Unificação dos grupos de telegram OSM Brasil

Minha idéia é fazer com que os grupos existentes fossem “congelados”. No Telegram há a opção de desabilitar o envio de mensagens, assim os moderadores dos grupos menores enviariam uma última mensagem de aviso sobre a migração e bloquearia os próximos envios. Desta maneira o histórico permaneceria a quem já está ou resolver entrar no grupo. Até onde sei não há como migrar um histórico de mensagens para um tema sem perder a autoria e a data de postagem.

Sobre a criação de temas eu acho que poderiamos deixar aberto para qualquer um, pelo menos inicialmente. No OSM Latam está assim.

Sobre a pergunta 3 do @santamariense, os temas estão acessíveis a todos os aderentes ao grupo. Não é necessário entrar ou sair. Recomendo entrar no grupo OSM Latam para entender um pouco de como funciona.

1 Like

Se conseguir manter o histórico eu acho interessante.

Pesquiso muito as orientações e dúvidas discutidos nos grupos.

2 Likes

Não acho a interface de Salas do Telegram boa, mas acho que poderíamos mesclar os grupos nacionais. Os Estaduais eu preferiria deixar separado mesmo.

1 Like

Acho que podemos testar só com os grupos nacionais, depois “trazemos” os grupos estaduais, regionais e locais.

2 Likes

Também acho que ainda não está madura a interface, mas a tendência é melhorar (é nova ainda). Concordo em fazer a migração dos grupos nacionais primeiro. Talvez há ferramentas para mover os outros grupos, mas não tenho certeza se funcionam ou se é possível.

2 Likes

Obrigado pelo feedback, pessoal. Eu habilitei a funcionalidade sem alterar nada dos outros grupos. Vamos fazer um período de teste então e ver como nos adaptamos.

2 Likes

O Brasil, territorialmente falando, é próximo do tamanho do continente europeu. Esse argumento por si só já valeria autonomia de unidades federativas e apenas quando afetar interesses em comum, seja com Brasil ou a língua portuguesa, existe clara necessidade prática de ter contato ótimo com outros canais.

Não quero entrar em uma discussão filosófica aqui sobre o Federação, mas mesmo que fosse válido ajudar grupos estaduais menos ativos, que isso seja feito via canal nacional, não forçando os demais canais ativos a perderem autonomia que lhes permite ser mais eficiente.

Sobre o argumento de tem pessoas que estão no canal regional e não no nacional ser um problema: é assim que o mundo funciona. Percebo que em especial gente que mapeia no interior dos estados tende querer, quando relevante apenas na cidade ou região deles, ter discussões apenas dentro do próprio estado, e ainda assim às vezes por privado para dar mais detalhes e confirmar veracidade. Esse pessoal às vezes tem medo que gente de outros estados vão deletar as contribuições deles, mesmo quando for usada em algo governamental, como roteamento de veículos em zonas que usam OpenStreetMap porque simplesmente não existe opção fora dela.

Em locais que nem oficialmente têm nomes de rua (caso comum em zonas rurais e acesso a rede de energia, que pode precisar de reparos) se acontecer uma chamada de emergência que exige chegada rápida (seja para salvar vida de pessoas, ou restabelecer energia), como diabos vocês acham que quem já usa apps como OsmAnd vão encontrar o lugar se ficarem deletando as informações ou usam OSM-Carto para decidir o que é feio? Sério! O interior dos estados não tem obrigação se de ser igual centros urbanos, e para população local, eles acham mais importante polícia/bombeiros/ambulância chegar rápido do que gente de fora editando alerta de validador com regras de outros países.

