Aeródromos e aeroportos

Legal.
Só dá 2 replaces nos dados:

HELPN → Heliponto
Faz. → Fazenda

E o ele é da pista, não do aeródromo (apesar do aeródromo também poder ter essa informação, no ROTAER a elevação é da pista)

Mas veja o caso de Natal: são três pistas e só há um ele. Repito-o para cada pista?

Na falta de mais informações, sim.
O ROTAER diz: Corresponde ao ponto mais elevado da pista de pouso, arredondado para o metro ou pé mais próximo.

O que significa a sigla ROTAER? Dei uma olhada breve na capa nos inícios do documento e não achei essa informação.

ROTas AÉReas

Então eu tiro a informação do fixme:aerodrome=* e coloco em note=*?

Adicionalmente?

Você está dizendo que não existe as etiquetas aerodrome=private e aerodrome=public?

Obrigado. E segundo o taginfo existe surface=brick. Vou alterar!

Eu achei que gravel seria algo impensável para aviões correrem em cima. Mas quem sabe em helipontos?

Interessante que agora eu notei a SEÇÃO 4 ABREVIATURAS na página 37.

Legal. Mas quando você pretende arrumar os do Rio Grande do Norte hein? pressão

Por favor, para questões relacionadas ao rotaer-osm-tags, preferir participar nas issues a postar neste tópico de fórum.

Concordo, INTL/ALTN não deve ser marcado como internacional.
PRIV/PUB não seria um aeroclube ou algo assim? O aeroclube da minha cidade não tem uma pista própria, então não sei ao certo.
Não entendi exatamente o que o PUB/REST é, mas me parece ser mapeado como aerodrome=private. Vi pelo menos um exemplo que era PUB/REST que era um campo de lançamentos de foguetes[1].

Notem que as definições da ROTAER não é um mapeamento 1:1 pras definições no OSM, então vamos com calma nesta parte.

Na verdade, eu não pretendo. Estou cheio de outros interesses e afazeres. Coloco essas minhas contribuições como tijolos que fabrico e podem ser usados por quem está podendo colocar a mão na massa e construir.

Eu não tinha entendido que esse era o ponto. Má interpretação das falas. Então, todos concordam assim?

Estou aqui para ver isso.

Vou sair após o almoço e estarei podendo responder novas mensagens lá pelas 16h.

Eu não colocaria em lugar nenhum. Não é característica do aeroporto ele ser alternativo.
É informação para o piloto apenas. Fisicamente não é diferente de outro aeroporto.

Adicionalmente.

Não disse isso. Na verdade é a mesma informação.
Mas aerodrome tem mais uso mesmo.

O seu estado é um dos que mais precisa de pessoas com energia sobrando e que ponham a mão na massa e façam o trabalho duro de mapear. :slight_smile: Eu fiz todo o RS (que é bem maior que o RN) bem rapidinho sem auxílio de um conversor, você também pode fazer, especialmente agora que você está com conhecimento aprofundado sobre o assunto. :wink:

PUB/REST – Público Restrito: aeródromo civil, construído em área de propriedade
pública, de uso reservado ao órgão público que o tem sob sua jurisdição, cuja exploração
comercial é vedada, só podendo ser utilizado com autorização do respectivo órgão
público.

Pra mim isso é do tipo público mas com acesso restrito (privativo)

Os conversores facilitam muito para todos. Desde que se interessem por eles e os usem com responsabilidade. Essa é a maneira que encontro mais potente de impulsionar o projeto OpenStreetMap como um todo.

Por favor, mostre como seria sua correspondência completa. Como fiz em #17.

O seu conversor só pode ser usado por quem usa Linux, certo? Isso é cerca de 1% da comunidade do OSM.

Um conversor é uma mão na roda, é claro, mas já que você é provavelmente o único usuário de Linux mapeando no RN, seria muito gentil da sua parte fazer esse mapeamento e encerrar esse assunto por aí para se dedicar a coisas mais interessantes e mais trabalhosas.

Magno, só pra lembrar o que o Nelson comentou no início da thread: Segundo o ROTAER, o RN possui somente 12 aeródromos e 2 helipontos.
Já tem até 7 mapeados, então vai ser tranquilo fazer o resto.
Quando tiver tempo, é claro, o trabalho é voluntário e não é urgente.

Eu não sei quanto aos outros, mas fico inspirado quando vejo objetos importantes bem mapeados por outras pessoas.
Aeroporto é importante :wink:

Igual ao seu, com exceção:

  • ALTN: não deve ser representado
  • PRIV/PUB é privado mas tem acesso público; aerodrome=private+ access=permissive
  • PUB/REST é público, mas não tem acesso ao público; aerodrome=public + access=private

Da forma que vejo, a maneira atual de utilizar aerodrome não exclui o uso de access quando necessário.