Atualizar o mapa de minha cidade

Oi, sou novo no OSM e eu queria a ajuda para algo. Eu percebi que os limites dos distritos da minha cidade (Florianópolis) estão desatualizados. Eu queria tentar atualizar, sendo que o OSM é bem conhecido e com certeza precisa ser atualizado. Falaram que eu preciso da autorização da prefeitura ou algum órgão da prefeitura para poder utilizar os mapas dado online por eles para poder atualizar na comunidade OSM do reddit, mas a prefeitura ou órgão da prefeitura não respondem. Alguém poderia me ajudar com esse problema? Tipo, se poderei contactar a pref. de outra forma, ou atualizar sem precisar contactar mas usando algum outro tipo de aviso pra pref., etc.

Olá loganlidno,

Antes de mais nada, bem-vindo ao OSM. A atualização dos dados é tão importante quanto a inserção deles no mapa. Excelente iniciativa a sua!

Sim, para atualizar os dados no OSM, a licença da fonte tem que ser compatível com a do OSM.

Infelizmente é comum que, apesar da lei de acesso à informação, os governos ignorem contatos. A melhor forma de forçar eles a responderem é você ter um papel/documento para cobrar resposta.

A melhor forma é pela LAI (Lei de Acesso à Informação) por meio dos canais “e-sic“ onde fica registrado que tu entrou em contato e caso não responderem tu podes até acionar judicialmente.

https://www.pmf.sc.gov.br/ouvidoria/index.php?pagina=ouv_sic&menu=1 que tem um link para (e-SIC)

Posso estar enganado, mas não vejo problema em utilizar mapa de delimitações para atualizar no OSM, principalmente se forem anexos de leis, que nesse caso estão em domínio público. Geralmente o que costuma dar problema quanto à utilização dos dados é o uso do cadastro multifinalitário.

Supondo que haja alguma restrição, ainda assim você pode pegar um memorial descritivo de delimitação que consta na lei específica e utilizar como base no teu mapeamento.