Pergunta sobre divisões de 11º nível em Florianópolis

Oi gente, eu tenho uma pergunta sobre divisões na minha cidade (Florianópolis). No OSM, aparece, na região nordeste da ilha, 9 Unidades Espaciais de Planejamento (ou apenas UEP), sendo elas Ingleses Norte, Ingleses Centro, Ingleses Sul, Capivari, Santinho, Moçambique, Muquém, Rio Vermelho Norte e Rio Vermelho Sul. Eu tenho dúvidas sobre eles.

Eles são úteis ou importantes o suficiente para estarem ali? - A região do rio vermelho não tem bairros oficiais, ao contrario doque muitos pensam. Desde suas criações em 1980 as UEP’s foram usadas para tapar esse buraco de falta de bairros pelo IBGE, e só nesse ano começaram a fazerem os bairros. Isso é 40 anos usando UEP’s, e eu chuto que as gerações mais novas talvez sabem mais se localizar com as UEP’s também. Outra coisa, não faz sentido colocar apenas 9 das 133 UEP’s de Florianópolis, se for útil acharia bom colocar o resto pra não deixar desequilibrado o mapa…

E se eles não forem úteis? - Se eles não forem úteis, como, ao ponto de pessoas usarem pra se localizar, ou usado em mapas com grande relevância, eles serão removidos, ou premaneceram ali? Não faria sentido manter algo inútil (em termos de usos pelos habitantes) no mapa, e apenas está ali fazendo nada e ajudando em nada…

Também é possivel acessar o mapa das UEP’s e bairros oficiais pelo geoportal (Geoportal - Controle de Camadas - Limites adm. - Bairros (ou UEP’s dependendo de sua escolha)

@loganlidno essas UEPs são usadas pelas pessoas como referência de lugar (placas, endereços, conversar cotidianas)?

Se sim, faz sentido mapear como bairro/lugar.

Se não, provavelmente é só uma divisão de planejamento. Nesse caso não faz muito sentido usar “place=…”, mas pode fazer sentido como fronteira estatística: Tag:boundary=statistical - OpenStreetMap Wiki

Mas sendo apenas estatística: como essas camadas já estão disponíveis no geoportal e é fácil cruzar direto na fonte, eu pessoalmente acho que talvez não valha o esforço de colocar no OSM, mesmo sendo permitido.

algumas são usadas como, por exemplo:
Eu moro ali na Fazenda do Rio Tavares.
O mercado fica ali na Costeira. (nesse caso, se referindo à Costeira do Ribeirão)
Vamos no Açores?
Eu amo o Matadeiro.
Meu endereço é (endereço da pessoa), lá na Lagoinha do Norte.

Tem o “Meu Bairro Regular” também, que inclui o NUIC Capivaria, Capivari sendo uma UEP na localidade Ingleses

Tem os Centro de Saúdes também, como Caieira da B. do Sul, Capivari, Canto da Lagoa, Monte Serrat (que engloba a UEP Morro da Cruz), Vila Aparecida (que engloba a UEP N. S. Aparecida, Morro do Caixa.

É meio que um ‘mix’, se você me entende. Alguns são usados, outros não.

E sobre a última parte, têm pessoas que não sabem mexer no geoportal direito, nas camadas de limites administrativos, e talvez seja útil para o pessoal que queira estudar só usando o OSM

Eu apenas também não entendi a última parte, “eu pessoalmente acho que talvez não valha o esforço de colocar no OSM, mesmo sendo permitido.”,isso significa que é permitido colocar mas não vale a pena ou significa que não posso colocar?

Se já estiver no OSM, sugiro não exlcluir. Apenas adeque as tags para constar como limite estatísticos.

Se alguns existirem de fato mas os limites não fizerem sentido (forem meio que aleatórios), eu criaria um ponto place no meio da área, mas ainda assim manteria a área como estatística.

1 Like

A maioria fazem, mas as fronteiras atuais das UEPs do Camepche foram criadas em 2001 e na epoca faziam sentido, mas hoje em dia não fazem tanto, como no caso da fronteira entre Lagoa Pq. e Rio Tavares C., Campeche L. e Campeche S., Moenda e Campeche S.

O Campeche antigamente não tinha muitas áreas com casas e sendo que ele cresceu nos ultimos 24 anos e não tendo nenhuma atualização nas UEPs acabou criando essas fronteiras estranhas, com casas sendo cortadas nos limites. Isso não se aplica apenas ao Campeche como nas divisas entre Ressacada e Base Aérea, Base Aérea e Campus, Morro do Peralta e Campus, Pedregal e Ribeirão.

Também tem a questão da (corpo de água) Lagoa da Conceição ser toda inteira do (distrito) Lagoa da Conceição, e isso inclui as áreas na área de Floresta e Baixio, como a L. das Marrecas sendo parte da Lagoa distrito, e aquelas ilhas também sendo parte, isso poderia fazer as UEPs Ponta da Aroeira e Costa da Lagoa terem fronteiras estranhas

A gente também tem que levar em consideração a falta de planejamento e oficialização de bairros em Florianópolis, o que causou muitas plataformas a usarem as UEPs invés de Localidades, e as Localidades também não tendo fronteiras oficiais, oque dá que em plataformas (nesse caso como OSM, não querendo ofender) tenham fronteiras que não estão corretas e foram feitas de uma forma de “mais ou menos”, como, Matadeiro ser parte do Pântano do Sul, TIRIO não ficar no Rio Tavares, áreas conhecidas como localidades, como Caieira, Lagoinha do Norte, Lagoa do Peri, Santinho, etc. não aparecendo. Também tem o IBGE não usando as fronteiras adequadas das UEPs e sim na verdade usar SCs (Setores Censitários) para as fronteiras, dando fronteiras erradas, como Fazenda Cordeiro aparecer como parte da Moenda, Morro do Lâmpião sendo dividido, áreas como Sertão da Costeira, Ponta da Aroeira, Restinga do Peri, Mangue de Jurerê, Rio da Palha, Moçambique, etc. simplismente não aparecendo por conta do IBGE não colocar o nome da UEP (nesse caso sendo usado como bairro) no SC.

Pessoalmente eu acho que acho que poderia ser adicionado mas não aparecendo com as fronteiras e com as tags corretas.

Mapear (re-taggear) como áreas estatísitcas, pode ser uma solução então, como disse o @vgeorge

Okay, então ainda pode ser adicionado as restantes UEPs, e também arrumar as tags dos já existentes no OSM?

Sim, meu entendimento é que você por adicionar/editar as UEPs como Tag:boundary=statistical - OpenStreetMap Wiki, como escrevi acima, e colocar os nós place para os lugares que são usados como referência local, como sugeriu o @santamariense. Recomendo documentar este trabalho na wiki com as fontes e o seu progresso para que outras pessoas possam acompanhar.

1 Like