas aí vem o problema de manutenção e custos, tempo e dinheiro que não temos. Ou seja, ficamos na mão de quem nos acolhe e temos de seguir as regras…

Citei acima que as comunidades PT e CO deixaram a gente usar as instâncias deles. A Colombiana tá fora do ar muito tempo (e estavam discutindo recentemente se iam colocar no ar de novo ou fechar de vez), e a Portuguesa está ativa, mas sem suporte há muito tempo. Estão com uma versão antiga do TM cheia de bugs ainda.

Então entendo quando o @vgeorge queira manter um certo padrão e controle na conta OSMBR, porque se der qualquer problema, a HOT vem pra cima e fecha nosso acesso. E isso é vantagem pra quem? Ao adicionar a permissão para grupo x ou y, acho que o primeiro passo é alguém desse grupo ter a responsabilidade de tentar levar um projeto do início ao fim, com alta qualidade.

3 Likes

Lembrando que há várias maneiras de contribuir para a comunidade. Moderar grupos no Telegram, por exemplo, já é algo valioso, ainda mais nos tempos anteriores aos bots de escudos quando havia uma invasão maior de pessoas mal intencionadas. Ainda, a caráter de exemplo, se pode ajudar na documentação (wiki), traduzir aplicativos, ajudar na solução de dúvidas… enfim, mapear é só mais uma forma de contribuir. Além disso, aprendi desde o começo quando iniciei na comunidade do OSM que toda contribuição é bem-vinda, inclusive aquelas com erros, pois sempre é possível corrigir.

2 Likes

Boa Noite @adrianojbr se você faz alguma dessas atividades que citou como exemplo, meus parabéns! continue assim…!!

Ironias desnecessárias já não contribuem muito, mas mesmo assim obrigado pelos parabéns, porque você deve saber que eu faço alguma dessas atividades, pois você já veio me pedir ajuda em solução de dúvidas.

Enfim, toda contribuição é bem-vinda. Precisa explicar mais ainda?