Harmonização do Metro de Lisboa

Tenho estado a fazer algumas alterações para colocar as estações do Metro de Lisboa mais de acordo com as guidelines do wiki para facilitar o planeamento de percursos de transportes públicos por apps terceiras.

Reparei que há muitas inconsistências na nomenclatura. Assim, a minha proposta é harmonizar o OSM e o Wikidata, remetendo para as entradas do Metro de Lisboa e da respetiva empresa.

A maior parte das discrepâncias origina nas tags network e operator, sendo que a primeira se refere à rede de transportes em si e a segunda à empresa responsável pela sua gestão, a minha proposta é:

network=Metro de Lisboa
operator=Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

A principal discrepância ao longo do mapa prende-se com a rede, sendo que a maioria dos pontos ou não tem, ou surge como “Metropolitano de Lisboa”. Na minha opinião, para o nome do serviço, “Metro de Lisboa” é a melhor opção uma vez que é o termo que no site oficial é mais frequentemente usado quando se refere ao serviço de transporte, muitas vezes apenas descrito como “Metro”. Ainda que, naturalmente “metro” e “metropolitano” signifiquem geralmente a mesma coisa, a consistência deve ajudar os clientes das API a montante.

Quanto ao operador, fui verificar nas respetivas bases de dados o nome legal da empresa, e este aparece designado como “Metropolitano de Lisboa, E.P.E.”

Escrevo apenas esta entrada caso haja alguma discordância antes de começar a verificar as estações todas.

2 Likes

Update:

network=Metropolitano de Lisboa