Brasil - Revalidação dos moderadores - fevereiro de 2024

Concordo com a manutenção dos atuais moderadores do OSM Brasil.

2 Likes

Posso seguir contribuindo como moderador.

3 Likes

Também tenho disponibilidade para seguir como moderador no fórum.

3 Likes

Confirmo meu interesse em seguir como moderador da categoria.

1 Like
  1. Eu recomendo que, além de no mínimo 1) fazer apresentação pessoal de quem cada um é, e 2) defesa de porque deveria permanecer na moderação, a decisão sobre quem deve permanecer como moderador deve ser individualizada. Do contrário, uma consequência lógica é que críticas sérias contra qualquer candidato durante o ultimo ano se tornam responsabilidade de todos os candidatos à re-eleição, visto que seriam selecionados sem distinção.

  2. Vai haver proposta de um ou mais membros da comunidade brasileira como candidato à moderação do #commubuties:br, mesmo que leve tempo para convencer mais candidatos. Embora a maioria dos mapeadores no Brasil sejam pro bono/voluntários, a proporção de moderadores que trabalham profissionalmente com alguma empresa relacionada à OpenStreetMap é alta. Qual o próximo passo? Sim, essa é uma pergunta para melhorar representatividade.

  3. A revalidação deveria acontecer pelo menos uma vez por ano, comprovadamente não aconteceu em 2023. Isso põe dúvidas se a moderação é neutra a ponto de respeitar regras pré-estabelecidas. Vou ser breve aqui, mas em dezembro de 2023 (que seria o limite de um ano) foi justamente quando um dos moderadores (que estava responsável por um armchair Organized Editing aqui no estado em que eu moro, e que tinha falhas graves mesmo depois de revalidado, e ainda é caso em aberto com Data Working Group) quis mover a discussão da comunidade local (OSMRS, grupo de nível estadual) para o OSMBR, enquanto fazia ameaças de expulsar quem discordasse do grupo nacional. Por que essa reavaliação não aconteceu até dezembro de 2023? É possível deixar pré-agendada a data de reavaliação de 2025, de modo que qualquer membro do fórum possa iniciar o processo, mesmo se moderadores não forem proativos?

Porque simplesmente esquecemos (todos fazemos a moderação no tempo livre, de graça). Como eu disse no Telegram e aqui, e você confirmou também aqui, TODAS as comunidades locais estão atrasadas. Você pode ter suas dúvidas se a moderação é neutra, mas a neutralidade não tem relação alguma com esse pequeno atraso.

Se isso é justificativa para dúvidas, então todo esse fórum aqui (com todas as comunidades, não só a BR) é não-neutra, segundo teu argumento.

Esse é um bom assunto. Eu particularmente gostaria de ver mais gente envolvida nos trabalhos da comunidade (não só moderação, mas tudo). Em relação específica à moderação, é simples: qualquer um pode se candidatar e ser eleito (novamente, respeitando as regras globais de candidatura). Lembrando que a eleição é do pacote todo, não é individualizada.

Discordo. Não vou me estender porque esse argumento não faz sentido para mim.

Sobre o restante dos pontos não vou comentar pois não entendi muita coisa, e todas as regras de seleção/re-validação é do fórum como um todo, não fomos nós que inventamos essas regras. Por isso as seguimos.

Se você tiver sugestões de como melhorar o processo de eleição, fique à vontade para sugerir neste tópico: Moderator selection criteria

Mesmo tendo linkado lá na mensagem inicial, vou colocar aqui para todos que desejam se manter como moderadores ou se candidatar a novos moderadores os critérios resumidos de elegibilidade (versão oficial aqui).

Requisitos
Para que uma pessoa seja moderadora de um fórum ou categoria, ela precisará cumprir os seguintes requisitos:

- Contribuir ativamente nas conversas da comunidade pelo menos nos últimos 6 meses.
- Não há proibições ou sanções ativas devido a mau comportamento ou abuso no passado.
- Bom histórico de ser exemplar, tratando os outros com bondade.
- Divulgação de afiliações relevantes e disposição para seguir a Política de Conflito de Interesses do Grupo de Trabalho OSMF
- Compromisso em cumprir as responsabilidades da função (veja abaixo)

Integração e responsabilidades
Ao se candidatarem ao cargo de moderador da categoria, os candidatos comprometem-se a:

- Moderação proativa: mantenha-se ativo e monitore regularmente as conversas e sinalizações da comunidade.
- Resposta a Incidentes: Siga e aplique as diretrizes de etiqueta da categoria e do fórum.

