Códigos postais

Um dos motivos para os Correios não liberarem os CEPs é porque ganham dinheiro vendendo serviços corporativos. Não sei dizer quanto, e certamente há várias bases por aí que disponibilizam o mesmo dado (provavelmente não tão atualizado, logo não tão confiável), mas se não ganhassem algo não teriam motivo para tentarem patentear a base.

Quando um endereço ou ponto de interesse é georreferenciado pelo OSM através do Nominatim, vem junto a informação do código postal, igual ao Google Maps. Tal como no Google Maps, os usuários do mapa idealmente estariam sendo levados a confiar nessa informação e usá-la para suas correspondências. Então, seria importante ter o CEP correto no mapa para que a nossa geocodificação estivesse correta também.

O site dos Correios mostra intervalos de endereços, o que torna tecnicamente possível inferir o CEP de qualquer endereço. Em municípios menos populosos (cobrindo a maior parte da área do mapa), a questão é trivial: o mesmo CEP é usado para todo o município.

Acho que podemos transportar os CEPs do CNEFE para endereços já mapeados. Só não podemos usar o CNEFE para mapear endereços individuais devido à baixa precisão geográfica de cada endereço individual.

Mas imediatamente o portal oficial com todos os códigos de cidades e países de Portugal e do Brasil - http://codigopostalportugal.com/state_viana-do-castelo/county_ponte-de-lima/city_seara. Apenas para o que é necessário no século 21, eu não sei. É para aqueles que têm um negócio de logística.