Pessoal, mantenho um servidor pessoal de rotas utilizando OSRM, e notei que de dezembro pra cá, um trecho da Av. Pedroso de Moraes em São Paulo Capital está impossível de se executar uma rota.
Fui olhar as tags e restrições e aparentemente não tem nada de errado, mas houve um lote de alterações e criações de restrições em Dezembro de 2023 que provavelmente foi quando começou a ter esse problema. Podem me ajudar a entender o que está ocorrendo?
Obrigado!
Aparentemente, o problema está nesse segmento que está, de alguma forma, inatingível:
Mas não consegui entender qual restrição está causando isso.
Acho que tem duas relações ali de Siga em Frente conflitantes. Eu apagaria as 2 e testaria se voltasse a funcionar. Na verdade, pelo que entendo, nenhuma das relações são necessárias.
1 Like
Olá @rafaelricco,
Bem-vindo ao forum OSM. Já tinha visto acontecer este erro também com o OSRM em outros locais. Fico pensando se seria um bug no programa em si e não nos dados. Insistindo para que o OSRM trace a rota, movendo os pontos final e inicial para recalcular, ele recalcula. Porém, de fato, apesar dele recalcular, ele está evitando aquele trecho. Inclusive o GraphHopper também está .
Uma possibilidade a ser considerada é que o que estava causando problema já foi corrigido, porém os navegadores ainda não atualizaram de modo a contemplar essa correção.
Imagino que esteja falando das relações Relation: 10852714 | OpenStreetMap e Relation: 10852715 | OpenStreetMap? Não sei se seria a causa do problema, mas de fato elas não tem utilidade ali, podendo/devendo ser removidas mesmo.
1 Like
Obrigado pelas respostas, pessoal!
Vou tentar gerar um pbf desse pedaço e remover as restrições de siga em frente via JOSM pra ver se resolve o problema dessa rota no meu serviço e se está relacionado a isso.
E se estiver realmente correto, devolva a edição ao OSM, por gentileza!
Ainda acho que o problema é aquilo, como tem 2 relações de “siga em frente” naquele ponto nenhum roteador sabe o que fazer, visto que a ordem é seguir para ambos os lados
1 Like
Quanto ao problema ser no OSRM, acredito que o problema seja nos dados porque testei usando o mesmo mapa no Valhalla e tem o mesmo problema, e o o GraphHopper também. E de fato ele recalcula mudando o ponto inicial, é só naquele pedacinho da Rua Morás que dá rota invalida porque ele fica em um “dead end” ali na Pedroso de Moraes já que ele não pode virar nem seguir em frente.
Vou fazer uns testes aqui na minha máquina gerando pedacinhos do OSM e compilando no OSRM e retorno!
1 Like
Só dando um retorno, compilei um trechinho do mapa no OSRM retirando aquelas restrições e voilà, a rota funciona:
Já submeti a alteração no OpenStreetMaps removendo as restrições!
Muito obrigado pessoal!
2 Likes
Bom saber que esse tipo de inconsistência pode levar a erro de roteamento.