Oi comunidade, recentemente eu tenho andado pesquisando sobre as subdivisões de Florianópolis, como bairros, distritos, unidades de planejamento, etc. e surgiu um pensamento: Essas regiões, como Lagoa da Conceição, Campeche, Jurerê In_, Ingleses, etc. não parecem ter fronteiras oficiais, justamente por não serem bairros oficiais em Florianópolis. De acordo com a lei municipal, o município só tem 26 bairros, 25 na região do antigo distrito sede e a Tapera da Base. Essas outras regiões, como Campeche e Ingleses não tem fronteiras oficiais de localidades justamente por não serem bairros, mas sim, localidades, e 11 desses sendo distritos administrativos.
Pelo oque eu pesquisei, as fronteiras dos supostos “bairros” em Florianópolis seguem esse mapa aqui, que não são oficiais da prefeitura e nem confirmados oficiais pras localidades
Levando isso em consideração, oque dá pra fazer com as fronteiras atuais? Até faz sentido deixar elas ali, mas daí serão fronteiras não oficiais, sendo que as fronteiras são flexíveis, por outro lado retirar elas provavelmente causará confusão entre os moradores que usam essas areas como bairros. Pessoalmente acho que elas podem ser retiradas e apenas ser colocado um ponto ao invés de cobrir uma área já.
É um excelente tema. Puxando o histórico de pelo menos um deles, quem fez foi o usuário @dcampos, o qual tem estado inativo no OSM há 10 anos. Se quiser tentar contato com o usário, pode ser que consiga mais informações.
O ideal é se usar pontos, quando não se tem delimitação reconhecida. Por outro lado, fico curioso da onde surgiu aquele mapa da imagem que tu compartilhou. É interessante. Imagino que possa ser mais preciso do que baseado em ponto, uma que vez que identificação de endereço por base em proximidade de pontos geram muitos erros. Mais que geometrias de áreas imprecisas.
Eu nessa situação até manteria as delimitações, apenas mudaria as tags de type=boundary + boundary=administrative + admin_level=10 para type=boundary + boundary=place + place=suburb — na prática isso fará com que não constem mais como bairros oficiais, mas ainda funcionem para detectar que aquele lugar tem esse nome.
Se for o mapa que eu estou pensando, provavelmente é ou os distritos de 1995 até 2023 (ex: Campeche, Pântano do Sul), ou as Unidades Espaciais de Planejamento (ex: Jurerê Sul, Autódromo), que não são bairros mas tiveram que ser usadas como substituição já que a maioria do município não tem bairros oficiais, vale citar que o mapa dos censos é de 2010, Carvoeira não era bairro na época e o IBGE não reconhecia Tapera da Base como um bairro oficial
Sobre essa primeira, é uma boa idéia manter as delimitações mesmo, mas possa ser que certas áreas denominadas pelos moradores como parte de uma localidade seja parte de outra, como por exemplo o TIRIO ficando no Campeche, sendo que o própio nome diz que é o terminal do Rio Tavares, também tem o fato que ocorreu uma mudança nos distritos em maio de 2023, isso significa que certas localidades/bairros tiveram suas “áreas” aumentadas ou diminuidas, como no caso a Lagoa da Conceição perdeu a Galheta e Praia mole, mas o Carianos ganhou Lavouras e Fazenda Cordeiro
Observação que, em Florianópolis há outras localidades também como Novo Campeche, Jardim Campeche, Caieira da B. do Sul, Alto Ribeirão, Canasjurê, Lagoinha do Norte, Porto da Lagoa e entre outros que não têm suas áreas definidas como as outras também usada pelos moradores, uma forma boa de delimitar essas regiões é usando o mapa das U.E.P.s (unidades espaciais de planejamento) para certas localidades que cobrem uma U.E.P. de mesmo nome, e para outras como Joaquina ou Caieira usar mais do que 1 U.E.P. para delimitar a região
Eu fiz oque tu disse, trocar type=boundary, boundary=place, mas as fronteiras dos ‘‘bairros’’ não tão aparecendo. Tá certo isso? Se não, tem como reverter?
(Eu coloquei a opção de revisarem a atualização do mapa também)
É normal. Nem tudo no OSM é renderizado. Mas ele ainda funciona com propósito semelhante. O bairro continua sendo encontrado nas pesquisas e o que ta dentro deles, automaticamente herdarão o seu nome como bairro.
Se retirar o place, não constará mais nos endereços. E, se for meramente estatístico, faz sentido.
Nesse site tu consegue ver direitinho como funciona o sistema de endereçamento
A nível de endereçamento ambos acima não conflitam. place= neighbourhood < quarter < suburb < borough. Se um ponto tiver dentro de todos eles, todos em potencial entram na composição do endereço.
