Comunidades Faxinalenses no Paraná

Tópico criado para o debate e auxílio na localização de comunidades faxinalenses presentes no estado do Paraná.

Olá Jonathan,

Estou no Paraná também, então se precisar de uma ajuda estamos aqui.

Vou compartilhar este tópico nos grupos de telegram da comunidade do OpenStreetMap Brasil e da comunidade paranaense para ver se alguém mais tem experiência em mapear este tipo de território na plataforma e como fazer isto da melhor forma.

Olá @Jonathan_Seronato tenho uma dúvida: Tu sabe dizer se os governos federal ou estadual tratam os faxinais de forma equivalente as outras comunidades, como aldeias indígenas ou quilombos?

Olá Everton, tudo bem? Tratam sim.

O governo do Estado do Paraná reconheceu com a lei nº 15673 - 13/11/2007 “os faxinais e sua territorialidade específica, peculiar do estado do Paraná, que tem como traço marcante o uso comum da terra para produção animal e a conservação dos recursos naturais”.

Além disso, vale ressaltar que os faxinalenses e outros 14 povos e comunidades tradicionais foram incluídos na Comissão de Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Tradicionais com o Decreto Federal nº 10.408, de 27 de dezembro de 2004. Anos depois, a partir do decreto nº 8.750/2016, foi instituito o Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais - CNPCT que, dentre tantas atribuições, propõe políticas a fim de promover o desenvolvimento sustentável e ampliar a partipação pública dessa parcela da sociedade.

1 Like

Das tags do OpenStreetMap que servem para estas comunidades tradicionais no Brasil a única que vi com tag própria é a terra indígena que usa boundary=aboriginal_lands .

Os faxinais talvez de para mapear como boundary=place e place=faxinal (no caso faxinal seria uma tag criada para este contexto).

Se você quiser entender um pouco mais de como são as tags no OpenStreetMap tu pode olhar aqui na wiki do OpenStreetMap → Map features - OpenStreetMap Wiki

Mas em resumo as tags (ou etiquetas, em português) é como a gente categoriza ou classifica as feições geográficas no OpenStreetMap e define seus atributos.

Nesta discussão, o objetivo é explorar as comunidades Faxinalenses no Paraná, Brasil, seu significado histórico e cultural, os desafios que enfrentam e a busca por suas localizações atuais. Convidamos os participantes a compartilhar ideias, conhecimentos e recursos sobre as comunidades Faxinalenses, a fim de compreender, preservar e localizar esses enclaves culturais únicos.