Bicycle=discouraged deveria ser aplicada às rodovias que as autoridades declaram perigosas

Mesmo que o CTB não proíba a circulação de bicicletas em certas rodovias, inclusive em situações que, no OSM, podem se enquadrar como motorway quando estão fora de área urbana (em área urbana o CTB Art. 244 § 1º veda a circulação em vias de trânsito rápido sem acostamento), existem casos controversos em que ciclistas e autoridades divergem sobre a segurança.

Quando as autoridades já se manifestaram publicamente de forma clara ou reiterada sobre o perigo de circular nessas vias, acho que faz sentido marcar a rodovia com bicycle=discouraged. Essa etiqueta não proíbe a circulação, como seria o caso de bicycle=no, mas sinaliza aos planejadores de rota que a via deve ser penalizada ao calcular trajetos para bicicletas. Assim, o mapa continua fiel à legislação, ao mesmo tempo em que informa o risco já reconhecido oficialmente.

Penso que esses casos também deveriam ser documentados no wiki, para que outros mapeadores entendam o contexto.

O exemplo mais marcante que eu conheço é o da Freeway (BR-290). A rodovia já teve sinalização proibindo bicicletas, houve reação dos ciclistas pela retirada das placas proibitivas, depois foi recolocada e retirada novamente, mas ao longo dos anos tanto o Detran-RS quanto a PRF têm reiterado que essa rodovia é perigosa e inadequada à circulação de bicicletas.

O que acham?

2 Likes

Pelo lado do roteamento, vias motorway e trunk já são penalizadas automaticamente por roteadores de bicicleta. Em casos como o exemplo citado, adicionar bicycle=discouraged tende a ser redundante, já que o efeito prático costuma ser o mesmo.

Pela documentação atual, entendo que bicycle=discouraged é mais adequado quando há sinalização física oficial no local desencorajando bicicletas. Sem essa sinalização explícita, mesmo com declarações de autoridades sobre o perigo da via, fico com alguma cautela em aplicar a tag.

Para mim, é melhor manter o uso da tag mais consistente com o princípio do OSM de mapear o que é observável no terreno.