[Ask Me Anything] Sou membro do EWG. Pergunte-me qualquer coisa

O que eu programo relacionado a OpenStreetMap pode ser visto em GitHub: owner:fititnt topic:openstreetmap, que é um dos links que tenho no meu perfil OSM.

Do ponto de vista comercial (ou seja, pensar um modelo de negócios ao redor de dados da OpenStreetMap) eu acho que que as opções são limitadas, então a não ser que tenha um motivo muito forte (por exemplo, empresas que oferecem APIs mais baratas do que Google Maps et al) boa parte de uso comercial da OpenStreetMap seja designer querendo por um mapinha num site que preferiu usar OpenStreetMap do que Google Maps (talvez porque OSM não precisa chave API, já google maps precisa). Óbvio, tem uso acadêmico e governamental, mas a maioria é só usuário passivo dos dados.

Não sei se ficou claro que não, não tenho negócios que tenham conflito de interesse com OpenStreetMap, mas eu sei que ganhar dinheiro com isso é algo menor do que trabalhar com outras áreas. Com meu nível de conhecimento técnico, se eu estivesse apenas interessado em lucro, seria mais eficiente trabalhar em algo tradicional que tenha demanda de projetos de mercado, do que arriscar algo comercial com uso de dados da OSM em um mercado já com diversas alternativas.