[RS] Níveis mais altos da classificação viária no RS

Ainda não tenho dados suficientes pra opinar sobre o sistema primário, mas à primeira vista me parece uma boa aproximação do que seria.

Se formos levar o que diz o wiki em consideração, há dois caminhos possíveis: usar os limiares de place usados no Brasil (já decidimos que pra *place=city * o limiar brasileiro não é adequado), ou considerar talvez os limiares ingleses, que são os seguintes:

• 200000 city

• 5000 town

• 200 village

• 10 hamlet

• 1 isolated_dwelling

• 0 locality

Com base nisso e na descrição do wiki, acho que inicialmente (com ajustes posteriores) bons limiares pra pontos de referência pros níveis de highway seriam os seguintes:

• 200000 trunk

• 60000 primary

• 20000 secondary

• 1000 ou 1500 tertiary

• 0 unclassified

60000 pra primary porque o wiki define que primary liga “larger towns”, secondary liga “towns” e tertiary liga “smaller towns and villages”. 60000 e 20000 são pontos uniformemente distribuídos entre 200000 e 5000 em escala logarítmica.

1500 pra village é uma extrapolação (também logarítmica) a partir das proporções dos outros níveis. Quase todos os municípios têm mais de 1000 habitantes, talvez 1000 seria um limiar melhor pra garantir que todo município tenha uma terciária marcando a via de acesso principal.