Porque o mapa administrativo de Salvador inclui o mar?

Me parece errôneo que o mapa inclua o mar invés de, por exemplo, a cidade de Mangaratiba ou Rio de Janeiro que também incluem ilhas em seus territórios, mas delineiam-as invés de unir com o mar que as unem.

Adicionando: essa situação gera problemas chatos ao tentar fazer o download do mapa da cidade. Por exemplo, retirar o mar do corpo administrativo da cidade exige certo esforço. Apenas com as etiquetas “natural”: “bay” e “maritime”: “yes”, o mapa da cidade gera um shape distorcido (essa minha query é apenas do maior objeto, por isso excluindo as ilhas)

Olá @enriicoo,

Antes de mais nada, bem-vindo ao OSM Community Forum.

Via de regra, a gente toma por base mapas do IBGE para mapear os limites administrativos. Também gosto de melhorar as geometrias usando leis com descrição de limites administrativos.

Pelo mapa que tenho do IBGE aqui, o formato bate com o que está no OSM, com Salvador com parte do território em mar/baía, Mangaratiba com as ilhas em áreas não contínuas, e Rio de Janeiro da mesma forma, sem área contínua entre o continente e as ilhas.

Neste link, aparece o formato do município de Salvador, em mapa, segundo o IBGE: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ba/salvador.html

A resposta pra pergunta é essa mesma que o @santamariense disse.

Para trabalhos pontuais, talvez o OSM Boundaries possa te ajudar: https://osm-boundaries.com/

Contudo, para extrair somente a massa de terra, é preciso um plano pago (ou ser contribuidor do OSM, que te dão acesso ao nível Explorer de graça).

Mais info sobre o processamento aqui: OSM-Boundaries

Porque é parte do território.
A delimitação do Mar territorial muda quando tem ilhas, por isso, você vê desenho diferente no do Rio.

Seria bom seguir os conselhos dos demais, pra minimizar o seu esforço.