place=*, distritos municipais e bairros

Sendo um pouco mais objetivo.

Se todo município for pelo menos town, usar hamlet ou village para aglomerados rurais isolados funciona com o Nominatim, embora não seja um uso documentado.

Se quisermos usar village para alguns municípios, então usar hamlet para lugarejos não funciona com o Nominatim, e também não é um uso documentado. Usar suburb daria mais destaque ao lugarejo do que ao próprio município, o que não faz sentido, restando apenas neighbourhood para representar o lugarejo.

No caso de usar village, os lugarejos daqueles municípios teriam que ser neighbourhood.

Nos municípios maiores (city ou town), poderia ser usado suburb e neighbourhood.

É isso?

O Nominatim entende que o município todo é do tipo de place do seu ponto admin_centre, ou seja, que o município todo é uma povoação (settlement). Com essa premissa, a resposta seria sim.

Na minha opinião, um suburb só pode ser contido por city.
Para town (e menores) é o neighbourhood.

Mas o wiki diz, em dois lugares diferentes, bem explicitamente que suburb pode ser parte de town também.

E o Nominatim concorda.

Só pra acrescentar uma informação, trouxeram à minha atenção o decreto-lei 311 que define a divisão territorial. Alguns pontos interessantes:

  • Art. 3º A sede do município tem a categoria de cidade e lhe dá o nome.

  • Art. 4º O distrito se designará pelo nome da respectiva sede, a qual, enquanto não for erigida em cidade, terá, a categoria de vila.

  • Art. 11. Nenhum novo distrito será instalado sem que previamente se delimitem os quadros urbano e suburbano da sede, onde haverá pelo menos trinta moradias.

  • Art. 12. Nenhum município se instalará sem que o quadro urbano da sede abranja no mínimo duzentas moradias.

  • Art. 14. A companhia dos governos estaduais para a criação dos distritos não impede que os governos dos municípios, para fins exclusivos da respectiva administração, os subividam em subdistritos.

Pra mim, isso sugere que no Brasil:

  • Cidades (distritos-sede) seriam place=city (e talvez place=town/village para as menores) e por padrão têm o mesmo nome do município

  • Distritos seriam place=village (talvez place=hamlet para as menores)

  • place=hamlet teria no mínimo 100 habitantes (~30 moradias)

  • place=village teria no mínimo 500 habitantes (~200 moradias)

  • Temos que definir o que fazer com os subdistritos, acho que faz sentido aplicar a eles as mesmas regras dos distritos municipais (seriam place=village/hamlet), e que deveriam ser admin_level=10 e, nesse caso, onde há subdistrito os bairros seriam admin_level=11

place=quarter agora está sendo renderizado no osm-carto. Vale a pena reconsiderar seu uso afim de diferenciá-la de suburb e neighbourhood, como eu mencionei em postagem anterior.