Alguém sabe se existe alguma justificativa técnica para essa prática? Caso não haja, acredito que seria importante solicitar a essas equipes que adotem a convenção internacional.
Essa mudança ignora a etiqueta turn:lanes, que em muitos casos já estava mapeada; nesse exemplo estava desde 2015 no trecho destacado:
Há pouco tempo, fiz uma enquete sobre isso no fórum internacional:
E o resultado foi expressivo: 93% (14 votos) a favor do estilo anterior, com a ligação começando próxima ao ponto físico de divergência (usando o termo do DNIT: vértice do nariz), em vez do início da faixa contínua ou da faixa de desaceleração.
Isso faz sentido na prática: várias aplicações como Organic Maps, CoMaps e OsmAnd já usam turn:lanes para lane assist. Mapear as ligações da outra forma prejudica esse recurso, que hoje deixou de ser algo raro.
Esse caso é quase idêntico a um exemplo dado no wiki no artigo sobre estradas duplicadas (dual carriageway), onde um trecho que precede a ligação marcado com turn:lanes é desenhado usando o estilo Lane and road attributes no JOSM:
Poucas pessoas talvez entendam realmente do que se trata, pois é um assunto mais avançado de mapeamento em que poucos mapeadores se aventuram a detalhar.
Pessoalmente, eu acho as 2 opções logicamente válidas. É claro que, a partir do momento em que se introduz o tun:lanes, tem que ajustar o link também para que a conexão seja feita no local certo e faça sentido no contexto. Eu imagino que eventualmente possa passar batido para quem estiver mapeando pois para ser acertivo no ajuste do link, tem que analisar contexto das tags das vias ao redor e não somente da geometria que esta sendo tocada.
Como assim ficou decidido, sugiro atualizar também a wiki, de forma a consolidar decisões tomadas no fórum, preferencialmente citando onde foi decidido.