Quais categorias urbanas estão bem mapeadas nas cidades brasileiras?

Olá, comunidade!

Estou desenvolvendo o OSM for Cities, uma plataforma aberta para visualizar e acompanhar dados do OpenStreetMap por categoria em cidades ao redor do mundo.

No momento, a plataforma foca principalmente em pontos de interesse e categorias urbanas mapeadas como objetos, como saúde, educação, transporte público, lazer, comércio, equipamentos públicos e infraestrutura cicloviária. Ela ainda não avalia a malha viária ou o mapeamento de ruas.

Estou trabalhando em uma nova funcionalidade chamada datasets em destaque. A ideia é destacar combinações de cidade + categoria que estejam especialmente bem mapeadas no OSM, tanto para inspirar outros mapeadores quanto para mostrar bons exemplos do que já existe na base de dados.

Para testar essa funcionalidade, gostaria de reunir alguns exemplos reais no Brasil.

O que estou buscando

Combinações de cidade + categoria em que o mapeamento no OSM seja especialmente completo, detalhado ou interessante.

Alguns exemplos do tipo de dataset que estou tentando avaliar:

Esses exemplos servem só como ponto de partida para mostrar o tipo de combinação cidade + categoria que estou buscando.

A ideia é identificar sugestões interessantes para testar e melhorar a funcionalidade.

Como contribuir

Se você já conhece alguma cidade brasileira com uma categoria bem mapeada, pode responder aqui diretamente com a cidade + categoria.

Se quiser explorar pelo OSM for Cities, também pode:

1. Acessar osmforcities.org
  2. Criar uma conta e fazer login gratuito
  3. Escolher uma cidade brasileira
  4. Navegar pelas categorias disponíveis, como transporte, saúde, educação, lazer, comércio e outras
  5. Compartilhar aqui algum exemplo interessante que encontrar

Também pode colar o link direto da página, se preferir.

Feedback geral

Aproveito para perguntar: alguém aqui já usou o OSM for Cities? Sugestões, críticas ou ideias para a plataforma são muito bem-vindas.

Meu objetivo é que a ferramenta seja útil para comunidades locais, pesquisadores, planejadores urbanos e pessoas que queiram entender melhor o que já está mapeado no OSM.

Obrigado!

1 Like

Em Fortaleza eu mapeei todas os postos de saúde, e o @Gustavo22Soares anda mapeando bastante escola por aí, então alguma outra cidade pode ser usada como exemplo!

2 Likes