Maxar está atualizando suas imagens e sobre Apple Data Team (#adt)

Isso é uma cópia adaptada do chat do OSM Brasil - Avançado

1) Maxar está atualizando suas imagens

A Maxar está atualizando as imagens, e é nítida a mudança de posição em cerca de 3 m para o norte e 5 m para o leste, pelo menos na região que costumo mapear que é Laranjal Paulista (por causa do Atlas de Laranjal Paulista, uma publicação que mantenho).

As imagens são mais atualizadas, porém a qualidade degenerou na área da cidade que mapeio. As imagens são mais borradas e com aparência de sépia (marrom claro/bege).

Na imagem acima, o tile que é mais recente está na parte inferior a direita, enquanto o resto mostra os tiles mais antigos.

Eu já desenhava os eixos das ruas com um deslocamento de 1.19 E; 2.45 N no Centro da cidade para alinhar com o geoprocessamento da prefeitura. Agora terei que adicionar um deslocamento dentro do deslocamento em certas partes da cidade. E o deslocamento varia de uma quadra para outra.

Olhem para estas duas esquinas. A imagem e os eixos estão bem alinhados. Foram mapeadas com a imagem da Maxar anterior que ainda não foi atualizada neste nível de zoom mais afastado.

Agora vou dar um zoom.

Antes, em ambos os níveis de zoom, a imagem ficava alinhada com as vias.

Pelo menos é o que estou tendo no editor JOSM. No editor iD a alteração ainda não aparece. (Isso foi ontem)

2) Sobre o trabalho da Apple que estavam alinhando as vias com a imagem da Maxar (ADT)

Apple, assim como outras empresas, tem uma equipe de mapeadores que estão editando o OSM pelo JOSM. É a Apple Data Team (você ve o #adt nos changesets).

Detalhes: https://github.com/osmlab/appledata

Já houve vários questionamentos de mapeadores da comunidade, inclusive eu, sobre a aplicabilidade das edições da ADT. O mais relevante a este tópico é o realinhamento de vias onde já não precisava, pois a via já havia sido alinhada com um geoprocessamento ou por uma imagem melhor posicionada, ocasionando casos de vias cruzando terrenos e edificações.

Como falei há alguns meses, não adianta arrumar algumas vias para alinhar com a imagem mais recente e deixar o resto como estava mapeado numa imagem mais antiga. O correto é deslocar a imagem de forma que se alinhe com as vias. Então você terá condições de julgar quais as vias que estão fora do lugar em relação às demais. Do contrário, é provável que estejam desperdiçando trabalho e tempo.

Daqui a um ano, a imagem do mesmo fornecedor mudará de lugar, de novo.

Enquanto não tivermos uma imagem devidamente ortorretificada e geoposicionada, a referência é o que já foi mapeado. Pelo menos nas áreas densamente mapeadas.

(Sim, para o “horror” de todos, estas imagens do Bing, Maxar, Esri etc são sempre uma aproximação. As imagens são obtidas por levantamento aéreo e por satélite e são ajustadas num modelo digital de elevação, que é também aproximado. Exemplo: a pista norte desta rodovia tem leves sinuosidades na foto aérea, mas no streetview ela é reta.)

Digo “a referência é o que foi mapeado” porque, se todas as ruas de uma cidade estão uniformemente fora do lugar e uma vez que obtivermos um levantamento geoposicionado, é mais fácil deslocá-las por inteira do que ficar arrumando pedaço por pedaço.

Por isso, eu proponho que, pelo menos nos casos em que as vias e edificações tiverem a etiqueta “source:geometry=nome de um órgão ou prefeitura”, não se deve mexer para alinhar com a imagem, pois é muito provável que já vieram de um material georreferenciado.

3) Com relação à Maxar

O ideal mesmo é que a imagem não atualizasse, mas fosse “arquivada” e deveriam lançar outro link WMS com imagens novas para evitar ter tiles de épocas diferentes no mesmo zoom ou entre níveis de zoom, ou para evitarmos de perder referência.

Em muitos lugares o mapa do OSM ainda está tão incompleto que a perfeição no alinhamento com as imagens aéreas costuma ser deixada pra depois, o mapeamento semântico (descrição das vias usando etiquetas, pontos de interesse, etc.) e o diagramático (melhorias simples na geometria pra ela não parecer muito grotesca) agrega mais valor mais rápido com menos esforço. Mas, para quem está disposto a perseguir esse ideal logo de início, duas sugestões:

Quem se assusta com uma imagem menos nítida certamente é recém-chegado no OSM e não faz ideia de como costumava ser uns anos atrás. :P