Olá, pessoal!
Estou pensando em uma maneira de começar a contribuir de forma mais sistemática com números de imóveis no OpenStreetMap, especialmente através de interpolação, e gostaria de saber a opinião da comunidade antes de começar.
A motivação é a seguinte: em muitas cidades brasileiras, temos ruas e edificações muito bem mapeadas, mas poucos imóveis possuem seu número cadastrado. Isso prejudica bastante a busca por endereços em aplicativos baseados em OSM. Por exemplo, podemos ter a Rua Exemplo perfeitamente mapeada, mas, ao procurar por Rua Exemplo, 1250, o aplicativo não consegue localizar o endereço porque o número não está explicitamente presente nos dados. Isso acaba afastando usuários que gostariam de substituir aplicativos fechados, como o Google Maps, por alternativas baseadas em OSM, mas encontram dificuldades para utilizá-las no dia a dia, especialmente na navegação. Indiretamente, isso também pode significar perder potenciais novos colaboradores para o próprio OpenStreetMap.
A ideia é usar mais linhas com o addr:interpolation.
A documentação do OSM prevê o uso de addr:interpolation justamente para situações em que não temos todos os números de uma sequência. Basicamente, conhecendo os números nas extremidades e o padrão da sequência, podemos criar uma linha com addr:interpolation=odd, even etc., permitindo estimar a localização dos números intermediários (Addresses - OpenStreetMap Wiki).
Isso me parece particularmente interessante no Brasil porque, em muitas cidades, a numeração dos imóveis segue uma lógica aproximadamente relacionada à distância ao longo do logradouro, começando pela extremidade mais próxima do centro e aumentando em direção à outra extremidade. Essa questão já foi discutida aqui no fórum em 2016, no tópico “Numeração de ruas” (Numeração de Ruas). Gostaria de retomar essa ideia e saber se seria uma boa estratégia.
Em resumo, gostaria de saber:
-
É aceitável usar essas linhas com addr:interpolation para representar a numeração nas nossas cidades? Eu imagino que sim, já que é uma estratégia oficial citada na wiki, mas queria confirmar.
-
Podemos manter a linha de interpolação (ou até adicionar uma) nos casos em que aparentemente todos os números dos edifícios foram inseridos? Achei alguns comentários no sentido de que a interpolação seria somente temporária, um “quebra galho”. Mas, minha impressão é que deletar seria contraproducente. O número explicitamente mapeado obviamente é uma informação melhor e deve prevalecer sobre a estimativa, mas a interpolação ainda poderia ser útil para os números que continuam sem mapeamento individual e inclusive para construções novas ou que passaram despercebidas pelos mapeadores. Queria saber o que a comunidade acha do assunto.
-
Pensando em uma futura semi-automação ou automação, pode ser que seja uma boa ideia usar a própria geometria da rua para facilitar a inserção da interpolação. Por exemplo, se a numeração seguir de fato uma lógica métrica, poderíamos, em uma primeira aproximação, considerar: início do logradouro → número 1; final do logradouro → número correspondente ao comprimento do logradouro em metros; criar uma interpolação odd de um lado e even do outro. Assim, uma ferramenta poderia ajudar a gerar essas interpolações automaticamente a partir da geometria das ruas. Essa claramente é uma ideia que necessitaria de bastante discussão, mas acho que debater nesse sentido pode ajudar a acelerar muito a usabilidade da navegação baseada no OSM.
Obrigado!