Mudança no sentido da rua

Olá!

Gostaria de saber se alguém sabe como alterar o sentido da via pelo JOSM.
Por exemplo, estou trabalhando numa simulação em que há uma rua de “mão única”, porém quando a exporto do OSM ela está como “mão dupla”.
Como alterá-la?

Grata.
Jéssica

Se apertar a tecla R, ele reverte o sentido da via, ou indo em Ferramentas → Reverter (alguma coisa, não lembro de cor).

Isso vai fazer com que as flechinhas que indicam o sentido da via mudem de direção, mas uma via ter flechinhas não significa que elas sejam de mão única, elas precisam ter a etiqueta oneway=yes também.

Quando revertendo o sentido de uma via, tem que tomar uns cuidados:

  1. Se você quiser alterar a mãe única de uma rua inteira, tem que verificar se ela foi repartida em pedaços, e se eles estão sendo selecionados. Ou, se necessário, repartir ela em mais pedaços para ficar com mão única só nas partes certas.
  2. Se tiver alguma coisa que faça referência a :left ou :right nas etiquetas da via, pode ser necessário invertê-las. O JOSM já ajuda bastante nisso, e geralmente dá um aviso.

Jéssica, você está exportando para GPX? Ou talvez salvando como GeoJSON? Ou simplesmente salvando como .OSM? Pode haver um problema com o filtro de exportação. Senão, tudo aquilo que tiver a tag oneway=yes ou oneway=-1 deveria ser uma via de mão única (como o jgpacker disse).

Estou salvando como .OSM mesmo Fernando. Não sabia da tag oneway, vai me ajudar bastante.
Muito obrigada pela ajuda de ambos. Irei testar as dicas dadas e em caso de dúvida posto aqui novamente.

Grata!

Caros,

Fiz as seguintes alterações:

  • Numa rua de mão única, utilizei o comando “reverter” para alterar o sentido
  • Numa rua de mão dupla, utilizei o comando “oneway =yes” para alterá-la para mão única.
  • Utilizei o netconvert para visualizar os arquivos no formato .net.xml pelo SUMO-GUI

Na primeira alteração, a via continuou com o sentido inalterado no SUMO-GUI
A segunda alteração, a via desapareceu na visualização pelo SUMO-GUI.

O que posso estar fazendo errado?

Grata.

Jéssica, quando você apertou R no JOSM ele te perguntou se queria mudar o valor da tag “oneway”, certo? Você tem 3 opções: cancelar (que não inverte nada), não aplicar as alterações (que inverte a via sem alterar a tag) e aplicar alterações. Esta última opção inverte tanto a via quanto a tag (oneway=yes passa a ser oneway=-1); duas inversões se cancelam do ponto de vista lógico, então pode parecer que nada aconteceu.

Você pode nos passar um link pra área onde fica essa via, ou um link pra própria via, pra darmos uma olhada? Ou talvez melhor seria um link pro seu changeset. Na interface web do OSM, faça o seu login e lá em cima clique em “History” ao lado de “Edit” pra visualizar os seus changesets.

Eu não conheço o SUMO-GUI. Talvez ele não suporte vias de mão única. Eu também não conheço o netconvert. Talvez ele esteja convertendo essas vias do jeito errado, ou simplesmente descartando elas. Se você pudesse nos passar o arquivo net.xml gerado talvez ajudaria.

Olá!

O SUMO-GUI é uma ferramenta de simulação veicular que permite ao usuário visualizar o comportamento de veículos numa cidade, região, etc.
Estou num projeto de extensão da UFSJ, onde visamos melhorar o trânsito da cidade de Conselheiro Lafaiete, MG. Para isso, exportamos trechos do OSM e usamos o comando “netconvert” para converter numa extensão que SUMO-GUI suporte.

Nosso problema é: algumas ruas que exportamos não estão com o sentido real. E outras ruas, mesmo estando corretas, teremos que alterar para simular.

Um dos exemplos citados é a rua “afonso pena”. Ela está como mão dupla, mas na realidade é mão única. (http://www.openstreetmap.org/node/246672664#map=19/-20.66243/-43.78813)
Outro exemplo é a rua " Adolfo Siqueira" que necessitará ser simulada em mão única. (http://www.openstreetmap.org/node/246672664#map=18/-20.67543/-43.78221)

No decorrer do projeto, acredito que haverá muitas outras ruas na mesma situação das demostradas acima.
Muito obrigada pelo apoio e desde já agradeço a ajuda.

Jéssica

Se entendi bem, vocês encontraram alguns erros no mapa do OSM (que vocês podem eventualmente corrigir editando o OSM, o que beneficiaria tanto a vocês quanto ao mundo todo) mas também estão com um problema na hora de converter (essas alterações que vocês têm que fazer antes de simular), certo?

Pra poder lhe ajudar, eu precisaria ler o seu arquivo net.xml (antes de aplicarem as correções manuais) pra saber se é o netconvert que descartou as vias de mão única ou se é o SUMO-GUI que não consegue lê-las.

Se for alterar dados do OSM para fazer simulações, tome o cuidado de não enviá-los.

Respondendo a naoliv:
Não estamos enviando nenhuma alteração ao OSM, pois até então estávamos simulando para aprendizagem, independente se a via está como o real.

Respondendo a Fernando:
Como faço para lhe enviar os arquivos net.xml?
Sou nova usuária tanto no forum, quanto no OSM, e estou com dúvidas básicas como essas aqui expostas.
Você disse que não conhece o comando netconvert, então como você faz para transformar o arquivo .osm em .net.xml?
E claro que, sabendo como alterar, editamos as ruas que não estão coincidindo com a realidade, ajudando a todos que utilizam o OSM.

Grata.
Jéssica

Se o uso do arquivo for restrito, você pode mandar direto pro meu e-mail: fernando.trebien @ gmail.com (só retire o espaço antes e depois do @).

Senão, uma sugestão seria colocar ele num lugar a que você tem acesso (eu uso bastante o Dropbox) e depois postar aqui um link pro download, assim mais gente pode olhar e quem sabe achar o problema.