Projeto para adicionar Wikidata ausente

Acho que a melhor forma é o aviso de completar as tags que é sugerida mas tambem você pode fazer de duas outras formas

  1. adicionando as etiquetas
operator=Correios
operator:wikidata=Q3375004

o aviso apareceu por que tu esqueceu de add a tag de operator:wikidata=Q3375004

  1. Pesquisar por correios e selecionar um dos dois presets
    Captura de tela de 2022-09-25 10-45-28

Sim, você tem razão quando na página operator da wiki diz isso.

Contudo, não sei se concordo muito. Na wiki de agência postal temos:

  • brand=* - brand of the postal service provider
  • operator=* - if a company other than the postal service provider operates the post office facility.

Sim, informações conflitantes nas duas páginas…

Fazendo teste no OSM, com empresas conhecidas, temos que o NSI sugere:

DPD: brand e brand:wikidata
UPS: brand, brand:wikidata, operator e operator:wikidata
Fedex: brand e brand:wikidata
DHL: brand, brand:wikidata, operator e operator:wikidata
USPS: operator e operator:wikidata

Sendo assim, eu ainda tendo a achar que brand e brand:wikidata sejam utilizados ao invés de operador. Que vocês pensam?

Edit: não se engane, há muitíssimos franqueados dos Correios! Não tenho os números, mas em Fortaleza vejo algumas sim.

3 Likes

E eu sei que tô sendo chato hehe, mas já que vamos arrumar os Correios do Brasil todo, que seja com a etiqueta “mais correta”

2 Likes

No caso usar os dois brand e operator?

Essa seria a opção mais segura né, como no caso da UPS e DHL. Vamos ver o input dos outros membros, mas ainda acho que brand seria a melhor opção. Posso criar um tópico na seção de etiquetas e ver que tal.

1 Like

Criei um post na seção de etiquetas.

@matheusgomesms @PlayzinhoAgro Quando precisar de ajustes no NSI, pode me falar que eu faço. Tenho acesso total ao GitHub do projeto.

1 Like

Pelo que li na wiki e no post sobre a diferença das etiquetas criado pelo Matheus, tendo a concordar que devemos usar apenas brand:*.

Segundo esta página do site dos Correios há agências que são franquias, ou seja, não são operadas pela ECT. Nestas agências a etiqueta operator deveria ser a empresa que opera a franquia, o que eu não acho que é relevante mapear no contexto deste projeto.

Sobre as etiquetas wikipedia:*, será que devemos mesmo adicioná-las? Parece-me que a etiqueta wikidata é suficiente porque a partir dela é possível chegar aos artigos da Wikipédia em diferentes idiomas.

então podemos concordar que ficaria brand:*
Como vou ter que refazer o projeto gostaria que alguem me ajudasse a criar uma query que funcionasse com o maproulette e se possivel criar uma tarefa quickfix

tem esse exemplo e tornaria mais facil e mais rapido
https://maproulette.org/challenge/28573

Criei um notebook para gerar um desafio quick-fix do MapRoulette a partir de uma consulta no Overpass:

@matheusgomesms @PlayzinhoAgro se quiserem posso adicionar vocês como editores, ou mandem seus comentários. Uma melhoria que poderia fazer no gerador de desafio é filtrar as agências que já contam com as etiquetas brand:*.

Eu acho que a gente deveria começar por um teste em uma cidade e aí ir expandir para áreas maiores. O que pensam?

1 Like

Acho que podemos testar em uma cidade e depois expandir pro Brasil todo, daria pra resolver tudo em um dia
mas tem que primeiro corrigir no NSI

@PlayzinhoAgro Eu atualizei o notebook do Observable e agora ele gera um arquivo de desafio para elementos que não tem brand=Correios ou brand:wikidata=Q3375004. Como não são muitos pontos (aprox. 1900), gerei para todo o Brasil. Você poderia revisar e criar um desafio com ele se estiver ok? Eu posso criar também, se preferir.

@wille você poderia atualizar o NSI, por favor? Para mim está claro que temos que usar brand em vez de operator.

Eu estiva sem tempo nesses últimos dois dias, mas vou submeter uma PR lá no NSI. Acho que a discussão é maior, pelo que vi lá no Github, então eu sugeriria não usar o “poder” do @wille por enquanto para alterar diretamente. O que vocês acham?

@matheusgomesms concordo, um PR é melhor para receber feedback e documentar lá no repositório do NSI.

Criei uma issue lá: Move Brazilian post office (Correios) to brands tree · Issue #7100 · osmlab/name-suggestion-index · GitHub

1 Like

O pull request para atualizar o Name Suggestion Index foi aceito aqui.

@PlayzinhoAgro @matheusgomesms vocês acham que o preset está ok agora para prosseguirmos com o desafio?

Oi @vgeorge,

Eu ainda achei que faltou informação lá nos presets. Fiquei sem tempo nesse último mês, mas quero ainda fazer umas sugestões e aviso aqui nesta semana, pode ser?

Pessoal, abri um novo PR lá porque no iD as coisas estavam meio bagunçadas. Olha como fica no iD:

Acho que é questão do display name, que na caixa de correio vem diretamente da agência. Arrumei lá, e adicionei alguma outra coisinha. Que vocês acham, @vgeorge @PlayzinhoAgro?

Arrumado! (Se não aparecer desse jeito pode ser problema de cache). Acho que podemos começar então o projeto, @PlayzinhoAgro!

1 Like

Somente agora descobri esse tópico e me parece que aquilo que estava ruim, continua; pois, agora o usar o preset para agência dos correios são adicionadas as seguintes etiquetas:
image

Eu entendo que as agências que são operadas pela própria ECT, devem usar:
amenity=post_office
brand:wikidata=Q3375004
brand=Correios
name=Agência de Correio*
short_name=AC
operator:short=ECT
operator:type=public
operator=Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

*Em alguns casos, pode haver nomes próprios, os quais devem ser priorizados.

Por consequência, as agências fraqueadas podem ser:
amenity=post_office
brand:wikidata=Q3375004
brand=Correios
name=Agência Franqueada Correios
short_name=AGF…*
operator:type=private
operator=*

*AGF = Agência de Correio Franqueada

PS1: o NSI tem muitos problemas e deve ser usado com parcimônia, sendo necessário verificar como ficam as alterações baseadas nele e corrigir se for o caso. Ou seja, não dá pra confiar cegamente no que vem de lá. Assim, o ideal antes de sair aplicando o NSI no mapa é se certificar que os dados estejam corretos, como está sendo feito nesse tópico.

PS2: não sei como pedir alteração no NSI, e não estou com tempo nem disposição para aprender. Meu foco é mapear mesmo.

1 Like