Olá, pessoal!
Queria reviver este tópico porque creio que não houve um ponto final no assunto. A comunidade OSM Ceará está pensando em importar as escolas para o OSM (não se preocupem, iremos seguir a estrutura de importação), mas caímos nessa mesma discussão da padronização dos nomes. Vou responder as 3 perguntas conforme divisão sugerida pelo santamariense.
Pergunta 1: Nomenclatura
A minha opinião (falo por mim e não pela comunidade OSM Ceará) é que deveríamos usar a seguinte estrutura de nomes para escolas públicas (explico abaixo a motivação):
Escola:
name = Escola Santa Luzia
official_name = Escola de Ensino Fundamental e Médio Santa Luzia
short_name = EEFM Santa Luzia
alt_name = E.E.F.M Santa Luzia (e variantes, caso existam)
loc_name = nome mais conhecido da escola no local, caso exista
Creche:
name = Creche José Dias Macêdo
official_name = Centro de Educação Infantil José Dias Macêdo
short_name = CEI José Dias Macêdo
alt_name = C.E.I. José Dias Macêdo (e variantes, caso existam)
loc_name = nome mais conhecido da creche no local, caso exista
Possíveis questionamentos (e justificativas):
1 - Devemos utilizar o que está escrito na entrada da escola como name, pois essa é a regra do OSM.
Creio que podemos ser flexíveis. Pela minha experiência, é bem raro (para não dizer nunca) alguém dizer, “ah, eu estudo/fiz o ensino médio na EEFM Santa Luzia”. Se eu quero buscar o nome de uma escola/creche, eu escrevo “Escola xxx” no buscador.
2 - Mas o OSM é um banco de dados, e devemos tratá-lo como tal.
Concordo. Contudo, qual a finalidade de ter um dado que ninguém irá encontrar? Podemos culpar o router/render/Nominatim/algoritmo/utilizador dos dados o que for, mas devemos facilitar o uso desses dados. Como exemplo rápido, o Nominatim não encontra “Escola Santa Luzia” uma escola com o name = EEFM Santa Luzia. Já no que proponho acima, os utilizadores dos dados conseguem achar tanto Escola Santa Luzia como qualquer variante possível, sem burlar as regras do OSM.
3 - Exemplo do Gerald Weber sobre as escolas estaduais e sua omissão no name.
Isso varia de local para local. No Ceará, tanto na sigla quanto no nome completo não se menciona se a escola é municipal/estadual. Tanto é que o exemplo que estou usando nessa mensagem (escola real), não há menção do operador da escola. Enquanto uma escola municipal de ensino fundamental no Ceará tem a sigla EEF, no Mato Grosso tem a sigla EMEF. Não posso usar todos os estados por falta de conhecimento, mas nesses dois estados que conheço já mostro uma discrepância, que evitaria um consenso nacional. Usando somente “Escola xxxx” no name, evita esse problema, e as etiquetas short_name e official_name resolveriam o problema.
Além disso, caso no local a Escola Estadual xxx seja mais comumente chamada de Estadual Central, esse nome pode ir para a tag loc_name.
4 - Você está sendo muito prático ao reduzir tudo à Escola/Creche.
Sim, o objetivo é ter algum padrão e ajudar nos futuros mapeamentos. Há diversas siglas pelo Brasil, o que é bem complicado de padronizar. Só de escolas públicas temos EEEM, EMEF, EEEFM, EEFM, e por aí vai. Em creche pelo menos conheço CEI e NEDI (Núcleo de Educação da Infância), mas é provável que haja muitas outras siglas. Com a estrutura proposta, podemos ter todas essas variantes de maneira prática, sem criar nenhuma etiqueta ou criar diversas exceções que dificultaria o mapeamento.
Pergunta 2: Operador
Acho que aqui a coisa fica mais fácil. Para uma escola estadual do Ceará, seria:
operator = Secretaria da Educação do Ceará
operator:type = public
O bom das etiquetas operator/operator:type é que facilita a busca por escolas públicas, bem como por escolas municipais ou estaduais. Se eu desejar buscar as escolas municipais de Fortaleza, basta buscar por “Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza”.
Atenção ao nome completo da secretaria. Se colocar Secretaria Municipal da Educação somente, pode ser de qualquer cidade.
Pergunta 3: Outras etiquetas
Aqui acho importante definirmos uma etiqueta padrão para o Código INEP. Eu votaria por ref:INEP. No taginfo temos 4 tags para isso, e a maior delas é IPP:COD_INEP (creio que uma importação de escolas no RJ).
Para ISCED, tem uma planilha que se pode baixar da UNESCO. Na Wikipédia temos de maneira mais clara e resumida, os seguintes valores para creches, pré-escolas e escolas (que são os mesmos da UNESCO):
Creche (0-3 anos)/amenity=childcare/ISCED = 0
Pré-Escola (4-5 anos)/amenity=kindergarten/ISCED=0
Ensino Fundamental I - 1º ao 5º ano (6-10 anos)/amenity=school/ISCED=1
Ensino Fundamental II - 6º ao 9º ano (11-14 anos)/amenity=school/ISCED=2
Ensino Médio (15-17 anos)/amenity=school/ISCED=3
Pelo que entendo, me parece que em algumas cidades/estados há também referências próprias para as escolas. Por exemplo, há uma escola aqui com código INEP = 23067268 e também um outro código = 131. Julgo que o último seja uma referência local. Sendo assim, usaria a etiqueta ref.
addr:postcode = 60060-090
addr:street = Avenida Dom Manuel
amenity = school
isced:level = 2;3
name = Escola Clóvis Beviláqua
official_name = Escola de Ensino Fundamental e Médio Clóvis Beviláqua
operator = Secretaria da Educação do Ceará
operator:type = public
ref = 131
ref:INEP = 23067268
short_name = EEFM Clóvis Beviláqua
source = Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza
source:date = 2018
O que vocês pensam? Creio que jamais teremos uma opção que agrade a todos 100%, mas após discutirmos, podemos abrir uma votação na Wiki, seguindo todas as regras, e colocar em prática o que for decidido. Conto com o apoio de todos, pois essa discussão ocorreu quase há 4 anos e nada foi decidido, salvo engano, impossibilitando de realizarmos uma adição em massa das escolas no OSM.
Abraços!
Matheus