Mesmo se for para esses casos mais específicos, eu não consigo imaginar algo que discutir isso a nível de Brasil vai ser melhor do que não fazê-lo a ficar local perto de quem usa os dados. Vou dar exemplo (ok que não foi com OpenStreetMap Brasil). Para quem não sabe, no início desse ano eu cheguei a ficar banido por 28 dias por ter criticado a HOT no community.openstreetmap.org, e durante esse tempo pegaram ideias que sabiam que eu estava compilado e, dentro do grupo da UMBRAOSM, o cara daqui tentou manter contatos com defesa civil no Brasil e fazia questão de dizer para os outros até nome de quem respondia email. Eu cheguei a comentar em privado com outros dois que sou mais próximo, de que só usar termos técnicos sem entender eles não iria passar credibilidade, que falar como se fosse marketing com quem de fato trabalha jamais funcionaria. Enfim, fora primeiras semanas em que teoria havia alguma aproximação com defesa civil via UMBRAOSM+HOT, mesmo pessoal que conseguiram mapear junto (e, pelo que entendi, pelo menos um estava relacionado até dentro do CEMADEM via uma universidade), passou a sempre estar ocupado quando havia convite para outras mapatonas da UMBRAOSM. Depois que eu voltei do ban, embora eu tenha mantido conversas em outros canais (como da OSM Brasil), eu desisti de tentar ajudar a UMBRAOSM porque toda questão de ver os caras copiando ideias que eu falava que a HOT fazia errado (e foi por influência da HOT que tomei ban aqui), mas ainda assim não tiveram competência para fazer contatos duradouros, me fez refletir que tem discussões não práticas (aka perder tempo com dramas e disputas) não valem a pena, e definitivamente, tentar ajudar gente com material pode fazer eles passarem mais conhecimento do que realmente tem (por isso não vou ajudar gente que trai pelas costas, pois podem ficar copiando sem citar fontes). Outro agravante é ter pessoas falando coisas absurdamente erradas perto de profissionais que são justamente daquela área (mas que já não são da OSM) afasta eles.

Enfim, eu estou tanto fazendo pesquisa bibliográfica também manuais técnicos que fazem uso de dados georreferenciados e indo mais a fundo e deixar pronto software para testar qualidade/quantidade de metadados que já estão ou que poderiam ser adicionados na OpenStreetMap (de modo que possa ser usável de forma permanente, não mero import). Inclusive tenho ido atrás do que na OSM já está em uso em outros países por algo que não seja público comum (curiosamente, a maioria não é explicada explicitamente na Wiki, mas existe, as vezes é tão perfeito que obviamente não é mero voluntários, governo ou terceiros atualizam). Engraçado é que nem é preciso propor coisas novas no Brasil porque várias delas já aconteceram e são usadas em produção (não é mero teste). E esse pessoal (até porque já é usado em coisas sérias) só quer que as coisas funcionem, e não parecem fazer questão de divulgá-las dentro da OSM por más experiências anteriores. Ok que a experiência com comunidade dentro do estado pode não ser perfeita, mas considerando as proporções do Brasil, ainda mais se tem chance de ficar dando drama (aka gente de fora querendo usar como caso de uso, ou promover ferramenta humanitária), é 100% certo que não vão querer falar disso em qualquer canal que seja a nível de Brasil.

Olá colegas de comunidade OpenStreetMap, as contribuições do Emerson sempre descrevem com grandes complexidade e clareza as características da nossa comunidade.

São contribuições que ajudam no dia-a-dia a como podemos gestionar melhor as ferramentas de mapeamento e comunicação.

E isto vale tanto para as ferramentas da comunidade como um todo, quanto das organizações formais e informais que fazem parte dela.

Creio que todos conhecem Emerson a bastante tempo e creio que sabem que ele tem experiência de anos na comunidade e pode ajudar diretamente e diariamente a OpenStreetMap Brasil, a UMBRAOSM, os capítulos dos YouthMappers e outras organizações e grupos interessadas em mapeamento aberto a trabalhar melhor.

Para não fugir do tema deste e de outros tópicos já existentes, sugiro a Emerson a abrir um tópico novo apenas para tratar na gestão da comunidade brasileira do OpenStreetMap como um todo.

Este tópico pode ser importante para avançarmos na oficialização de um capítulo brasileiro, na facilitação da construção de uma rede de organização de mapeamento aberto no Brasil, entre outros pontos.

Qualquer dúvida podemos seguir em um tópico novo.

2 Likes

Na verdade, você foi banido por violar repetidas vezes a Etiquette guidelines da comunidade, conforme descrito nessa página: Moderation team for talk and osmf-talk mailing lists/Votes/Etiquette Violations by fititnt - A vote whether to ban his participation on community.openstreetmap.org and the mailing lists - OpenStreetMap Foundation

1 Like

Concordo com o que a maioria falou: unificar os grupos nacionais como “Suporte”, “Avançado”, todos no mesmo!!

