Deixe a sua opinião: o que você mudaria na busca do OSM?

O objetivo desse tópico é discutir alterações no geocoder do OSM, o programa que roda no site e que transforma um texto de busca em elementos geográficos (com posição e forma). O software que o implementa atualmente é o Nominatim.

Diga o que você pensa sem medo. Se você concordar com o que outra pessoa disse, poste um “+1 @nomedapessoa”. Se ela disse muitas coisas, indique a qual delas você se refere. Vale discordar cordialmente também, desde que seja explicado e de preferência acompanhado de uma sugestão que você considere melhor.

Seja paciente. Deixe a sua opinião ou o seu pedido, mas saiba que quem desenvolve o OSM raramente está sendo remunerado, e as necessidades são muitas e mudam de uma hora para outra.

Vou começar com uma: maior tolerância a problemas de digitação. O sistema não encontra coisas que tenham uma letra a mais ou a menos, ou uma letra trocada.

Vou acrescentar mais uma: tolerância a palavras faltando, especialmente se forem coisas comuns como “rua” e “avenida”. Pessoas habituadas com outros mapas digitais frequentemente não acrescentam esses termos na busca.

+1

Eu acabei de digitar o nome de uma cidade e recebi como resultado várias ruas…

+1. Talvez usar uma daquelas buscas fonéticas.

[]s

Prioridade de proximidade, nos resultados. Salientando melhor as regiões (estado, municípios, bairros) que agrupam os resultados.

+1 @Nighto @AlexandreMagno

Fernando Trebien, você vai sintetizar esses tópicos de sugestão para o pessoal estrangeiro, em inglês, não vai? Pois só assim eles tem utilidade.

Vou sim, de tempos em tempos. Como foi recém aberto esse tópico, acho que dá pra deixar rolando mais alguns dias. Repassar isso pra fora exige um certo tempo, até achar o canal certo, a pessoa certa, a forma certa de se expressar (considerando o que já foi discutido sobre o assunto pelos estrangeiros), enfim, não é algo tão rápido. O pedido tem que ser feito sem um tom de cobrança (afinal, eles trabalham de graça), e tem que levar em consideração os custos de desenvolvimento e de operação do sistema. Muitos dos “problemas” da busca hoje são na verdade resultado de decisões que diminuem esses custos.