Obs: Não domino 100% o funcionamento do nominatim a nível de documentação, o que eu falei, é por observação de como funciona, portanto, tome minhas afirmações como algo a ser investigado melhor. Se algo funcionar de modo diferente do falado, pode mandar aí que no OSM sempre se está aprendendo.
admin_level deve ser excluída. deve ser adicionada place=suburb
Tipo, o nome da rua? Ou o nome do lugar?
Se for o nome da rua, vai na geometria da rua mesmo. Se na rua no OSM já tem um nome, mas o nome é diferente do que ta na placa, em name=* vai o nome da rua que esta na placa e em alt_name=* ou outras tags de nomes alternativos, vai os outros nomes.
Se for nome de lugar a nível de loteamento por exemplo, pode criar um ponto place=neighbourhood e por o nome da vizinhança.
Nesse caso eu consegui encontrar três que são localidades não mapeadas no OSM mas que tem seus nomes em placas de logadouro:
Canto da Lagoa
Joaquina
Barra do Sambaqui
E tem três que apenas aparecem em pontos de ônibus:
Costa de Dentro
Caieira da Barra do Sul
Santinho
Levando em consideração já estarem em objetos colocados pela própia prefeitura acho que já podem ser consideradas localidades que podem ser mapeadas
Esqueci de mencionar mas também tem regiões sem placas de logadouro da prefeitura ou linhas de ônibus, como Açores, Vargem de Fora, Lagoinha do Norte, Fortaleza da Barra da Lagoa ou Sertão do Ribeirão. Tá ok adicionar elas também, já que os moradores reconhecem, só a prefeitura não?
Também tem a questão de certas regiões dividida por distritos mas que a população ainda fala que é parte de um lugar, como acontece no Portal do Ribeirão, em que é cortado entre Campeche e Ribeirão, colocando-o em 2 localidades diferentes. Tem uma solução pra isso ou deixa do jeito que tá?
Com certeza. Pode adicionar. Adiciona também na tag source a fonte que pode ser por exemplo “Conhecimento local”, “Citada na LM numero/ano”, etc. Em um ponto adiciona-se:
place=neighbourhood
name=*
source=*
O que vale é o que tá na lei, supondo que seja descontentamento dos moradores, eles tem que solicitar ajuste nos limites junto à câmara/prefeitura. Estando modificado a lei, modifica-se o que está no OSM.
Não se costuma falar muito a respeito, mas é comum pessoas/empresas dizerem que estão numa localidade quando na verdade estão em outra, por diferentes motivos. Mas o que vale é o que está na lei. (Talvez algum colega pense diferente)
A área já está como relação. A única parte estranha é que essa relação tem só uma linha como limite. Na verdade ela deve ser composta de elemetos geográficos ou linhas secas para compor seus limites. Um segmento de linha divide até 2 áreas administrativas de mesmo nível.
Por exemplo, em vez de desenhar linha sobre linha neste rio, já que ele parece ser a divisa, tu ocupa trecho do rio para compor os limites da área dado pela relação.
Hm. Vi que tu edita só no iD até o presente momento. No iD também é possível editar isso, mas depois que tu se ambientar no JOSM, é muito mais simples de fazer pelo JOSM.
No JOSM tu vai abrir a relação para edição e excluir a linha de limite única da relação. Também existem técnicas para reaproveitar a geometria para não perder ela apenas deletando.
Se tu acompanhar e replicar esses 3 videos-tutoriais que eu fiz há algum tempo, tu consegue se virar bem para editar relações no JOSM. Assista e replica nesta ordem:
https://www.youtube.com/watch?v=dkXV9L--loQ - Como mesclar a delimitação de uma área com feições existentes (Aqui tu poderá pegar uma dicas para a tua edição, neste caso específico)
Mais tarde também sugiro dar uma olhada nos atalhos de JOSM. Dicas aqui: JOSM Video Tour
Se tiver dúvidas, pode perguntar. E se tiver qualquer dificuldade, me disponho a te ensinar por compartilhamento de tela.
Mais uma pergunta se você não importa, e desculpa ser do nada
Eu sei que existe uma subprefeitura do Sul da Ilha aqui, a sede fica no Carianos, mas ela pode ser mapeada? Ela representa o Sul da Ilha, então seria a região do Sul da Ilha (composta pelos distritos Ribeirão, Pântano do Sul, Tapera e Campeche)
E se sim - seria um admin level junto com município ou Distrito? E ele recebiria uma label como bairros ou municípios?
O Fórum é para isso mesmo, pode fazer quantas perguntas achar preciso.
A proposito, é uma excelente pergunta. Eu pessoalmente não acho correto mapear delimitação de subprefeitura. Ou pelo menos não com boundary=administrative + admin_level=*. Contudo, o que vale é o que está na documentação da Wiki [1], e lá consta, há mais de década e até a presente data, que pode usar admin_level=9 (o mesmo usado para distritos) para mapear subprefeituras.