Mapas OSM para o navegador 7ways

Bom dia Marcio Campos,

Os mapas que faço para o 7Ways são derivados do OSM, só consta neles o que estiver cadastrado lá.

No caso de Montes Claros, veja aqui o mapeamento da cidade no OSM, as ruas estão sem nome, o que infelizmente ainda ocorre em muitas cidades. As poucas que têm aparecem no 7Ways. Mas veja pelo lado bom, a maior parte do trabalho, o traçado das ruas, já está feito.

Se você for da região, pode ajudar bastante colocando nome nas ruas que conhece. O que fizer vai aparecer nas próximas publicações dos mapas.

Abraços,
– Fidelis

Fidelis,

instalei o 7ways com mapas do OSM no meu GPS aquarius! Obrigado!
Amanhã vou começar a utilizar, mas já é muito legal ver os prédios que eu adicionei no GPS! :smiley:

Abraços, Linhares

Linhares,

Legal, os mapas de GPS baseados no OSM têm melhorado muito ultimamente no Brasil pelo trabalho incansável dos mapeadores. Estão todos de parabéns!

Na última versão dos mapas, incluí uma numeração de portas extra por interpolação adicional às cadastradas no OSM, o que ajuda a estimar endereços já que ainda são poucos os números e interpolações cadastrados. Qualquer problema por favor avise para corrigirmos.

Ainda temos muitas localidades cujas vias estão sem nome, sabe dizer se existe algum procedimento para importação desses nomes de alguma fonte oficial ou se há alguém trabalhando nisso?

Abraços,
– Fidelis

Procedimento de importação automática eu desconheço, mas temos disponível a camada de mapas do IBGE que é bem completa! Tem nomes de ruas em todo o Brasil.

Quanto ao GPS, eu notei que este posto de gasolina não foi identificado. Deve ser porque a tag amenity=fuel está no prédio todo e não em um ponto isolado.

Abraços, Linhares

Essas camadas são boas para mapeamento manual mas não sei se podem ajudar num processo automático.

Verdade, não existe um type específico no formato mp, usado pelo conversor da Navikey, para postos de combustíveis como área, apenas como pontos (POIs). Por isso nem a área é mostrada. De modo geral, áreas no mp se referem a construções maiores como hospitais, universidades, áreas industriais, etc.

Introduzi recentemente a classificação por bandeiras para postos, com ícones respectivos, mas apenas para os POIs. Para contornar, vou tentar mostrar uma área genérica para esses casos e acrescentar um POI de posto no centroide.

Um comentário à parte, notei recentemente que o admin_level das regiões administrativas do Distrito Federal é o mesmo de municípios e o IBGE ainda apresenta como subdistritos em seu kmz. Como uso as divisões administrativas do IBGE para fazer a indexação de endereços, a busca por endereços aí ficou prejudicada. Vou acertar isso nos próximos mapas.

Obrigado e um abraço,
– Fidelis

Linhares,

Acertei a exibição dos casos como aquele posto em SIA e também espero ter corrigido a indexação dos endereços no Distrito Federal.

Novos mapas e skin atualizada para a versão 1.11.798 do 7Ways: https://mega.nz/#F!7xAjXbKL!duYXn6poIGi1WONjbJSDaA

Dei uma olhada na região de Brasília, está muito bem mapeada, dá gosto de ver :), parabéns!

Abraços,
– Fidelis

Estão disponíveis mapas derivados do OSM para o navegador 7ways, para todos os países da América do Sul e Guiana Francesa:

https://mega.co.nz/#F!P5x3QSba!wyePRHKUNfcpHn6ow-ysag

O diferencial desses mapas em relação a outros para 7Ways é a maior quantidade de vias indexadas.

Abraços,
– Fidelis

Fidelis,

desculpe a demora em responder!
Atualizei o 7ways e agora o posto está sendo exibido, inclusive com o ícone novo. Obrigado mais uma vez! :slight_smile:

Abraços, Linhares

Linhares,

Obrigado pelo retorno!

Abraços,
– Fidelis

Olá Fidelis. Como vai.
Cara… O compilador do projeto TarckSource fez pra mim uma compilação de um arquivo .gtm para .7w, porém por algum motivo ele nao pode mais fazer essa conversão. Existe alguma outra maneira de fazer essa compilação? Tenho o arquivo em .gtm, .gtx e .osm. Não consigo carregar ele pelo OSM Editor pq é muito grande (serca de 73.000 objetos)
Pode me dar uma luz??
Obrigado

Olá Sullivan,

Não conheço o compilador da TrackSource, não saberia dizer a causa do problema mas é comum compiladores esbarrarem no tamanho. Esperimente subdividir seu arquivo.

Como você tem um .osm, eu publiquei um pacote para gerar mapas .7w para todos os países da América Latina a partir do OSM. Entretanto, ele não espera um .osm específico de entrada, mas uma sigla indicando o país, ex:

Para gerar mapas do Brasil:
$ bash make_maps_7w.sh BR

No lugar de BR, você pode usar AR, BO, CH, etc para gerar mapas para Argentina, Bolívia, Chile, …

A partir da sigla, ele faz o download do arquivo OSM do país, subdivide nas Unidades da Federação (ou Províncias, Regiones), gera os .mp com uma versão adaptada do conversor do Liosha e depois compila para .7w com o compilador da Navikey. Com alguma adaptação você pode compilar um .osm específico. Há um script também para gerar apenas os .mp que, em princípio, podem ser usados para compilar mapas para outros navegadores (Garmin, Navitel, e outros que aceitam .mp de entrada).

Esse pacote faz a indexação de endereços a partir dos polígonos admnistrativos no OSM, aumentando significativamente os endereços disponíveis para busca.

Link: https://mega.nz/#F!7xAjXbKL!duYXn6poIGi1WONjbJSDaA

O pacote é para Linux, desenvolvido e testado em Ubuntu mas há reportes de uso em Debian. O arquivo LEIAME tem instruções mais detalhadas de instalação e uso. Espero que ajude.

Abraços,
– Fidelis