Eles receberão orientações detalhadas para moderadores, com exemplos claros sobre como lidar com tarefas comuns e recomendações para situações difíceis. O restante dos moderadores ajudará a integrar novos membros e fornecerá suporte de pares.

(restante dos critérios ver mensagem acima, por gentileza)

Você está certo nesse ponto. Pedi na thread international para passar a ter data definida antecipada pelo menos para 2025.

Quantos moderadores estamos falando? qual seria o número mínimo e máximo, qual o percentual de vagas por estado?

Sou novo no forum mas estou a longa data no Telegram: Contact @osmrs e já participei do grupo da Associação OSM Brasil lá em 2018 mas não sei se sai ou se me tiraram.

1 Like

@gbschenkel

Consta que tu saiu do grupo da associação. Parece ter sido recente.
Antes disso tu já tinha saído em 13/12/2020 e voltou em algum outro momento. De qualquer maneira as discussões em si sobre a associação pararam em 2019.

Checa a lista completa de canais em Pt:Canais para contato - OpenStreetMap Wiki

1 Like

Sim, minha última conversa é em 2018. Acho que porque não vi nada se mexendo lá, e me irritou um pouco, hehe, mesma coisa que aconteceu com o grupo do Partido Pirata.

Tem o do projeto de criação duma associação, e tem também o nacional Telegram: Contact @OSMBrasil_Comunidade . Esse último sim é o que está ativo atualmente.

Oi @gbschenkel, bem vindo ao fórum. Atualmente somos seis moderadores:

@santamariense
@matheusgomesms
@wille
@vgeorge
@EvertonBortolini
@narceliodesa

Os dois últimos ainda não confirmaram se pretendem continuar ou não.

No tópico Brasil - Revalidação dos moderadores - dezembro de 2022 é possível encontrar a apresentação de cada pessoa. Não há um número mínimo ou máximo de moderadores e os critérios de seleção são o que o Matheus postou aqui Brasil - Revalidação dos moderadores - fevereiro de 2024 - #10 by matheusgomesms.

Até onde lembro (temos de checar), o ideal era ter no mínimo 3 moderadores. Número máximo não tinha.

Tenho a intenção de continuar a minha contribuição como moderador na comunidade do OpenStreetMap. Atualmente estou afiliado ao Hub de Mapeamento Aberto para a América Latina e Caribe.

@narceliodesa me disse em privado que não pretende continuar como moderador. Além disso, ninguém novo se propôs a se candidatar à moderação. Continuamos os mesmos, com uma baixa:

@EvertonBortolini
@matheusgomesms
@santamariense
@vgeorge
@wille

Podemos fechar nessa lista, sem votação, visto que não houve nenhuma discordância da comunidade (pelo contrário)?

Colegas, bom dia.
Em privado comentei com o @matheusgomesms que não cogito continuar como moderador. Minha decisão se dá por conta de outras atividades a quais estou envolvido a quais preciso dar prioridade, dentre elas a organização do FOSS4G 2024, que irá ocorrer no Brasil pela primeira vez.

Na próxima revalidação, quem sabe, me candidato para moderação novamente.

3 Likes

:point_down:

Era meia-noite de ontem para hoje, contando 7 dias inteiros e metade do dia 28 (postagem). Enfim, deixamos um dia a mais de discussão.

Tanto candidatos novos como os com intenção de reeleição tem que estar dentro dos requerimentos. Isso não está conforme: Exceto por um candidato à reeleição (que corretamente tem claro filiações) os demais não o fizeram.

Pedi em https://community.openstreetmap.org/t/moderator-selection-criteria/2392/90 como proceder (os que ainda faltam) se neguem a fazê-lo.

O texto original em inglês tem link direto para https://osmfoundation.org/wiki/Working_Group_Conflict_of_Interest_Policy.