Dúvida sobre tag para Clubes

Inclui este ponto no mapa (pode não ter sido renderizado ainda):
https://www.openstreetmap.org/#map=19/-19.46802/-44.25321
referente a um clube esportivo.

Utilizei a tag “Quadra Esportiva” porque não achei outra mais específica.

Existe alguma tag para este tipo de clube (lá tem quadra aberta, fechada, piscina, etc.)?

Não sei… nunca apliquei, mas olhe Pt-br:Tag:leisure=sports_centre.

AS2, uma dica:
Quando quiser dar um link pra um objeto, clique no ícone de camadas do lado direito do site, e ative a caixa “Dados do Mapa”, e daí selecione o objeto.

Suponho que o que você quer mostrar é este objeto, correto?: https://www.openstreetmap.org/node/2905829292#map=18/-19.46767/-44.25279

Sim, jgpacker, é este ponto. Esqueci de selecionar desta forma para facilitar.

Obrigado Alexandre. Esta marcação parece ser a mais correta, mesmo.

Se a prática de esporte for profissional, leisure=sports_centre.

Se a prática de esporte for para o lazer (geralmente com outras atividades de lazer, como áreas de descanso, restaurantes, etc., amenity=community_centre, e se for área, também landuse=recreation_ground.

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/Refer%C3%AAncia#Casos_espec.C3.ADficos

Obrigado pelo link, Fernando. Vou verificar.

Fernando, o amenity=community_centre tem de ser um prédio? Fiz essa tradução com o que eu tinha naquele momento. Como diferenciar de landuse=recreation_ground?

Que tradução?

A tradução de community centre é centro comunitário. Em alguns países, esses centros geralmente são públicos, mas no Brasil, temos a versão restrita conhecida como “clube”.

A tag amenity geralmente se refere a um “estabelecimento”, algo que funciona dentro de outro lugar. (Note que há umas poucas exceções, como amenity=school.) Você geralmente mapeará uma amenity combinando-a com um prédio, um terreno, ou como um ponto livre.

A tag landuse se refere especificamente à atividade humana sobre uma extensão de terra (daí land use = uso da terra). Então, quando você coloca as duas tags na mesma área, você está dizendo que:

  • a área é usada para recreação
  • nela opera um centro comunitário

Imagine que você tenha um centro comercial (shopping center), com um prédio e um estacionamento externo. Você marcaria a área inteira do shopping com landuse=retail + shop=mall, onde você estaria dizendo que:

  • a área é usada para varejo (compra e venda de produtos voltados ao consumidor comum)
  • nela opera um centro comercial

Se na área operar mais de um shopping, daí você não deve combinar as duas tags. A tag shop=mall deve ser repetida para cada um dos shoppings, e cada um deles deve ser um objeto diferente do terreno (provavelmente serão sub-áreas do terreno).

Se o seu shopping for estabelecido num um edifício que ocupa inteiramente o seu terreno/lote, sem áreas adicionais (como por exemplo este), você combinaria a tag de estabelecimento (amenity, shop, etc.) diretamente com o edifício (tag building). Nesse caso, você não precisaria usar landuse.

Ou, se você for fã da filosofia “one feature, one element”, você poderia mapear o shopping em ambos os casos como um ponto dentro da área respectiva; esse ponto também não teria landuse (que só faz sentido em áreas). Por um tempo a ajuda do iD apoiou essa idéia, mas ela encontra bastante resistência na comunidade. Um dos problemas é que os renderizadores não conseguem decidir o quão importante é a feature (no caso, o shopping) porque não têm como deduzir quão grande é a sua extensão. Eu costumo adotar esse método apenas ao mapear interiores (ex.: lojas dentro de um shopping) quando não tenho informação adicional (ex.: um mapa oficial do interior) ou quando não tenho tempo para copiar a informação oficial; isso já dá um geocoding rudimentar mas suficiente pra quase todos os propósitos (eis um exemplo).

Pois é. Daqui eu peguei o que achei útil ao Brasil, e não usei o termo “centro comunitário”. Não sou acostumado com o termo.

Tava lá na referência.

De fato, o conceito é tão “estranho” ao Brasil que nem tem tradução em português para o artigo na Wikipédia.

Clubes locais como ASDNER, Clube da COSERN, Clube da Petrobrás, AABB, SESC, são “centros comunitários”?

Alexandre,

quando o clube possui atividades esportivas, eu marco como sports_center. Ex: AABB.
Quando se trata apenas de um salão para festas, eu marco como community_center. Ex: Rotary Clube.
Eu também uso community_center para casas de festas infantis.

Abraços, Linhares

Eu faço quase igual. A diferença é que só uso sports_center quando a atividade esportiva é profissionalizante (ex.: quando treinam atletas para competição).

Imagino que também seja assim quando a academia é para amadores mas também treina atletas que caminham para uma quase-profissionalização. Alguns esportes não movimentam facilmente grandes patrocínios. Pode ser o caso, por exemplo, de uma arte marcial tal como o karatê. Pelo menos aqui em Natal. Nas academias locais que conheço, atletas de destaque tendem a participar de grandes campeonatos com seus próprios recursos, e também a tornarem-se instrutores.

Acho que é isso mesmo, Alexandre.

É bem provável que alguns casos caiam no meio-termo entre essas duas coisas e que fique difícil decidir. Por exemplo, um clube pode ter piscinas, quadras de tênis, salões de festa, e também pode ter uma equipe treinando para as olimpíadas. Nesse caso, eu decido de acordo com a função principal: a maioria da pessoas vai até o clube/academia para lazer ou para treinar? Se for para lazer, community centre. Se for para treinar, sports centre.

Por exemplo, este clube é primariamente para lazer. Até tem alguns atletas treinando, mas 90% das pessoas vai lá pra relaxar, tomar um banho de piscina, comer algo no restaurante, etc. Já neste outro até tem algumas pessoas que vão relaxar e/ou vão numa festa num salão, mas a maioria está praticando esportes. Eles até têm times que participam regularmente de olimpíadas. Infelizmente, não tem como decidir isso só olhando a imagem de satélite, tem que pesquisar, entrar nas páginas dos clubes - e, na dúvida, deixar um fixme.

No caso de uma academia de musculação, acho difícil dizer que a ginástica é uma atividade de lazer. Pode até ser, mas acho que a maioria das pessoas pensaria que não é. Então, sports centre.