até quem sabe a função de tópicos do Telegram melhorar (ficar parecida com o Discord, por exemplo, onde cada “canal” é basicamente um grupo distinto porém linkado), aí daria pra pensar num com os dos estados talvez…

por enquanto ainda tem limitações, uma que eu acho triste é não poder colocar regras pra cada canal, ou bots em cada canal (magine que legal criar um que reposta tudo traduzido pra inglês por ex., mas que quem não quer olhar pudesse desativar notificações e por aí vai)…

e pros grupos já existentes não daria pra “congelar”, de modo a preservar histórico? (parecido com o fórum antigo do OSM)

1 Like

Oi pessoal, fiz a migração de alguns grupos. Há outros que não faço parte ou não sou o criador, então não alterei. São eles:

Atualizei também a página wiki com a lista de canais, movendo os grupos desativados para baixo. Lá há também um grupo de QGIS que não está relacionado diretamente com o OpenStreetMap, será que removemos da lista?

2 Likes

Pessoal. Tentei entrar no grupo e depois cliquei no link da msg da unificação e depois de alguns segundos fui banido. Acredito que foi porque não enviei a questão matemática solicitada pelo boot. Porém no grupo que entrei não tinha como mandar msg pq estava desabilitado. Alguém consegue me ajudar?

Oi @Jader_Bavaresco, te respondi por mensagem direta no Telegram para solucionar o problema.

Boa tarde, não faço parte de nenhum grupo nacional, apenas estou no grupo do RS.

Meu pitaco é que se for ou se unificar Supergrupo com Tópicos, era de criar um do Zero, pois todos os outros grupos vai ser “perdido o histórico” e ficaria demasiadamente ruim todos menos um grupo perder todo o histórico.

Então dito isso seria melhor criar um supergrupo do zero, com um Tópico Geral, seguido de Tópicos por Estados onde quem não quiser, pode mutar os outros Estados/Tópicos e dessa forma não receberá notificações para incomodar.
Também talvez seja possível usar um bot para replicar as mensagens de um grupo para outro. Dessa forma talvez seja possível o bot ler todos o histórico do grupo e repostar ele no outro, como ocorre com os bridges entre Telegram e Matrix, por exemplo.

Oi @gbschenkel, os grupos estaduais permaneceram como estavam. O grupo nacional foi migrado para supergrupo e o seu histórico foi mantido. Os grupos que se juntaram ao nacional (Suporte, Avançado, Classificação de Vias, etc) ainda mantém os seus históricos, mas em separado do grupo nacional. Veja este exemplo: Telegram: Contact @OSMBrasil_Suporte.

Na época da migração eu lembro que pesquisamos como fazer a migração do históricos, mas não seria possível sem inundar o grupo principal e sem perder o registro de tempo das mensagens.

Acredito ser crucial neste ano integrar os grupos estaduais da comunidade brasileira do OpenStreetMap ao grupo nacional, visando submetê-los às regras de moderação estabelecidas. Podemos buscar a presença de pelo menos um representante de cada estado como moderador no grupo nacional, fortalecendo assim a coesão e a eficácia das políticas de moderação.

Uma coisa que eu acho que seria interessante é criar grupos regionais: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Sei que já existe um pro Nordeste. Isso ajudaria a fomentar trocas de conhecimento regionais onde talvez tenha bastante gente participativa num estado e não muito num outro cuja realidade não é tão diferente. Alguns estados têm bastante discussão, outros têm pouca, um excesso de discussões (especialmente se acaloradas) numa região distante poderia acabar intimidando os novos colaboradores. A criação dos grupos regionais não significaria extinguir os estaduais (a menos que haja interesse nesses grupos em mover as discussões para outro nível, ou tão pouca atividade que não justifique haver um grupo estadual). Se bem me lembro, tem até grupos pra certos municípios né. Os grupos nacionais que temos, por tópicos, já têm atendido bem as suas funções, não?

A ideia de unir por regiões parece boa. Os grupos no passado já foram mais ativos. Acho que precisamos tentar trazer gente nova para participar e interagir. Uma dessas possibilidades é voltar a mandar mensagem de boas vindas. Talvez seja assunto para um novo tópico.

Não sei se seria o caso de criar um grupo nacional no Telegram ou definir algo como um grupo de trabalho especializado, mas a informação estratégica que eu acho que mais falta no OSM hoje (e na verdade, há anos) pra realmente poder concorrer com gigantes é o endereçamento. Há trabalhos feitos em algumas cidades, mas a maioria tem muito pouco. Esse não é um tópico contencioso, mas lida com burocracias e juridiquês que poucos dominam, talvez ajudaria a distribuir conhecimento nessa área pra conseguir grandes avanços no mapeamento.