UmbraOsm - Local chapter aplication

Você não respeita a sua colega, que teve o nome e assinatura em documento falsificado?

Qual a validade desta votação se nessa entidade se comete crimes?

Realmente, espero que nunca precisem.passar por isso. Ter sido alvo de crime e “passarem o pano”.

Vai fazer o mesmo que fez no caso grave que ocorreu no SotM Brasil 2023? Vai fingir que não está acontecendo?

Mas, está acontecendo, você mesmo já confirmou isso.

@Cristoffs

Volto a pedir a anulação deste processo de candidatura, inclusive, com fatos novos, que referem-se à confirmação por mais de uma pessoa de que o presidente da Umbraosm cometeu crime de falsidade ideológica.

Obrigada.

Boa noite a todas e todos,

Acompanho esta discussão com apreensão em relação ao rumo que ela está tomando.

Entendo que, no momento, a UMBRAOSM é uma das várias organizações, sejam elas do primeiro, segundo ou terceiro setor, que compõem a comunidade OpenStreetMap no Brasil. Existem diversas entidades e indivíduos que contribuem para o desenvolvimento do OSM no país, mas até agora nenhuma conta com o apoio consensual da comunidade para ser reconhecida como representante oficial.

Na minha opinião, a UMBRAOSM ainda tem um caminho considerável a percorrer antes de estar apta a se candidatar como capítulo brasileiro. Um passo essencial que parece estar faltando é a conquista da aceitação e confiança da comunidade brasileira do OpenStreetMap. No entanto, o que observamos é um movimento inverso, com a saída de membros. Para que uma associação seja bem-sucedida, é fundamental que sua diretoria e membros reflitam sobre o seu propósito. Se o objetivo da UMBRAOSM é representar os mapeadores do OpenStreetMap no Brasil, a sua prioridade deve ser consolidar sua legitimidade junto à comunidade.

Naturalmente, seria a própria comunidade que, ao se mobilizar, conduziria os trâmites legais necessários para a criação de uma entidade formal. Já houve duas tentativas que, infelizmente, não prosperaram, e acredito que a UMBRAOSM talvez não esteja em posição de liderar esse processo neste momento. Talvez, como comunidade, ainda não estejamos suficientemente mobilizados ou preparados para ter um capítulo nacional. Outra alternativa seria que uma organização já formalizada no Brasil demonstrasse maturidade em sua gestão e tivesse seus objetivos alinhados com os da OpenStreetMap Foundation e da comunidade.

Atenciosamente,
Everton Bortolini

2 Likes

A própria comunidade do Brasil está completamente desmobilizada, dos quase 500 integrantes do Telegram, quantas pessoas se manifestaram aqui? cinco contra a candidatura e duas a favor, sendo que as duas são integrantes do grupo da Umbraosm.

Infelizmente, nem tudo se consegue na vida, especialmente, com processos viciados e que não agregam representação.

Estavam a um passo de criar uma votação, sendo que as pessoas no Brasil nem estão sabendo desta situação toda. Há uma série de questões mal respondidas ou não respondidas e esta falta de transparência também é um fator que deve ser levado em consideração. Creio que ninguém quer ser representado por uma entidade assim (e já tivemos bastante exemplos até o momento).

Eu tive a paciência de verificar as mensagens de outras candidaturas nesse mesmo fórum global e, vez em outra, aparece candidatura que foi rejeitada pelos mesmos motivos que expusemos aqui. Isso também pode ser facilmente verificado na própria página sobre OSMF Local Chapters. Há candidaturas que foram rejeitadas pelos mesmíssimos motivos elencados aqui.

Eu já me manifestei bastante e espero que considerem tudo o que foi colocado, pois não há cabimento na proposição.

Houve um convite no ano passado, mas foi para o OSM Brasil, especialmente, na pessoa do @kauevestena , em nenhum momento a Umbraosm foi convidada pela OSMF. E com a saída do Kauê da diretoria da Umbraosm isso perde ainda mais o sentido.

Espero sinceramente que este seja um acontecimento para o grupo se fortalecer enquanto coletivo, não continuar neste caminho em que poucos decidem por muitos. O que talvez esteja levando a este estado de inação da maioria dos integrantes.

