Oi gente, eu tenho uma pergunta sobre divisões na minha cidade (Florianópolis). No OSM, aparece, na região nordeste da ilha, 9 Unidades Espaciais de Planejamento (ou apenas UEP), sendo elas Ingleses Norte, Ingleses Centro, Ingleses Sul, Capivari, Santinho, Moçambique, Muquém, Rio Vermelho Norte e Rio Vermelho Sul. Eu tenho dúvidas sobre eles.
Eles são úteis ou importantes o suficiente para estarem ali? - A região do rio vermelho não tem bairros oficiais, ao contrario doque muitos pensam. Desde suas criações em 1980 as UEP’s foram usadas para tapar esse buraco de falta de bairros pelo IBGE, e só nesse ano começaram a fazerem os bairros. Isso é 40 anos usando UEP’s, e eu chuto que as gerações mais novas talvez sabem mais se localizar com as UEP’s também. Outra coisa, não faz sentido colocar apenas 9 das 133 UEP’s de Florianópolis, se for útil acharia bom colocar o resto pra não deixar desequilibrado o mapa…
E se eles não forem úteis? - Se eles não forem úteis, como, ao ponto de pessoas usarem pra se localizar, ou usado em mapas com grande relevância, eles serão removidos, ou premaneceram ali? Não faria sentido manter algo inútil (em termos de usos pelos habitantes) no mapa, e apenas está ali fazendo nada e ajudando em nada…
Também é possivel acessar o mapa das UEP’s e bairros oficiais pelo geoportal (Geoportal - Controle de Camadas - Limites adm. - Bairros (ou UEP’s dependendo de sua escolha)