Os critérios 2.2 e 3.1 do sistema de classificação atual propõem a inclusão de cidades-polo de regiões geográficas intermediárias e imediatas nos conjuntos de cidades a serem interligadas por vias troncais e primárias.
Ao revisar o sistema troncal em 2021, não chegamos a considerar esses conjuntos, apenas os municípios. A minha impressão é de que esses conjuntos não vêm sendo considerados na prática, por exemplo, na avaliação do sistema primário.
Além disso, durante a revisão, me pareceu que a qualidade do sistema viário tem uma correlação mais forte com o tamanho dos municípios do que com os centros dessas regiões. Em vários casos, os centros de regiões geográficas intermediárias têm populações bem inferiores a 200 mil habitantes e o padrão das rodovias (sinalização, número de faixas, acostamento, geometria etc.) tende a ser mais simples, compatível com o menor tráfego esperado.
Então, queria saber se alguém chegou a avaliar o efeito (positivo ou negativo) desses critérios nas suas regiões. Caso não haja uso prático ou benefício real aos usuários do mapa, sugiro, sem urgência, a possibilidade de remover da proposta a menção a essas regiões. As regras 2.2 e 3.1 permaneceriam com a outra parte, principal, que referencia as populações dos centros urbanos.
Lembrando sempre que a classificação geralmente não afeta o roteamento nas vias públicas contanto que maxspeed e surface estejam mapeados.
Outro ponto é que essas divisões são relativamente instáveis: derivam das antigas mesorregiões e microrregiões e passaram por mudanças significativas (extinções, criações e alteração de centros). Isso implica a necessidade de reavaliar os dois níveis mais altos do sistema viário sempre que o IBGE atualiza essa classificação. São divisões com finalidade essencialmente estatística que talvez não esteja bem alinhada com o propósito da classificação viária.
Editado: lembrei que tinha deixado anotado que esse foi um critério particularmente controverso na época da votação, e que inclusive o santamarisente e eu mudamos de opinião depois da votação quando começamos a fazer a revisão e a ver que ele não funcionava muito bem na prática.