Espero encontrá-los por aí, nos mapeamentos. IMHO, ainda falta muito para o Brasil conseguir ter uma representação de fato.

Quando falo em focar no essencial nas postagens aqui, refiro-me a manter o foco no que é realmente importante agora. Deveríamos aguardar o @Cristoffs informar se uma enquete é necessária ou não e dar espaço para que quem ainda não se manifestou possa fazê-lo. Isso simplifica nosso trabalho de moderação. Alguns já compartilharam suas opiniões essenciais e juridicamente seguras, enquanto outros talvez estejam evitando interagir por acharem o volume de mensagens cansativo. Eu mesmo só consegui postar minha posição ontem de madrugada.

Isso é realmente preocupante, não só por não se manifestarem aqui, como por não participarem de outras ações. Algo para ser discutido talvez em uma reunião.

Se o problema é dar mais publicidade, poderia o periodo de votação ficar aberto por mais tempo. E, eu fiz um rascunho das opções para votar numa possível vindoura enquete, não coloquei de fato para votação.

Muitos contrapontos foram levantados. Dá sim para entender o teu motivo de querer a anulação da candidatura por parte da Fundação OSM pelos vários motivos apresentados. Cabe ao Raphael refutar cada um deles, para provar sua idoneidade e da UmbraOSM. Mas será que tomar a frente pedindo anulação a qualquer custo não seria menosprezar a capacidade de discernimento dos demais membros da comunidade decidirem por conta própria? Dado todos os contrapontos e manifestações, tudo leva a crer que não será aprovado pela maioria, na situação atual.

Essa parece ser a percepção da maior parte dos membros da comunidade que aqui se manifestaram.

1 Like

Do que precisa mais? Duas pessoas confirmaram falsificação.

Se você acha pouco… ou que seja “refutável”…além de todos os outros requerimentos, que a entidade não atende…

É bastante previsível que @santamariense,
enquanto integrante admin do grupo da Umbraosm, queira reverter o que é injustificável e inadmissível.

E só pra você entender, @santamariense, quando escrevi que “as pessoas do WhatsApp não sabem”, estava me referindo ao crime que foi cometido.

Realizar votação com as pessoas desinformadas não faz sentido, seria desonesto.

Falta transparência… sempre faltou…

As pessoas não estão escrevendo aqui porque não querem, como não estão participando do que se propõe, em geral.

Agora, tem um homem xingando no grupo OSM.Brasil noTelegram, dizendo que a discussão é “babaca”, mas esta pessoa também é da Umbraosm.

Até hoje, há vários nomes no site, como se estivessem na diretoria, mas que já saíram, por que ainda estão lá, publicadas?

São muitos fatos “estranhos”, pra ser educada…

Ele tem que mostrar o e-mail em que ele envia o ofício para Jaqueline assinar, mas nâo existe, teria que ser forjado também.

Esta questão deveria estar pacificada. Depois de constatada fraude em documentação, nada mais importa. Não faz sentido haver votação em processo com vício de origem.

4 Likes

Sim, não queremos um “representante a qualquer custo”, tem que ser uma entidade idônea e que seja representativa realmente no nosso país. Há uma série de questões que não são explicadas, como a manutenção de nomes que não estão mais na diretoria no site deles, a prestação de contas das doações recebidas, não há indicação para qual conta estes recursos estão sendo enviados. A própria apresentação de um mero registro cartorial no processo de candidatura, sem ter sido registrado um CNPJ, o que impede que seja acionada a entidade na justiça. No Brasil, TODAS as pessoas jurídicas necessitam de um CNPJ, esta é a “identidade” da entidade jurídica.

O que mais está me desgastando é ainda a tentativa de parte de algumas pessoas em insistir nisso, sendo que tudo já foi apresentado e justificado, não tem o menor cabimento.

A maioria das pessoas não sabe destas irregularidades, promover um processo de consulta (votação) sem que elas conheçam efetivamente esta entidade, seria leviano, desonesto da parte de quem realizar isso.

