Códigos postais

Para não criar mais uma relação e cuidar para que ela se mantenha com área sempre igual ao município que abrange, acho que vale a pena investir na defesa de usar postal_code junto da própria relação do município (boundary=administrative).

Alguns pontos sobre os Correios:

  • Os CEPs são por localidades. Onde cada localidade pode ser referir a um município inteiro, a um distrito inteiro ou a um povoado, variando de município para município.

Santa Maria por ser um município misto de rural e urbano ilustra bem isso. O Correios considera cada um dos 10 distritos do município como sendo 1 localidade (mais comumente chamada de cidade). A Sede (Santa Maria) tem CEP por logradouros, os demais distritos são como municípios pequenos onde cada distrito tem um único CEP e existe um CEP para a unidade dos Correios local de cada um deles.

Nem todos os distritos tem CEPs. Alguns podem usar um geral para todo o município. Em alguns casos os CEPs de fato não batem com a delimitação administrativa fazendo-se necessário ter uma relação boundary=postal_code de fato.

Em relação a estruturação dos dados, é viável termos em separado postal_code ora com boundary=postal_code, ora com boundary=admin_level. Sim? Não? É algo a ser pensado.

Proposta de correção de texto, @ftrebien, onde diz-se município, muda-se para localidade e abre como subitem explanação que localidade pode ser município ou distrito ou “?algo mais específico?”. Uso do termo “localidade” pelos correios: http://www.buscacep.correios.com.br/sistemas/buscacep/buscaCep.cfm

Em localidades onde o CEP é por logradouros, poderíamos definir a faixa de ceps (http://www.buscacep.correios.com.br/sistemas/buscacep/resultadoBuscaFaixaCEP.cfm) numa relaçao boundary. Seria de alguma forma útil?

Temos ainda o problema com o uso dos dados direto do site dos Correios, até onde eu saiba não podemos. Li que o CEP 5 (de 5 dígitos utilizado antigamente) agora está liberado para uso e podemos usar aqui no OSM. O mais recente, CEP 8, não tem a mesma licença, de modo que não podemos usar no OSM. Porém, nas localidade de CEP não por logradouro, seria só pegar o CEP 5 e concatenar 000 ao final deles. Outra fonte possível, mas que já vi erros, seria usar o CNEFE.