Ajuda com caminho longo (duplicado?)

Pessoal,

Preciso de ajuda com um caminho muito longo (230km) no MT, que está impedindo a geração de mapas roteáveis. O caminho é esse aqui:
https://www.openstreetmap.org/way/261085318

O problema é que detetei isso há algumas semanas atrás (era outro caminho, com outro ID), fiz o split em vários pontos para manter cada trecho abaixo de 10 a 15km e hoje, ao gerar novos mapas o problema surgiu de novo. Fui ver e identifiquei um outro caminho exatamente sobre o anterior que já tinha dividido, parecendo uma duplicata. Fiz uma edição apenas local deletando o mesmo e aparentemente ficou OK, os mapas foram gerados normalmente e com o roteamento funcionando no trecho. Não salvei essa alteração no OSM porque fiquei em dúvida se poderia haver outras consequências. Alguém pode comentar, dizer se é certo/seguro deletar esse caminho ou sugerir o que fazer nesse caso?

Obrigado,
– Fidelis

Tendo outros caminhos, todos conectados entre si (entre o anterior e o seguinte) e que façam a mesma rota, pode apagar sem problemas.

[]s

É como o Arlindo (Nighto) disse, pode (e deve!) quebrar em segmentos menores. A comunidade não chegou ainda a parâmetros muito rígidos sobre como dividir as vias. Eu geralmente quebro qualquer linha (inclusive limites) baseado em dois critérios: o comprimento total (trechos de até 10km), e o número de pontos de cada trecho (até 100 pontos). No JOSM é fácil fazer isso: você pode selecionar a linha e ler o comprimento dela na barra de status, e depois selecionar os nós dela (Ctrl+Shift+N ou menu Seleção > Selecionar Nós da Linha) e ver quantos elementos o painel “Seleção” à direita indica que estão selecionados. (Se o painel estiver oculto, habilite no menu Painéis > Seleção.)

Nesse caso específico, a linha da rodovia tem vários trechos em linha reta com pontos dispostos periodicamente. Então eu sugiro:

  • baixar o mapa no entorno da rodovia
  • simplificar a linha
  • verificar se a simplificação ficou ok, consertar eventuais problemas
  • quebrar a linha em partes

Bem, descrevi tudo isso porque vou mandar o link pra esse post pra quem juntou os pedaços da linha (o usuário ElementoGEO). Talvez ele tenha substituido por uma geometria melhor de alguma trilha submetida ao OSM - só que não colocou descrição no changeset.

Ah sim, o principal motivo para dividir uma via é que normalmente os mapeadores trabalham só com uma pequena porção do mapa de cada vez, mas o servidor retorna a linha inteira, mesmo que só 1 nó esteja dentro da área de download. Então, alguém querendo mapear em Vila Rica baixaria (sem necessidade nenhuma) uma linha de 974 pontos. Em algumas situações, isso pode complicar pro mapeador: o servidor limita o volume de dados permitidos por download tanto por área quanto por tamanho total dos dados. Nesse caso não é um problema, mas numa área mais densa (ex.: Rio de Janeiro, São Paulo, Berlim), seria.

Pontos periódicos em rodovias são utilizados para, ao fazer download de uma área, a rodovia também aparecer nos dados.

Sabendo disso (e provavelmente todos devem saber, já que é um problema na própria API do OSM), basta baixar uma área que contenha um ponto da rodovia. Pode ser o início ou o fim dela, ou uma curva. Do contrário, se eu tiver uma rodovia com 1000km de extensão em linha reta, e pontos a cada 100m, terei 10000 pontos supérfluos no mapa, certo?

O problema é que nem todos sabem :expressionless:

Hm pode ser um pouco tarde, mas o melhor seria documentar esse (e outros pedidos) para a nova versão da API. E poderia/deveria constar num FAQ também, porque esse problema “pode” se manifestar em diversas situações específicas, mesmo que haja uma certa regularidade na distribuição dos pontos.

Nighto, Fernando Trebien e Naoliv,

Obrigado pelas respostas, ajudaram bastante. Eu gero mapas para 7ways regularmente e até fev/2014 não havia problemas. Sempre que encontrava um caminho longo impedindo o conversor da Navikey de gerar o mapa eu quebrava no JOSM, eventualmente simplificando a linha, seguindo recomendação do FAQ de limitar até 10, 15km. Mas desde essa edição de fevereiro/março do ElementoGEO não consigo mais gerar o mapa para MT. Entrei em contato com ele que me autorizou a quebrar o caminho. Não adiantou, ficou explícito então um segundo caminho, uma duplicata do anterior, que continuou impedindo. Na dúvida, deletei o segundo caminho apenas localmente, chequei o roteamento pelo JOSM, salvei uma cópia e gerei o mapa com ela. Parecia tudo OK mas ao tentar usar o navegador, nada funciona direito em MT, nem as localidades são encontradas.

Desconfio que tem alguma outra coisa em MT no OSM que está causando os problemas, mas não consegui identificar. Preciso pesquisar mais pois o que quer que esteja acontecendo não afeta o OSRM nem o mecanismo de buscas. Agradeço se alguém que estiver trabalhando em MT identificar uma possível causa para isso.

Obrigado,
– Fidelis