O presidente da entidade está desesperadamente mostrando e-mails com datas de desligamento, mas ele não mostrou até o momento a mensagem de e-mail em que ele pede que a Jaqueline assine o documento. A assinatura no documento é genérica, feita por computador.

Esta história ainda foi confirmada por outra pessoa que fazia parte da diretoria da Umbraosm (e que já saiu mas que continua com seu nome sendo mostrado indevidamente na página web da entidade)…

Então, não sei o que ainda querem discutir. Também não considero que tenha como solucionar isso, pois já foi demonstrada a má fé, invalidando tudo o que se segue no processo, por isso, enquanto brasileira e mapeadora ativa do OSM, continuo solicitando a anulação desta candidatura.

@Cristoffs

1 Like

Opa, 'péra lá. Isso é difamação, isso é uma informação que não procede. Eu não faço parte da diretoria da UmbraOSM. Acampanho sim, por cima, como um provável associado em uma vindoura associação formalizada. Não sei, porém, dos detalhes administrativos da UmbraOSM.

Ok. Concordo, é preciso dar mais publicidade. Porém, esse é o Forum oficial que o pessoal deveria estar acompanhando rotineiramente.

Esse “homem” também faz parte da UmbraOSM? :thinking:

O que eu escrevi foi que você é admin no grupo da Umbraosm no Telegram, não escrevi sobre diretoria.

E sim, o que homem que xingou, desmerecendo discussão, segundo ele, “discussão babaca” é do grupo da Umbraosm, ele aparece até nos vídeos do YouTube.

1 Like

Peço que aguarde a decisão do LCCWG, por favor, não tenho mais condições de debater esse assunto.

Ah bom, sim, do grupo sou admin . A gente que fica mais ativo nos grupos acaba naturalmente colaborando com a administração dos grupos, mas a tarefa principal lá é remover bots.

O Raphael convida o pessoal para participar de vídeos e explicar como se usa as ferramentas, ou bate papo sobre OSM, etc. Posso estar enganado, mas o nosso colega lá é só convidado de algum evento(s).

Também prefiro me ausentar da discusão por algum tempo e gostaria muito de ouvir pessoas que ainda não se pronunciaram.

Como você continua levantando dúvidas sobre o que eu escrevo, apenas para ciência dos demais, o Sr. João Soares (aka Pedro Esmerilho) é membro colaborador da Umbraosm, conforme está informado na descrição deste vídeo:
https://youtu.be/GaqNp5fEzy8. Ele está em outros dois vídeos no YouTube.

O seu nome estava na lista de pessoas integrantes do grupo Telegram da Umbraosm, mas esta lista foi ocultada pela moderação na semana passada, só se vê agora a lista dos moderadores.

Esta pessoa desmereceu a discussão, dizendo ser “discussão babaca”, mas nada aconteceu, nenhum moderador pediu que moderasse o tom do que escreveu.

Mas, o ponto em que quero chegar é que, as únicas pessoas que se pronunciaram a favor desta candidatura descabida são do próprio grupo da Umbraosm.

E não conseguimos mais saber quem são as pessoas da diretoria da “entidade”, pois está sendo mantida uma lista antiga no seu website, com nomes de pessoas que já pediram o seu desligamento da diretoria - https://umbraosm.com.br/diretoria-e-conselho/. Somente eu sei de três pessoas, @Jaqueline_Amorim , @kauevestena e Túllio Franca. Não sei se outras pessoas estão na mesma situação.

Essa foi uma das questões levantadas, ainda sem resposta. Todas as questões levantadas foram fundamentadas, mas talvez não tenha sido respondido, por não haver justificativa para o que está sendo feito.

Também estou aguardando os demais se manifestarem, mas as pessoas já não estavam engajadas nas atividades propostas no Brasil, talvez seja pela falta de transparência em geral, ou por algum outro motivo, que desconheço.

Lembrando que outras pessoas se manifestaram contra a candidatura nesta mesma lista do fórum, todas com justificativas. Mas o presidente da “entidade” prefere se calar e deixar que os demais respondam pelo que ele mesmo teria que responder.