Mapeamento de orelhões

Por esses dias, eu estava pensando o quão útil e trabalhoso é ter orelhões mapeados. Eu já fantasiava ir na operadora pedir dados. Mas hoje eu comecei pelo Google. Encontrei que a Anatel tem o Fique Ligado, que aliás não mapeia apenas orelhões. Ele foi lançado em 2012. Segundo ConexãoMiniCom, as informações para alimentação dele são fornecidas periodicamente pelas concessionárias de telefonia fixa: Oi, Telefônica, Embratel, Sercomtel e CTBC.

Esses dados originados da iniciativa privada são dados abertos por lei?

A propósito, esse Brasil tem mesmo orelhão com wifi?

PS.: existe algo (proposta ou discussão de tag) para etiquetar o mapeamento de orelhões duplos ou triplos?

Eu geralmente mapeio como um ponto só e coloco os diferentes números de telefone, quando disponíveis, em múltiplos valores da tag phone (phone=[tel1]; [tel2]).

[]s

Depois eu entendi que não importa a questão de serem ou não “dados abertos”. É preciso buscar as permissões para o uso deles.

Anatel vai cortar em 60% a planta de orelhões no Brasil

Segundo pesquisa considerada para a tomada de decisão, o uso de orelhões no Brasil é quase o mesmo dos telefones celulares. Ele não cobre a manutenção do equipamento público. Imagino que principalmente por causa de vandalismo. Curioso: a pesquisa não considerou que mais de 50% dos aparelhos estão inoperantes.