Poucas rodovias classificadas como trunk

Após uma breve discussão no Telegram, dois colegas manifestaram apoio a classificar como trunk rodovias federais que estão como primary. Um deles sugeriu discutir caso a caso quais dessas rodovias deveriam ser atualizadas. Criamos um grupo para isso. Por enquanto, foram citadas:

BR-040;
BR-101;
BR-116; e
BR-262.

Na minha opinião não devemos nos prender nas características físicas de rodovias para definir a classe a ela atribuída. Por isso ter sido assim definido no passado, aqueles que prorizam roteamentos vão identificar rotas malucas, abandonando rodovias importantes para a navegação por dentro de zonas urbanas. Com algumas exceções não fez sentido, pelo menos para mim, termos uma BR-101 (por exemplo), em seus trechos de pista simples, classificada como PRIMARY quando da existência de rodovias estaduais que nela se entroncam, na mesma classe. Não podemos e não devemos deixar de considerar que uma rodovia federal liga estados enquanto uma rodovia estadual, cidades. Somente no Brasil ficou estabelecido que a classe TRUNK deve ter pista dupla. No restante do mundo não. Concordo com o Linhares que as principais rodovias do Brasil estabelecidas neste grupo deveriam em toda sua extensão serem classificadas como TRUNK.

Nós aprovamos essa classificação em 2013 para tentar tornar mais determinística e verificável a classificação das vias.

Apesar de ter aprovado ela em 2013, depois de toda a discussão que se seguiu e de tudo o que investiguei por conta própria, hoje eu tenho outra opinião, e acho que muitos também concordam que essa proposta de 2013 não é satisfatória. O desafio é encontrar uma com a qual todos concordem. Esta página acumula 7 propostas, todas diferentes nos seus pormenores.